Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Com que frequência devemos consultar o pediatra?

Baby and Me BM
qua, 16/06/2021 - 14:37
Em um consultório, um médico pediatra examina um bebê que está no colo de sua mãe.

O acompanhamento médico da criança é fundamental desde o início da gestação e ganha ainda mais importância após o nascimento. É fundamental contar com o apoio de um médico de confiança, não é mesmo? Consultar regularmente o pediatra é uma forma de acompanhar o desenvolvimento, prevenir doenças e garantir que a criança tenha assistência em caso de necessidade.

É nas visitas ao pediatra que são verificados, por exemplo, o ganho de peso, o crescimento e a evolução da criança. É o pediatra que acompanha o calendário de vacinas e aconselha os pais sobre diversas questões, que vão desde a nutrição até o tratamento de doenças.

Confira o calendário de acompanhamento com pediatra

As visitas ao pediatra não são apenas em caso de doença, ao contrário do que o senso comum pode supor. Existe um calendário de visitas de puericultura, organizado de forma a acompanhar cada etapa do desenvolvimento da criança.

O bebê recém-nascido acabou de chegar e, assim como o mundo é novo para ele, ele também precisa ser conhecido pelos pais e pelo médico. É preciso entender como funciona o organismo da criança, como ela está crescendo e se adaptando. Por isso, as visitas ao consultório do pediatra são mais frequentes nas primeiras semanas e meses de vida.

À medida que a criança vai crescendo, as consultas regulares seguem um calendário mais espaçado. Mas, em caso de alterações ou doenças, é importante consultar o médico responsável pelo acompanhamento para tratar dos cuidados a serem tomados.

Leia também: Conheça o cronograma de vacinação conforme a idade da criança

A frequência das visitas ao pediatra pode variar de acordo com a condição da criança e com a forma de trabalho do médico. É importante conversar com o profissional sobre a forma de acompanhamento que ele adota.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o seguinte calendário de consultas:

Idade da criança Quantidade de Consultas
5,15 e 30 dias 3
2 aos 6 meses 1 vez por mês
A partir dos 7 meses 1 vez a cada 2 meses
A partir dos 2 anos 1 vez a cada 3 meses
A partir dos 6 anos 1 vez por semestre
Dos 7 aos 18/19 anos 1 vez por ano

A importância da prevenção

Todo mundo conhece aquele ditado que diz: “É melhor prevenir do que remediar”. Seguir o cronograma de consultas com o pediatra é importante não apenas para tratar possíveis doenças, mas também para preveni-las.

O acompanhamento com o médico de referência é uma grande ajuda aos pais para ajustar a rotina, a nutrição e os cuidados com a criança, para que ela cresça feliz e saudável.

Leia também: Como saber se seu filho tem algum atraso no desenvolvimento

Se você não tem plano de saúde e deseja consultar pelo SUS, as Unidades Básicas de Saúde oferecem atendimento pediátrico gratuito, para acompanhar cada etapa do desenvolvimento da criança. Para informações sobre a periodicidade e os protocolos de atendimento, procure a unidade de saúde mais próxima da sua residência ou a Secretaria de Saúde do seu município.

O profissional da saúde tem um papel fundamental no suporte às famílias, por isso, é importante conversar com seu pediatra sobre todos os aspectos da vida dos filhos e manter sempre um canal aberto para o melhor atendimento sempre que necessário.

Como toda relação, o vínculo com o pediatra é construído no dia a dia, com confiança e sinceridade. É importante que a família e o médico estejam no mesmo barco quanto aos objetivos e ao jeito de fazer as coisas. Com diálogo e cuidado, essa será uma relação benéfica para todos. 💛

Tags deste conteúdo

Feito com carinho por:

X