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Como os livros podem ajudar crianças a lidarem com suas emoções

Monique Gonçalves MG
sex, 04/06/2021 - 09:43
Monique Gonçalves lê livros para a sua filha. A leitura é de um livro chamado "Quero Colo!" e as duas estão sentadas no sofá.

Você já parou para pensar que muitas vezes nos lembramos das histórias que nos contaram quando éramos crianças, histórias que marcaram o nosso coração de forma tão intensa, deixando em nós marcas especiais?

Chamamos essas lembranças de memórias afetivas e são elas que ajudam a construir quem verdadeiramente somos.

Assim são os livros, quando a criança tem a oportunidade de abrir e conhecer as histórias que ali estão. Um mundo de possibilidades se abre, a criança se torna protagonista e muitas coisas podem ser ressignificadas para ela.

Trabalhar as emoções é poder reconhecer que somos seres sociais e emocionais. No livro “Não é justo – Um livro para aprender a compartilhar”, de Sue Graves, podemos compreender um pouco sobre isso, quando vimos os anseios da criança, como ela pode lidar com o turbilhão de sentimentos que estão o tempo todo batendo na porta do coração.

Esses dias a Valentina, minha filha caçula, pegou de sua estante um livro chamado “Quero Colo”, de Stela Barbieri e Fernando Vilela (Edições SM). Com simplicidade e muito afeto, ela me pediu (como sempre pede, porque ama esse livro) para que eu lesse com ela no colo.

Essa leitura fala sobre carinho, relação entre pais e filhos, aconchego, proteção. E, todas as vezes em que eu leio para a Valentina, ela suspira e diz: “Mamãe e eu no seu colo, né, mamãe?” e isso me mostra o quanto é importante que nossos filhos possam ter a segurança que tanto precisam em nós, que eles possam confiar em nós a ponto de abrir seus sentimentos todas as vezes que precisarem.

As crianças são como esponjas e absorvem tudo à sua volta. Essa é uma questão importante que pode funcionar para nós, adultos, como uma bússola: pela leitura, podemos compreender as crianças a partir das suas emoções e comportamentos visíveis e muitas vezes não compreendidos por nós.

Existem livros que trabalham especificamente com as questões emocionais e podem ajudar as crianças a nomearem seus sentimentos. Crianças muito pequenas (de 1 a 3 anos, por exemplo), geralmente ainda não sabem expressar especificamente o que estão sentindo e, por isso, podem acabar demonstrando comportamentos como o beliscar, bater, morder...

A Valentina estava tendo algumas dificuldades para compreender que a mamãe tinha que trabalhar no período da manhã, mas que voltaria no período da tarde… Lembra do livro “Quero Colo” que eu mencionei lá em cima? Então, ele me ajudou a entender que o sentimento dela era de frustração por não poder estar comigo, de tristeza por ter que ficar longe, e que tudo o que ela queria era se sentir segura, o meu colo dá segurança a ela. E ela me mostrou isso com as diversas vezes em que me pediu para ler esse livro para ela.

Os livros podem ajudar a criança a compreender o que ela sente, que são sentimentos normais e permitidos. Ela só precisa entender esse processo e aprender a lidar com ele também. Só não podemos esquecer que, quando escolhemos um livro para nossas crianças, precisamos nos atentar à classificação da faixa etária, se está sendo abordado de uma maneira que a criança possa realmente compreender e consequentemente levar para si as aprendizagens de cada leitura.

Ajudar as crianças a conhecerem suas próprias emoções pode nos dar a esperança de um mundo melhor, onde a empatia seja realmente vivida intensamente, na prática, porque quando a gente entende o que tá acontecendo dentro da gente fica mais fácil compreender o que acontece dentro do outro! E os livros sempre serão nossos aliados nessa caminhada.

Deixo aqui duas indicações de livros para ler com as crianças: O livro dos sentimentos (Editora Panda Books – 2011 / Todd Parr) e Não é justo – Um livro para aprender a compartilhar (Editora Moderna – 2012 / Sue Graves). Boas leituras!

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