A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Alimentos que soltam o intestino preso das crianças: 12 opções para oferecer aos pequenos

Ninhos do Brasil NB
ter, 25/01/2022 - 10:30
Vários tipos de frutas, legumes, sementes e oleaginosas são alguns dos alimentos que soltam o intestino

Os alimentos que soltam o intestino preso são aqueles ricos em fibras e em água, pois favorecem o trânsito intestinal e aumentam o volume das fezes. 

Se seus filhos estão com dificuldades para fazer cocô, investigar as causas é necessário. Mas não se aflija: na maioria dos casos, é possível regular as idas ao banheiro com uma mudança de hábitos. Há vários alimentos que soltam o intestino e contribuem para o bem-estar.

O intestino preso, que também podemos chamar de constipação, é comum em crianças e precisa ser tratado da forma correta. Quer aprender como lidar com o problema, para não transformar a hora do número 2 em um sofrimento para seus filhos? 

Neste artigo, vamos explicar:

  • Como saber se a criança está com intestino preso?
  • Quais são as causas do intestino preso em crianças?
  • Alimentos que soltam o intestino
  • A importância de beber bastante água para equilibrar o intestino

Quais são os sintomas de intestino preso nas crianças?

Você, melhor do que ninguém, conhece as rotinas e ritmos do corpo dos seus filhos, não é mesmo? Cada organismo funciona de um jeito e isso inclui nossas idas ao banheiro. 

Portanto, é difícil fixar um número ideal de evacuações que uma pessoa precisa fazer por semana. Cada caso é um caso, e é preciso observar o dia a dia da criança. Você notou uma redução da quantidade de idas ao banheiro do seu filho? Essa redução é acompanhada de dor na hora de fazer cocô?

Veja alguns sinais comuns de constipação, que indicam que algo não está bem no funcionamento intestinal da criança:

  • Dor e dificuldade na hora de fazer cocô
  • Menos de 3 evacuações por semana
  • Aumento da quantidade de gases com odor desagradável
  • Dor abdominal
  • Cocô muito seco, às vezes em forma de bolinhas

Por falar no aspecto do cocô, sabia que existe uma escala para avaliar o funcionamento do intestino pela aparência das fezes? Clique aqui para entender as diferenças. 

Quais são as causas do intestino preso em crianças?

E o que poderia estar causando esse desequilíbrio na barriga da criança? É normal que mães e pais se preocupem com o risco de alguma doença ou problema de formação do intestino. Na dúvida, vale sempre uma consulta ao pediatra.

Mas o intestino preso é, na grande maioria dos casos, uma consequência de algum desequilíbrio na nutrição e nos hábitos da criança. Assim, um jeito eficaz de lidar com a situação é fazer alguns ajustes na alimentação. 

Quais são os alimentos que soltam o intestino infantil?

Como você sabe, o intestino é o órgão responsável por transformar a comida que ingerimos em energia para o corpo, e em seguida descartar o resto. Então, o tipo de alimento que passa por ele faz toda diferença na fluidez do “trânsito”.

Nesse sentido, alimentos ricos em fibras ajudam a destravar o intestino, normalizando o ritmo de idas ao banheiro e resultando em um cocô mais saudável. 

A Fundação Americana de Saúde e a Academia Pediátrica Norte-Americana divulgaram um cálculo para definir a recomendação diária de ingestão de fibras para crianças acima de 2 anos. A indicação é acrescentar uma quantidade entre 5 gramas e 10 gramas diárias de fibras à idade da criança. Mas como assim? 

Por essa recomendação, se a criança tem 3 anos, precisa ingerir entre 8 g e 13 g diárias de fibras (3 + 5 = 8 e 3 + 10 = 13). Por sua vez, se tiver 5 anos, a quantidade diária recomendada fica entre 10 g e 15 g (5 + 5 = 10 e 5 + 10 = 15). E assim por diante. 

Como saber quais alimentos contêm fibras e em que quantidade? A gente facilita para você. Confira uma tabela de alimentos que soltam o intestino:

Alimentos ricos em fibras Quantidade de fibras em média
Linhaça 33 g a cada 100 g
Feijão carioca 7 g por xícara
Abacate amassado 2 g por colher de sopa
Aveia em flocos 9 g a cada 100 g
Pera 3 g por unidade média
Maçã 3 g por unidade

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

Além dessa lista, há outros alimentos que também ajudam a liberar o trânsito intestinal:

  • Mamão
  • Ameixa
  • Abóbora
  • Leite e derivados
  • Azeite de oliva
  • Lentilha

Sabemos que apresentar novos alimentos para nossos filhos nem sempre é fácil, certo? A mudança de hábitos deve ser inserida no cotidiano da família, de forma integral. Então, a forma mais tranquila e acolhedora de fazer isso é com a participação dos pais e irmãos. 

Por que não fazer uma vitamina de mamão para toda a família saborear na hora do lanche? Ou, então, acrescentar duas colheres de aveia ao iogurte? E que tal colocar um pouco de azeite na comida da criança? Além de dar um sabor especial, ajuda a equilibrar o funcionamento do intestino.

Como soltar o intestino: a importância de beber bastante água

Outra dica importante para soltar o intestino preso do bebê e das crianças é: garantir que elas bebam bastante água. 

Afinal, as fibras que ingerimos ajudam a formar um tipo de gel no intestino, que facilita o trânsito tranquilo do bolo fecal até o vaso sanitário. Mas, para que isso aconteça, também é preciso que haja água. Se uma pessoa comer bastante alimentos com fibras sem a ingestão de água, isso pode causar o efeito contrário e agravar a constipação.

Por isso, se a sua criança estiver com o intestino preso, pode ir enchendo a garrafinha de água, e ajude a lembrá-la de tomar aos pouquinhos, ao longo do dia. 

Com algumas alterações no cardápio e na rotina da família, podemos manter os intestinos de todo mundo reguladinhos e a hora de ir ao banheiro pode ser muito mais tranquila!


Precisa de ajuda para pensar em maneiras atrativas de apresentar frutas e alimentos com fibras às crianças? Leia este artigo e confira dicas para montar um prato colorido e nutritivo: