A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Atividades de atenção: como se desenvolver brincando

Ninhos do Brasil NB
qui, 20/07/2023 - 11:00
 Imagem de pai e filho montando um quebra-cabeça. Ao fundo, uma cozinha com armários na cor azul e bancada branca.

“Ela é assim mesmo, vive no mundo da lua!” Já ouviu essa expressão por aí?
É comum usá-la para se referir às crianças quando estão distraídas. 
 
Esses momentos no próprio mundinho são preciosos durante a infância, e está tudo bem! Viver no mundo da lua não é ruim, às vezes pode ser bom se “desconectar da Terra” um pouco, descansar a cabeça.

Mas também é importante estimular o foco nos momentos em que ele é necessário. 

Por isso, as atividades de atenção são tão fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, influenciando positivamente no aprendizado, na comunicação e na concentração. 

Para ajudar as crianças na busca pelo foco, saiba identificar o que a deixa dispersa e veja como é possível se divertir com as atividades de atenção. Está atento? Então vem com a gente! 

Antes de tudo, conheça alguns sinais de falta de atenção das crianças

A falta de atenção das crianças pode se manifestar de diferentes formas. Apesar da distração ser algo natural para qualquer pessoa, é importante observar se esse comportamento não está prejudicando o desenvolvimento e o aprendizado. Esses são alguns dos sinais mais comuns: 

  • Dificuldade em se concentrar: a criança não consegue se manter focada durante as tarefas. Ela também se distrai facilmente com estímulos externos ou se mantém dispersa durante as atividades.
  • Falta de organização: crianças com falta de atenção muitas vezes têm dificuldade em organizar suas tarefas e objetos pessoais. Elas podem perder seus brinquedos com frequência ou esquecer de fazer as atividades da escola.
  • Baixo desempenho escolar: a falta de atenção pode afetar o aprendizado da criança, prestar atenção nas aulas pode ser difícil, assim como seguir o ritmo da turma e completar as tarefas. 
  • Comportamento impulsivo: interromper os outros, falar sem parar ou agir de forma agitada e inquieta também podem ser sinais da falta de atenção. 
  • Esquecimento frequente: crianças podem ter dificuldade em lembrar de informações, do que aprenderam na escola, onde está um brinquedo ou de suas responsabilidades. Isso tem efeitos negativos na rotina e na organização. 

Esses sinais variam de criança para criança e nem sempre indicam um transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). No entanto, se a distração está atrapalhando a criança e causando preocupação, busque ajuda profissional. 

Por que é importante trabalhar atividades de atenção? 

Estimular desde cedo a atenção das crianças beneficia o desenvolvimento, aprendizado, a concentração e até a consciência corporal. 

Enquanto aprendem a focar em uma tarefa específica, elas estão treinando a memória e, futuramente, podem apresentar mais facilidade para resolução de problemas.  

Ao se concentrar em uma atividade, as crianças são capazes de absorver melhor as informações, compreender conceitos e também aplicar o que aprenderam.

Mas os benefícios das atividades de atenção vão além do desempenho escolar. O desenvolvimento da autodisciplina e da autorregulação também depende de foco. 

  • A atenção direcionada faz com que a criança desenvolva a capacidade de resistir a distrações, controlar impulsos e regular suas emoções, o que é essencial para um comportamento saudável; 
  • Socializar tem tudo a ver com atenção. Ouvir as pessoas durante uma conversa, participar de atividades de grupo, jogar com os amigos, enfim, tudo isso exige foco;
  • Se a criança realmente é capaz de compreender outras pessoas, a vida social acaba sendo mais fácil, leve e empática;  
  • Não podemos esquecer da segurança. Prestar atenção é essencial para que a criança não se perca, saiba reconhecer o ambiente ao seu redor e lembrar de informações básicas sobre os adultos em que ela pode confiar. 

Entenda como ativar a atenção e concentração

Seu filho mal começa a fazer o dever de casa e já se distrai?

Para resolver essa situação com a perda do foco e concentração, é possível estimular essa atenção na criança com algumas ações.

Se a preocupação está nas atividades escolares, que tal preparar um ambiente propício para que os estudos ocorram sem problemas? Confira abaixo algumas dicas:

  • Procure um cômodo (e utilize sempre ele) com boa iluminação, silencioso e com boa circulação do ar.
  • Coloque uma mesa de estudos para que seu filho entenda o objetivo do que ele tem que desenvolver naquele ambiente.
  • Separe todo o material que será utilizado nas horas de estudar. Dessa forma, a criança não precisa sair para buscar um lápis de cor e acabar perdendo o foco.
  • Prepare um lanche antes de começar, para evitar que seu filho não tenha que ir até a cozinha “assaltar a geladeira”, o que acaba gerando distrações.
  • Evite as distrações com computadores e celulares, se não for preciso para realizar alguma atividade.
  • Faça elogios pelas lições concluídas para manter a criança motivada para se desenvolver cada vez mais.

5 atividades de atenção para conhecer 

Algumas atividades para fazer em casa, inclusive nos momentos de lazer, podem auxiliar na melhora da atenção dos seus filhos. Que tal reunir a família para montar um quebra-cabeça, ou brincar de jogo da memória? 

Confira 5 atividades para fazer em casa com as crianças.

Jogo dos 7 erros

Essa é uma brincadeira que muito adulto também adora resolver. A atividade ajuda a estimular a concentração. 

Isso acontece pelo fato de ter que analisar atentamente duas imagens, uma completa e outra faltando alguns detalhes.

Quebra-cabeça

Aqui a ideia é escolher um modelo que corresponda com a idade da criança. Os pais podem participar e ajudar nessa tarefa que requer muita observação. 

Espalhe as peças pela mesa e ajude seu filho a encontrar qual encaixa em qual, até finalizar a imagem.

Desenho numerado

Sabe aqueles desenhos que dentro de cada espaço tem um número que representa uma cor diferente? Essa atividade de pintura é ótimo para desenvolver a atenção. 

A criança precisa estar atenta às cores em cada número para que o desenho seja pintado corretamente. 

Jogo da memória

Mais um jogo que pode reunir a família para horas de diversão e ainda estimular a concentração. 

Espalhe as cartas na mesa e deixe que seus filhos comecem a atividade buscando encontrar os pares de animais ou objetos. A observação é ponto essencial para saber onde estava uma imagem que já foi mostrada na mesa, para formar o par e ganhar pontos. 

Labirinto

Essa é outra brincadeira que a criançada vai adorar, além de trabalhar a concentração. 

Prepare um espaço utilizando as cadeiras da cozinha e da sala de estar para fazer um percurso para os filhos tentarem escapar. Além de ajudar na atenção, o jogo ajuda no desenvolvimento da inteligência espacial.

Dica bônus: Sopa de letrinha

Aproveitando os dias mais frios, utilize a hora de jantar para brincar e desenvolver a atenção das crianças com uma boa sopa de letrinha.

As crianças podem encontrar as letras e formar palavras curtas, como mãe e pai, por exemplo. A refeição mais divertida com esse jogo, só não pode demorar muito para não esfriar.

Veja algumas atividades de atenção e concentração para imprimir

Selecionamos um material com desenhos e atividades de concentração e atenção para baixar, imprimir e começar a explorar esse aprendizado em casa.

As atividades de atenção estão disponíveis para download no final desta matéria. Confira!

E no caso de uma criança com TDAH?

Quando uma criança é diagnosticada com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), é importante saber lidar com as situações de agitação e inquietação com cautela e cuidado especial.

Atividades longas e repetitivas podem fazer com que a criança perca o foco, ou fique muito entediada. A impulsividade, um sinal característico do TDAH, também pode levar ao desvio de foco.

Algumas atividades podem ajudar a lidar com o déficit de atenção. 

Vamos conhecê-las?

Veja algumas atividades para deficit de atenção

Sabe aquela velha brincadeira de vivo-morto? Ela pode ser uma ótima atividade para crianças com TDAH. Além de ser bastante divertida, ela ajuda na concentração e controle da impulsividade. 

Conheça mais alguns programas para ajudar no déficit de atenção.

  • Livros para colorir: muito utilizado para lidar com a ansiedade de pessoas adultas, também ajuda a desacelerar a impulsividade das crianças com TDAH.
  • Estátua: mais uma brincadeira muito conhecida que é uma boa escolha na hora de trabalhar a atenção e controle da impulsividade das crianças.
  • Esportes: escolha preferencialmente atividades coletivas. Além de gastar bastante energia, seu filho tem contato com regras e entende como seguir orientações.
  • Leitura: a ideia é escolher leituras com frases mais curtinhas e muitas figuras. Assim é possível manter seu filho mais tempo concentrado nessa tarefa.

A troca de letras pode acontecer com as crianças na fase escolar. 
Mas o que fazer se esse for o caso do seu filho? 

Estimule o aprendizado brincando
Estimule o aprendizado brincando
Imprima a atividade de colorir para estimular a atenção do seu filho por meio de brincadeiras divertidas que influenciam positivamente a comunicação e a concentração. 
Faça login para baixar

Feito com carinho por: