A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Como podemos praticar a escuta ativa no dia a dia com os nossos filhos?

Ninhos do Brasil NB
sex, 06/05/2022 - 15:52

Ouvir os filhos sem julgar ou dar lição de moral. Preciso guardar minhas opiniões? Como fazer isso na prática? #EscutaAtiva

Tags de conteúdo
Samara Felippo Santana SF

Samara Felippo Santana SF

Antes de tudo, tomando consciência e sabendo a importância e diferença que isso faz na vida e no futuro deles e depois praticando todos os dias. Mesmo que vc erre. Se lembre da proxima vez. E de novo. E de novo. Escutar é validar os sentimentos e estar atenta a cada detalhe de cada emoção que eles precisam dividir.

Faça login ou crie uma conta para comentar.
ter, 10/05/2022 - 13:26
Flávia Scherner (Fafá Conta) FS

Flávia Scherner (Fafá Conta) FS

Por aqui acredito que escuta ativa e ouvir histórias podem se ajudar e beneficiar mutuamente. Reuni algumas dicas que podem ajudar a conquistar mais tempo de escuta e atenção enquanto lê ou conta histórias e assim, começar a praticar a sua escuta ativa e a dos seus filhos, olha só:

1 - Escolha do local
Procure um ambiente calmo, sem muitos estímulos e interferências externas para que as crianças possam se concentrar em você e na atividade proposta.

2 - Crie uma rotina
Crianças respondem bem à rotina, né? Então, veja de que forma é possível, dentro da dinâmica de vocês, colocar o momento de contar e ouvir histórias. A maioria faz isso na hora de dormir, mas se nesse horário você tem sono, por exemplo, encontre outro. Pode ser no café da manhã, no caminho pra escola, na hora do banho. A ideia é que, inserida na rotina, a criança vai aprendendo que aquele momento é especial e vai se preparar, estar disponível e disposta a escutar. E você também, né?

3 - Use bem a voz
Capriche na entonação, ritmo, pausas, velocidade. Explore diversas maneiras de falar, deixando a narração mais interessante.

4 - Não se cobre tanto
Não conseguiu ler ou contar uma história naquele dia? Não tava inspirada pra fazer vozes? Tá tudo bem. Tem dias que a gente consegue e outros que não. O mais importante é que seja prazeroso pra você e pras crianças e todo resto vai vir naturalmente. Acho que a palavra chave é "disponibilidade" pra poder ter um momento cheio de carinho e acolhimento que a escuta pede.

Faça login ou crie uma conta para comentar.
qui, 19/05/2022 - 16:15
Palavras-chave
escuta ativa