Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Comidas típicas do Brasil: uma aula de sabor e diversidade

Nestlé por Crianças mais Saudáveis NC
qua, 11/08/2021 - 10:30
Sobre uma mesa estão um arranjo com três maçãs e um prato com arroz, milho, carne, brócolis e batatas fritas. Representam as comidas típicas do Brasil.

Você já pensou que a hora da alimentação pode ser também um momento de aprendizado? Tem refeição que é uma verdadeira aula! Além da nutrição e do sabor, um cardápio diversificado nos permite refletir sobre a origem dos alimentos, a história e os hábitos regionais.

É bom tanto para valorizar nossa cultura local quanto para conhecer e dialogar com outras. E nós adoramos isso!

Por isso, se você também é assim, convide suas crianças e embarque nessa viagem gastronômica pelas 5 regiões do nosso Brasilzão.

Comidas típicas por região

Ê Brasil, país continental com tanta diversidade de sabores! Prontos para o menu degustação? Está de dar água na boca!

Região Norte

A influência indígena na gastronomia nortista proporciona sabores únicos! Tacacá e tucupi já conquistaram até chefs internacionais.

E a diversidade de frutos que a floresta amazônica oferece? Tem mangaba, bacuri, tucumã, araçá... Nem todos conseguem chegar à mesa das outras regiões por questões de logística, mas tem um que virou um verdadeiro queridinho nacional – e até em outros países: estamos falando do açaí!

Região Nordeste

Comida bem temperada e sem medo de pimenta? Estamos chegando no Nordeste: vatapá, acarajé, abará, baião de dois e cururu! Que delícia!

Isso sem falar nas combinações! Quem é de fora às vezes estranha, mas logo depois de provar se rende: queijo com rapadura, batata-doce com café, abóbora com leite.

Região Centro-Oeste

Tá vendo esse arroz mais amarelinho? É o famoso arroz com pequi, uma delícia! Mas atenção: o caroço do pequi é bem espinhoso, então precisa ser degustado com cautela. É uma boa forma de se concentrar no ato de comer, saboreando a comida em vez de só engolir, né?

O forte da região Centro-Oeste são os peixes de água doce, cozidos na telha, acompanhados de uma farofinha de banana.


Região Sudeste

É a região mais populosa do Brasil, então haja comida! Feijoada, moqueca capixaba, pizza e macarronada são sinônimo de festa para os sudestinos.

A comida mineira é um dos destaques. Tutu de feijão (aquele feijão engrossado com farinha), pão de queijo, goiabada e o famoso frango com quiabo. Dá vontade de comer até não aguentar mais!

Região Sul

Chegamos no Sul, terra do chimarrão e do churrasco! Mas não é só isso, não! Uma semente muito nutritiva e que faz sucesso no inverno sulista é o pinhão, que pode ser preparado cozido ou assado.

A colonização alemã da região deixou suas marcas na culinária local, e uma das mais famosas é o chucrute: um refogado de repolho roxo, com maçã, vinagre, açúcar e canela. Além de ser gostoso, é saudável e tem até efeitos anti-inflamatórios.

A mais brasileira das comidas

Tem muita diversidade nesse nosso Brasil! Mas, se existe algo que une esse país na mesma mesa, só pode ser essa dupla imbatível: arroz com feijão!

Claro que aí também tem diversidade, tipos de feijão (preto, fradinho, vermelho...) e arroz (branco, integral, selvagem...) e acompanhamentos. Isso sem falar na polêmica: feijão por cima, por baixo ou ao lado do arroz?

E aí, curtiu a viagem gastronômica? Vamos aumentar esse cardápio? Conte pra gente, qual prato típico da sua região faz sucesso aí na sua casa? Vocês já experimentaram pratos de outras regiões?

Se você quiser conhecer ainda mais pratos típicos brasileiros e seus benefícios para a saúde, acesse o conteúdo interativo “Comendo bem pelos 5 cantos do Brasil”, feito pelo programa Nestlé por Crianças Mais Saudáveis! 😋

Tags deste conteúdo
X