Tamanho da fonte: a a a
Ir para o conteúdo
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Festa de 1 ano: quais brincadeiras não podem faltar?

Baby and Me BM
qua, 04/08/2021 - 10:30
A foto mostra uma menina em uma festinha de aniversário. Ela está de vestido, chapéu de aniversário e segurando um copo com um canudinho.

A festa de um aninho é também uma festa para mães e pais. Mais que merecida: afinal, completamos um ano dessa aventura linda! E, cá entre nós, às vezes o tema da festa já começa a ser pensado durante a gravidez ou logo nos primeiros meses de vida.

Mesmo na pandemia, esse primeiro ano da nova configuração familiar merece ser festejado. Pode não ser aquele festão que você sonhou um dia (guarde as ideias para o futuro!), mas vai deixar lindas lembranças.

O primeiro passo é informar-se sobre os protocolos e as medidas restritivas que estão em vigor na sua cidade e no seu estado. E, se antes as festas ao ar livre já eram o máximo, agora são o mais indicado para proteger a saúde de todos. Vale pracinha, parque ou o quintal de casa.

Quem convidar? Difícil, né? Mas, enquanto estivermos em pandemia, é bom priorizar as pessoas que já fazem parte do círculo cotidiano de relações. Mesmo assim, vale apostar em mesas com distância de 2 metros e disponibilizar álcool gel para os convidados.

Se você quiser muito celebrar com quem está longe, vale fazer a transmissão do parabéns virtual, mandando lembrancinhas para os endereços de quem não pode estar junto. Ou agendar videochamadas para outro momento.

Tomadas essas precauções, podemos concentrar nossas atenções nos maiores interessados na festa: afinal, quem melhor aproveita as festinhas são as próprias crianças: correndo de lá pra cá, mergulhando na piscina de bolinhas e trazendo ao ambiente ótimas risadas 😉

Se você ainda não pensou em quais brincadeiras e jogos incluir na festinha de 1 ano do seu filho, pode deixar que nós ajudamos!

Confira nossa lista com 7 sugestões a seguir.  

H2: 7 brincadeiras e jogos infantis para festas de 1 ano

Vamos então conhecer as brincadeiras de criança ideais – e algumas dicas bônus – para o 1° aniversário do filho (lembre-se que os brinquedos precisam ser higienizados de tempos em tempos).

1. Área livre!

Separe um espaço da festa para funcionar como a área comum das crianças. Dessa forma, só os adultos com filhos ou crianças maiores ficarão nesse cantinho, ajudando a distribuir o espaço entre os convidados. Para proteger os pequenos, o ideal é deixar as crianças o mais livres possível para brincarem entre si, sem muita interferência dos adultos.

Dica: coloque tapetes coloridos e almofadas para cercar o local. Assim, ao mesmo tempo que elas ficam livres, não há riscos!

Ah, aproveite também para deixar no espaço alguns brinquedos ou instrumentos musicais adequados para as crianças de 1 ano. São ótimos entretenimentos ❤️

2. Cantinho da pintura

Reserve um cantinho com cartolinas e até mesmo quadros para as crianças pintarem. Aqui, é importante oferecer tintas laváveis, com componentes não tóxicos, para a segurança dos pequenos exploradores.

Você também pode entregar camisas de algodão ou aventais para cobrir a roupa das crianças: talvez vire festival de cores, mas é diversão garantida!

Instrumentos musicais artesanais

Aqui, é o estilo “faça você mesmo”, mas superfácil! Com apenas 2 copos plásticos e um punhado de arroz ou feijão, você pode criar um chocalho e incentivar que as crianças brinquem com eles.

O que seria uma festa, virará uma verdadeira sinfonia – e uma surpresa, pois há boatos de que ninguém ensaiou!

Ah, só é bom evitar instrumentos de sopro que precisam ir à boca, como flautas e gaitinhas.

4. Banho de mangueira ou piscina para as festas durante o verão

A festa é durante o verão e vai ser cedo? Crianças são muito sensíveis ao calor e podem ficar facilmente irritadas.

Que tal avisar aos pais para levarem uma roupa de banho e toalhas para que eles possam brincar com um banho de mangueira ou em uma piscina infantil? Disponha algumas boias infantis, se optar pela piscina 😊

5. Piscina de bolinhas

Se existe alguma criança que não ama se esbaldar em uma piscina de bolinhas, nós não a conhecemos. Você pode alugar em uma empresa especializada nesse tipo de brinquedo ou adaptar.

Dica “faça você mesmo”
Em uma piscina de plástico vazia, compre bolinhas coloridas e encha por toda a piscina. Pode não ter a aparência do brinquedo tradicional, mas a diversão continua sendo clássica 🤩

6. Pula-pula ou cama elástica

Para os pequeninos ou já crescidos, pula-pula ou cama elástica são diversões certeiras. Nesse caso, indicamos que você contrate uma empresa que já aluga o brinquedo, junto de um responsável para monitorar e cuidar das crianças enquanto elas brincam.

Lembre-se de reforçar com a equipe a necessidade de seguir os protocolos e de manter os brinquedos higienizados.

Oriente o monitor a separar as crianças por idade: assim, evitamos que crianças maiores machuquem as menores por acidente.

Tags deste conteúdo
Mostre para mais alguém: