Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Aprenda como diferenciar gripe, resfriado e covid no seu bebê

Baby and Me BM
ter, 31/01/2023 - 10:00
Criança sentada no sofá com a mão de um adulto em sua testa aferindo sua temperatura. E na outra mão o adulto segura um termômetro

Logo que o bebê apresenta coriza, tosse ou desânimo, os pais se desesperam. Tudo bem, é normal ficar assustado – principalmente depois de tanto tempo de pandemia – com uma possível gripe ou resfriado. Nos bebês, os problemas mais comuns são mesmo as afecções respiratórias. Mas você sabe identificar e diferenciar os sintomas delas? 

Aqui, vamos dar dicas para entender melhor essa diferença, mas lembre-se: assim como devemos evitar autodiagnóstico em adultos, é importante encaminhar a criança ao pediatra em caso de sintomas mais graves. Nada de ficar apenas nas fórmulas da vovó, combinado?

Gripe ou resfriado? 

Logo no surgimento dos primeiros sintomas, como abatimento, febre, tosse, espirro e secreções, a primeira coisa que vem à cabeça é procurar tratamento para gripe ou resfriado. 

Com tantos indícios semelhantes, como saber qual é o tratamento ideal, sobretudo em bebês, que ainda não falam? Por isso, ainda que os sintomas sejam parecidos, é importante saber as diferenças entre os dois antes de começar qualquer tratamento.

O resfriado tem curta duração e afeta o nariz e a garganta

Apesar de o resfriado ser mais comum e menos grave que a gripe, ele também deixa a criança abatida e é supercontagioso. Para se ter uma ideia, existem mais de 200 variantes de resfriado. A criança pode se contaminar na creche, no parque, na natação e até em casa.

E como saber se é resfriado? Bem, a maioria dos sintomas se apresenta nas vias aéreas superiores: o famoso nariz entupido, secreção, espirros e tosse. Para alívio dos pais, o resfriado tem duração mais curta e a recuperação leva poucos dias.

Gripe atinge os pulmões e pode causar pneumonia

Se o resfriado não causa tanta preocupação nos pais, a gripe muda o cenário. O contágio é menos comum, mas a gripe tem sintomas mais graves.

Isso porque os sintomas da gripe não se limitam ao nariz e à garganta. Como o vírus Influenza ataca várias partes do organismo, pode haver desconfortos como dor no corpo, febre alta, falta de apetite e vermelhidão. A duração da gripe também é maior que a do resfriado, levando em torno de uma semana ou um pouco mais até a completa recuperação.

Como reconhecer sintomas de Covid-19 nas crianças?

Além de gripe e resfriado, uma nova preocupação se soma às tantas que os pais já convivem: o vírus do Covid-19. 

Os sintomas, quando existentes, costumam ser muito parecidos com os de resfriados, incluindo fadiga, febre, tosse, nariz entupido, falta de ar, espirros, dor de cabeça, diarreia e falta de paladar. Em geral, as crianças apresentam sintomas mais leves que os adultos. Mas é importante acompanhar sempre com o pediatra.

Para confirmar mesmo, só com o exame. Na dúvida, o que os médicos recomendam é o isolamento da família em casa por uma semana a contar a partir das primeiras manifestações sintomáticas. 

A prevenção, você já sabe: vacina para crianças com idade mínima, lavar as mãos com frequência, assim como brinquedos que a criança manuseie ou leve à boca, e, se possível, evitar aglomerações. 

E vale lembrar: o uso de máscara de proteção não é indicado para menores de 2 anos. Mas adultos e crianças maiores podem usar, especialmente sempre que alguém estiver com sintomas na casa. 

Este texto foi criado a partir do conteúdo do Portal Baby and Me. Para saber mais, visite: Gripe ou resfriado: saiba identificar e diferenciar as doenças mais comuns em bebês

Tags deste conteúdo

Feito com carinho por:

X