A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Por que a educação ambiental na educação infantil é tão importante?

Ninhos do Brasil NB
qua, 19/07/2023 - 11:00
Imagem de três crianças, da esquerda para direita, uma menina, um menino e mais uma menina segurando um lixo com garrafas para reciclagem. Ao fundo, árvores e gramado.

Educação ambiental é uma sementinha fundamental para um futuro mais sustentável.

Educar as crianças sobre a importância da natureza e da sustentabilidade pode começar desde cedo. Assim, abordando o tema do meio ambiente logo na educação infantil, ajudamos a prepará-los para enfrentar os desafios do futuro. 🌱

Afinal, em breve eles também serão os responsáveis pelos cuidados com o planeta, não é mesmo?! 🤔

Mas qual é a importância da educação ambiental na educação infantil? Como abordar esse tema na escola? Como podemos incentivar hábitos ecológicos ainda na infância?

Vem com a gente!

Qual é o objetivo de trabalhar meio ambiente na educação infantil?

A vida das crianças em áreas predominantemente urbanas pode afastá-las de noções básicas da natureza. De onde vem o leite que consumimos diariamente ou de onde vêm as frutas que tanto gostamos? 

Um dos principais objetivos ao abordar o meio ambiente na educação infantil é justamente aproximar nossos pequenos exploradores da natureza e estabelecer uma conexão entre eles.

Observar e compreender nossa fauna e flora como o resultado de inúmeras interações de causa e efeito. Assim, podemos despertar um novo senso de valorização desse espaço tão delicado.

Educação ambiental não se resume ao que elas estudarão no futuro para uma prova de ciências. É legal cativar a compreensão de que a natureza faz parte de tudo o que fazemos, e que cuidar dela é essencial.

Entenda a importância da educação ambiental na educação infantil 

O ecossistema é totalmente interligado. Qualquer alteração em sua estrutura pode afetar o seu funcionamento de alguma forma.

Ensinar isso durante a infância pode funcionar como uma contenção de danos, entende?

Mas não só por isso! A importância da educação ambiental na educação infantil ajuda a:

  1. Ampliar o conhecimento ecológico das crianças, abrangendo temas como energia, paisagem, ar, água, recursos naturais e vida silvestre.
  2. Conscientizar e sensibilizar as crianças em relação aos problemas ambientais, despertando nelas uma relação de cuidado e proteção da natureza.
  3. Desenvolver desde a infância a capacidade de aprendizado sobre o ambiente que nos cerca, promovendo uma conexão emocional com as questões ambientais.

Entendi! Mas como começar com o estímulo desse aprendizado?

É mais fácil do que você imagina. 😉
Não são necessários muitos esforços para inserir, de forma lúdica, atividades ligadas ao meio ambiente.

Podemos aproveitar os momentos do dia a dia para abordar com as crianças as temáticas que envolvem o meio ambiente e sustentabilidade!

Questões como o descarte adequado de resíduos, alimentação consciente, desigualdade social e o funcionamento da reciclagem são temas interessantes e que também podem ser abordados.

Como o professor pode desenvolver a temática educação ambiental na educação infantil? 

O ensino dessa temática em sala de aula pode ser abordado com muita diversão!

Confira alguns exemplos de atividades:

Incentivo a leitura de livros sobre o assunto - Confira no fim deste artigo alguns exemplos de livros infantis com temática ecológica.

  • Produção de papel reciclado - As crianças podem criar papel reciclado utilizando restos de papel de outras atividades. Esse papel pode ser transformado em cartões para amigos e familiares, por exemplo. Este vídeo do canal Manual do Mundo, explica o processo.
  • Troca de brinquedos - Os estudantes podem trazer brinquedos que não utilizam mais e realizar trocas com os colegas. Assim, eles aprendem sobre a importância do consumo consciente e ainda ganham um novo brinquedo!
  • Doação de uniformes e materiais escolares - Os alunos são encorajados a doar uniformes que não usam e não lhes servem mais, além de livros didáticos e outros materiais de anos anteriores. Além de ajudar o meio ambiente, as crianças também podem fazer a diferença na vida das pessoas ao seu redor. Ajudar e apoiar o próximo é sempre uma lição valiosa.
  • Ponto de coleta de óleo - A escola pode estabelecer um local para coleta de óleo usado. Estudantes, professores e a comunidade podem trazer o óleo para ser reciclado ou reutilizado na produção de sabão, por exemplo.
  • Horta coletiva - E que tal um espaço onde as crianças podem colocar a mão na massa, ou melhor, na terra? Na hortinha, os alunos aprendem um pouco sobre raízes, caules e composição do solo – e ainda podem levar verduras e legumes orgânicos para casa!

Como posso trabalhar a educação ambiental em casa?

É em casa que os aprendizados podem receber mais incentivo e serem colocados em prática. Afinal, a sustentabilidade é um estilo de vida. ♻️

Sabe qual é a parte mais divertida? Em muitos casos, os pais aprendem novos hábitos com os filhos, baseados no que eles aprenderam na sala de aula.

Podemos começar com pequenas mudanças, como a prática da coleta seletiva de lixo, separando os recicláveis de um lado e o lixo comum de outro.

É importante enfatizar a economia de água e energia. Evite banhos demorados, feche a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça, e apague as luzes ao sair de um cômodo.

A colaboração de todos na família é muito importante, hein?! 

4 dicas e livros para enriquecer suas lições sobre sustentabilidade.

Os livros infantis são uma excelente oportunidade para abordar a educação ambiental com as crianças – e com os adultos também. 

Eles proporcionam essa imersão de forma lúdica, trazendo todos os aprendizados para o cotidiano. Com personagens e histórias divertidas, eles são uma fonte de inspiração!

Elaboramos uma lista com 4 exemplos de livros superlegais, que abordam essa temática. 

Vamos conferir?

1 - “Tapajós”

O livro narra a história de duas crianças - e sua tartaruga de estimação - que vivem na região do Jari, um pequeno canal que conecta o Rio Amazonas ao Rio Tapajós, no Estado do Pará. É um convite para as crianças explorarem um Brasil pouco conhecido.

2 - Coleção “Eco Mundo”

A coleção "Eco Planeta", da editora Girassol, conta com dois livros, "Eco Planeta: Reciclando Latinhas" e "Eco Planeta: Maçã", que ensinam às crianças sobre a importância da reciclagem.

Leitura que encanta até nós que somos grandinhos!

3 - “A Árvore Generosa”

Um livrinho essencial em toda estante! Ele conta a história de uma amizade entre uma árvore e um menino. É difícil não se emocionar com esse conto.

4 - “Descobrindo o Xingu”

O livro aborda a importância de cuidarmos da nossa casa, com uma história sobre sustentabilidade e diversidade. Leia o livro aqui.

Agora ficou fácil de entender como trabalhar a educação ambiental na educação infantil, não é mesmo?

Acompanhe nossa página e siga nosso perfil no Instagram para acompanhar mais dicas!

Tags deste conteúdo