Tamanho da fonte: a a a
Ir para o conteúdo
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Quer brincar de quê? Confira dicas de brincadeiras por idade

Ninhos do Brasil NB
qua, 21/04/2021 - 10:52
Mãe e filha lêem juntas, um tipo de brincadeira para criança.

Confira as ideias para brincar em casa com crianças de até 10 anos!

Brincar em família faz toda a diferença para criar vínculos afetivos com a criança e ainda desenvolver coordenação motora, imaginação, criatividade, velocidade e muito mais!

A importância do brincar é imensa: estimula seu filho a interagir e se comunicar, incentiva que ele explore os ambientes da casa, os brinquedos e as diversas possibilidades de atividades e ainda demonstra que mãe, pai ou cuidador estão ali presentes para se divertir e compartilhar momentos.

Por isso, é muito importante reservar um tempinho para desligar os celulares, tablets e computadores e começar a brincar. Mesmo em casa, são muitas possibilidades de brincadeiras para criança de cada idade. Vamos ver ideias?

  • 3 brincadeiras para criança até 1 ano
  • 3 brincadeiras para criança de 2 e 3 anos
  • 3 brincadeiras para criança de 4 e 5 anos
  • 3 brincadeiras para criança de 6 a 8 anos
  • 3 brincadeiras para criança de 9 e 10 anos

3 brincadeiras para criança de até 1 ano

A criança de até 1 ano passa por muitas fases: de um bebê recém-nascido até um jovem curioso. É hora de incentivar os movimentos, a experimentação e a curiosidade.

Confira nossas ideias de brincadeiras:

Careta no espelho

Nessa brincadeira, basta pegar seu bebê no colo e colocá-lo com você na frente do espelho. Isso ajuda a fazer com que ele identifique seu próprio rosto – e também se divirta.

Faça caretas repetidas vezes, converse, mostre para criança o nariz, a boca, o rosto dela, as mãos e aproveite.

Contação de histórias

Ler um livro para a criança é uma boa em qualquer idade. Na fase até 1 ano, mostrar figuras e criar histórias estimula a imaginação, ensina sobre sentimentos e emoções, desenvolve a fala e o vocabulário e fortalece vínculo com quem está lendo.


Você pode usar livros de figuras com histórias curtas, fazendo vozes diferentes para cada personagem, ou pode inventar sua própria história usando bichinhos, objetos da casa e a própria mão.

Conhecendo os sons

Desde quando o bebê é recém-nascido, essa já é uma brincadeira possível. Ela nada mais é do que mostrar os sons para o pequeno: pode ser cantando e dançando, conversando durante as atividades etc.

Uma boa ideia é usar um objeto que faça barulho para mostrar na frente da criança e incentivá-la a acompanhar com os olhos.

Tem um pequeno de 1 ano em casa? Leia a matéria: Sua criança completou um ano? Preparar, explorar, descobrir!

3 brincadeiras para criança de 2 e 3 anos

Imaginação, energia e muitos novos aprendizados definem a fase dos 2 e 3 anos. Veja ideias de brincadeiras para fazer em casa com seu filho:

Desenho das emoções

A gente não nasce sabendo identificar o que sente, não é? Ensinar e conversar sobre as emoções com a criança é fundamental e pode ser feito com brincadeiras.

Uma boa dica é usar uma folha de papel para que cada pessoa da família desenhe um rostinho feliz, triste, com raiva, com medo etc. Enquanto isso, vale conversar sobre o que cada emoção representa.

Brinquedos separados por cor

Para ensinar o pequeno a identificar as cores, você pode colocar vários brinquedos em uma bacia e pedir para que ele ajude você a separar os que têm cores iguais. Durante a diversão, vale falar e repetir qual o nome de cada cor.

Imitação e faz de conta

A criança está aprendendo a identificar comportamentos e repeti-los. Por isso, uma brincadeira bem divertida é o faz de conta, em que cada pessoa da família pode ser um personagem e todos montam uma história: fugir de dragões, preparar uma comida de mentirinha, salvar a cidade sendo super-herói etc.

A imitação também funciona: as pessoas da casa se alternam como “chefes” e dão ordens para que os outros imitem. Vale imitar um leão, um cachorro, um carro, a mamãe, o papai e muito mais!Menina vestida de super-heroína utilizando capa e máscara ao redor dos olhos e se divertindo com a brincadeira para criança.

Qual é a idade do seu filho? Leia mais sobre: Adolescência do bebê? O que esperar da criança de 2 anos? e Criança de 3 anos: toda independente, ela! E eu, como fico?

3 brincadeiras para criança de 4 e 5 anos

Mais autônomos e independentes, as crianças de 4 e 5 anos começam a entender melhor o que são regras e a brincadeira é uma forma de incentivá-las a compreendê-las. Jogos com regras como esconde-esconde, caça ao tesouro e outros são uma boa pedida.

Cabaninha

Quem não amava fazer cabana na infância? A mágica dessa brincadeira é um mistério, mas é fato que as crianças adoram!

Use cadeiras, lençóis, travesseiros, vassouras e todo objeto que possa ajudar para montar uma cabana. Ali, vocês podem ler histórias juntos, brincar de casinha, fazer um lanche da tarde e mais.

Passa anel

O passa anel é aquela brincadeira em que a família se põe em fila e a criança – ou outro integrante da casa – passa o anel em várias mãos até soltar para uma pessoa.

Depois, quem passou o anel escolhe alguém para adivinhar onde ele está. Se acertar, é a próxima a ficar com o anel, se errar, é a vez de quem está com o anel na mão.

Vale lembrar: é normal que a criança tenha dificuldade em entender as regras no início e faça tudo diferente do combinado. Tenha paciência e curta o processo: a brincadeira serve mesmo para ela aprender.

Pintura

Se lambuzar com tinta é um sonho para muitas crianças e um medo para os pais. Mas, apesar da sujeira, vale a pena reservar algumas oportunidades para pintar com a criança.

Além de se divertir e testar sua criatividade, o uso do pincel estimula o controle dos movimentos e as tintas são uma oportunidade para reforçar o conhecimento sobre as cores e as misturas entre elas.

Saiba mais sobre o desenvolvimento da criança de 4 anos ou leia mais sobre a criança de 5 anos

3 brincadeiras para criança de 6 a 8 anos

Cheias de energia e preparadas para um desafio, as crianças de 6, 7 e 8 anos de idade brincam pra valer até cansar! Vamos ver 3 sugestões de brincadeiras para fazer em família e em casa?

Caça ao tesouro

Esconda um objeto em algum lugar da casa e use folhas de papel para espalhar as dicas de onde achá-lo. Se vocês forem em três, pode ser legal que uma pessoa esconda e as outras duas se ajudem a procurar.

Vale combinar um prêmio bem legal para quando a criança encontrar o objeto!

Pular corda

Um clássico das brincadeiras, pular corda é uma boa opção para gastar energia e fugir do sedentarismo.

Vocês podem aproveitar para colocar música ou até cantar as clássicas cantigas como “um homem bateu em minha porta” ou “salada saladinha”.

Futebol de botão

Essa brincadeira é antiga, mas ainda faz muito sucesso! Ela estimula a criança a conhecer e respeitar regras, torcer em time e controlar os movimentos das mãos para fazer o gol.

Você pode usar canetas ou outros objetos para marcar as linhas do gol e do campo, botões ou tampinhas de garrafa para ser a bola e os dedos para “chutar” e marcar gol.

Cada fase tem desafios e alegrias! Conheça mais sobre a criança de 6, a criança de 7 e a criança de 8 anos

3 brincadeiras para criança de 9 e 10 anos

As crianças de 9 e 10 anos se comunicam muito bem e já têm preferências, hábitos e gostos muito bem definidos.

As brincadeiras que fortalecem o vínculo com pais e mães, que estimulam as tomadas de decisão e a gestão do tempo e que fomentam as boas relações interpessoais são sempre uma boa pedida!

STOP

Além de muito divertido, o STOP estimula uma competição saudável e fomenta o conhecimento sobre a escrita e vocabulário.

Para brincar, cada pessoa deve ter papel e lápis. A cada rodada, os participantes sorteiam uma letra do alfabeto e devem escrever uma palavra com a letra para cada categoria (algumas categorias comuns são animal, país, estado ou cidade, cor, filme e nome). Quem completar todas primeiro grita “stop” e somam-se os pontos. Palavras repetidas valem 5, palavras originais valem 10.

Histórias com massinha

Usando massa de modelar, todos devem montar o cenário e os personagens para contar uma história. Enquanto estão fazendo suas esculturas, vocês podem conversar ou ouvir músicas. Quando terminarem, cada um apresenta a sua história e a mais criativa pode ganhar um prêmio combinado.

Além de estimular as habilidades artísticas e a imaginação, o tempo em família fortalece os laços e representa um tempo fora dos eletrônicos.

Plantar

O contato com a terra, o conhecimento sobre as diversas sementes e plantas e o exercício de cuidar todos os dias de um ser vivo pode ser de grande aprendizado para os pequenos. O plantar pode ensinar sobre disciplina, afetividade e o tempo na natureza, já que nada nasce de um dia para o outro e é necessário regar e aguardar.

Todo o processo pode ser divertido: desde a escolha das sementes, a compra de cada elemento necessário, os erros e acertos no cuidado e a sujeira saudável da terra. Aproveitem!Mãe e filha regam uma planta na horta utilizando, ambas, o mesmo regador.

O que é a crise dos 9 anos? Meu filho ainda é criança?

Na rotina corrida do dia a dia, encontrar tempo e disposição para brincar com a criança pode ser mesmo desafiador. Não se culpe, esse sentimento é muito comum.

No entanto, sempre que possível, vale vencer os obstáculos e encontrar um tempinho para se dedicar ao brincar algumas vezes na semana. Além de fazer muito bem para a criança, pode começar a ser divertido para você também!

Lembre-se: estar presente é a melhor forma de nutrir o futuro do seu filho! Esperamos que aproveitem as dicas.

Mostre para mais alguém: