Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Bebês gêmeos: uma dinâmica familiar única e amor em dobro

Baby and Me BM
sex, 03/03/2023 - 10:00
Mãe com dois filhos no colo, sentados em cima da cama enquanto brincam com um ursinho de pelúcia

Os dois tracinhos no teste de gravidez, indicando o positivo, já deixam as mulheres com aquele friozinho na barriga. Mesmo quando planejada, a gestação gera um misto de emoções nos futuros pais. 

Passadas essas sensações iniciais, ao fazer o exame de ultrassom, o ginecologista revela que dois embriões foram fecundados, ou seja: aí vêm filhos gêmeos!

A hora da revelação pode despertar muitas dúvidas: “será que somos capazes de dar conta de tudo?”, “são dois bebês ao mesmo tempo, vamos conseguir?”. A apreensão é normal, afinal, o trabalho é em dose dupla. Mas o amor também é!

Selecionamos alguns conselhos para vocês tirarem de letra esta nova etapa da vida, agora com mais dois integrantes na família. 

Vou ter gêmeos, e agora?

A chegada de um bebê já exige uma grande preparação. Quando são dois, então, o trabalho é dobrado. Mas existem várias maneiras de facilitar a vida dos pais.

Listamos aqui algumas dicas e informações para conseguir cuidar de dois bebês ao mesmo tempo e, ainda assim, curtir os momentos da criação gemelar.

Dicas para mães e pais de gêmeos

Livro dos bebês: O que não pode faltar, de jeito nenhum, para os pais de gêmeos é organização.

Para quem está amamentando e gosta de ter tudo bem organizadinho para levar ao pediatra, vale anotar em um caderno ou livro do bebê os tempos das mamadas de cada um dos gêmeos. O relógio ou o cronômetro do celular podem te ajudar nessa tarefa. E vale também colocar a sua rede de apoio para ajudar, registrando os horários por você. Esse livro também vai ser útil para anotar horário de sono, troca de fraldas e tudo aquilo que ocorra na vida dos irmãos.
 
Essa espécie de diário vai funcionar como seu segundo cérebro!

Hora de mamar: Ao amamentar, você pode optar por dar de mamar aos dois ao mesmo tempo, ou um por vez, mas alternando a ordem para que cada um seja o primeiro a mamar em algumas mamadas. O pai ou outro responsável pode (e deve) ajudar nesse revezamento.

Pesquisa: Muitos móveis e equipamentos terão que ser comprados em dobro, como cadeirinhas, ou em modelos desenhados para mais de um bebê, como um carrinho duplo. No caso dos berços, o ideal é que sejam dois: mesmo que os irmãos tenham dividido o espaço na barriga da mãe por nove meses, é mais seguro que cada um durma na sua cama, separadamente. Algumas lojas oferecem descontos para gêmeos. Vale a pesquisa!

Rede de apoio: Vocês não estão sozinhos! Entrem em contato com pais que já tiveram gêmeos e não hesitem em pedir dicas e informações de quem já viveu a mesma experiência. A troca é muito importante.

Se for possível, conte também com babá ou um funcionário ou funcionária para ajudar nas tarefas de casa. Avós e tios também podem auxiliar nos afazeres: o importante é saber pedir ajuda quando necessário e identificar pequenas coisas que possam ser resolvidas por outras pessoas, enquanto vocês se dedicam aos bebês. Quanto às compras, benditos os supermercados online e as entregas a domicílio!

Irmãos gêmeos: uma conexão especial

Muita gente já ouviu falar e até presenciou que irmãos gêmeos partilham uma ligação que não é comparável à de outros irmãos. Esse laço foi construído ainda no útero, sendo perfeitamente natural que os bebês sejam muito chegados um ao outro quando nascem.

Os bebês gêmeos passarão simultaneamente pelas mesmas fases de desenvolvimento. Quando um pega um brinquedo, o outro quer a mesma coisa. Um chora, o outro também. Os dois passam o dia todo juntos e, nesse início, precisam estar, pois isso os tranquiliza. É importante assegurar que eles não sejam separados cedo.

Contudo, somos humanos - e os bebês também! Isso quer dizer que nem tudo é um mar de rosas no relacionamento entre os dois irmãos gêmeos. 

Durante algumas fases do crescimento, um pode tentar sobrepor-se ao outro. É importante evitar que esse tipo de relação se desenvolva e assegurar que ambos sejam tratados como indivíduos desde cedo.

Lembrem-se: eles não são a mesma pessoa… são apenas dois!

Leia mais dicas como tratar seus gêmeos no portal Baby and Me: Conselhos e dicas para mãe de gêmeos!

Tags deste conteúdo

Feito com carinho por:

X