Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Nome de criança: como escolher? Confira dicas e exemplos

Ninhos do Brasil NB
Mulher grávida faz uma lista em caderno com nomes de criança para seu bebê

É comum pensarmos em nome de criança antes mesmo que nossos filhos sejam uma realidade – imaginando quem eles vão ser e até quais os apelidos que devem ganhar na escola. Na hora de oficializar essa decisão, no entanto, pode haver um bloqueio, especialmente por se tratar de algo que envolve tantas ideias diferentes: como outros pais fazem? Como decidir o nome ideal? Eu penso no significado do nome, na sonoridade? E se mais gente quiser opinar? 

Não há uma resposta certa, nem uma regra a ser seguida. Quando analisadas, as listas dos nomes mais populares de cada ano estão sempre mudando, uma vez que as tendências (logo, as inspirações) variam. É provável que você conheça mais Fábios e Cristinas do que Enzos e Valentinas na sua faixa etária, por exemplo.

A popularidade dos nomes muda porque a sociedade está sempre em processo de mudança: a linguagem, a arte e os costumes de hoje não são os mesmos de cinco anos atrás, que dirá daqui a algumas décadas. Logo, o simbolismo de um nome pode se transformar com o passar do tempo.

Quais são os nomes de criança mais populares no Brasil?

Cada família tem seu nome preferido, essa é uma escolha subjetiva e pessoal. Ainda assim, todo ano tem aqueles nomes de criança que são os favoritos. Quer ver? 

Olha só o ranking de nomes mais comuns em 2021, segundo o registro civil:

MIGUEL 30.198 registros
ARTHUR 28.397 registros
GAEL 25.830 registros
HEITOR 23.798 registros
HELENA 23.251 registros
ALICE 21.764 registros
THEO 21.130 registros
LAURA 19.598 registros
DAVI  19.460 registros
GABRIEL 18.243 registros
BERNARDO 16.955 registros
SAMUEL 16.555 registros
MARIA ALICE 16.273 registros
JOÃO MIGUEL 14.300 registros
ENZO GABRIEL 12.922 registros

Uma curiosidade: desses nomes, a maioria já fazia parte do ranking em 2020. Naquele ano, Miguel e Arthur também lideravam os nomes de menino, enquanto Helena e Alice foram as principais escolhas para meninas. 

Nome de criança: como escolher?

Para facilitar sua escolha, reunimos alguns fatores que podem ajudar na hora de selecionar os nomes favoritos.

O significado do nome

Talvez o motivo mais comum na escolha do nome de uma criança seja o significado, tanto no sentido tradicional (da palavra, do dicionário), quanto pessoal (o que esse nome representa para a pessoa etc.).

Optar por um nome que signifique algo que você goste é uma possibilidade, e as opções são infinitas. O nome Helena é atribuído ao significado de “a reluzente”, enquanto Guilherme é “o protetor”, por exemplo. Basta pesquisar por termos que combinem com o que você gostaria que o nome do seu bebê significasse e procurar por um que agrade a você e aos outros envolvidos nessa jornada.

Além desse caminho, o significado pode ser algo particular, como um nome que homenageia outro membro da família ou um artista, ou uma simples inspiração vinda de um filme, série, novela ou até música que você goste.

O mais importante é que o nome simbolize algo positivo para você, independentemente do quão profundo ou relevante seja esse significado.

Sonoridade e grafia

O som e a escrita do nome também são pontos muitas vezes considerados e podem carregar significado. Pode haver uma preferência por nomes compostos, nomes que rimem com outros nomes ou que comecem com a mesma letra dos irmãos. Ou, ainda, a família pode fazer essa escolha por conta dos apelidos que possam surgir a partir do nome original.

A preferência pode ser por nomes mais longos, como Bernardo e Catharina, ou curtos, como Luna, Théo, Maya e Guido.

Se a escolha for difícil, a sonoridade e a grafia podem servir como ponto de partida (ou de eliminação) de alguns nomes.

Há quem já pense na alfabetização. Afinal, é provável que a Lia e o Tom aprendam a escrever o nome antes do Guilherme e da Stephanie. Mas é claro que isso não é um problema: todos saberão escrever seus nomes em algum momento.

 Referências de nomes

O nome vai acompanhar a criança desde seu nascimento até a vida adulta, caso ela não mude-o futuramente.

Na hora da escolha, muitos pais optam por referências bíblicas, como Maria, Sara, Misael, Gabriel e Neemias.

Outros, por sua vez, gostam de referenciais nórdicos, como Gerda, Thor, Sigel e Odin.
O que nunca sai de moda são os nomes estrangeiros. O brasileiro adora uma pronúncia cheia de sotaque, como Michael, Jeniffer e Bryan.

Nomes neutros

Mesmo com os exames que já temos disponíveis para revelar o sexo do bebê, alguns pais preferem escolher o nome só na hora do nascimento ou criar a criança sem atribuição de gênero. Hoje, como o assunto é mais debatido, existem várias opções de nomes unissex. Vamos dar alguns exemplos: Alex, Manu, Céu e Dominique.

Você pode conversar mais com seu filho sobre diversidade de gênero. 

Afinal, quem escolhe o nome da criança? 

Além das nossas próprias opiniões como pais, é impossível não receber um retorno das pessoas ao redor. Sejam os avós, tios e outros parentes do bebê ou até amigos nossos, o processo de escolha do nome sempre engaja outras figuras que gostam de ouvir as 
possibilidades e sugerir mais ideias.

Quando a criança a caminho não é a primeira, a decisão pode ficar ainda mais complicada, já que muitas vezes o irmão ou irmã mais velho(a) também quer ter uma chance de escolher o nome do bebê.

E por que não incluí-lo na decisão? Assim, ele se sente parte desse processo tão importante que é a família crescendo. Talvez ele possa sugerir alguns nomes e vocês escolham algum da lista ou vice-versa. Ou quem sabe vocês procuram juntos por inspirações em livros e filmes?

Mas é claro que a decisão final é dos responsáveis pela criança, sempre! Sem pressão: vocês é que decidem quando, como e o quanto deixar outras pessoas opinarem.


Esse processo é bem complexo e envolve mais aspectos do que a gente imaginava. Escolher o nome da criança é algo que pode parecer impossível, mas quando damos o tempo necessário e pensamos bem, ele surge e parece se encaixar perfeitamente.

Seja uma homenagem a alguém, um nome inspirado em um personagem de filme, algo que combine com seu próprio nome ou que tenha significado ou origem interessante, fique tranquilo: o nome escolhido vai combinar com a criança mais cedo ou mais tarde.

E uma coisa é certa: logo menos, você vai ter dificuldade em pensar em qualquer nome que não seja esse! 

Já sabe como divertir seu bebê? Saiba mais sobre essa fase:

Tags deste conteúdo
X