Tamanho da fonte: a a a
Ir para o conteúdo
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Café da manhã infantil: seis motivos para caprichar nessa refeição

Ninhos do Brasil NB
qua, 06/10/2021 - 10:30
Mãe corta uma fruta para preparar um café da manhã infantil, enquanto a filha observa. Ambas sentadas no chão e apoiadas em uma mesa com diversas opções de frutas.

Quantas vezes você já escutou “Ainda não estou com fome!” na hora de dar o café da manhã para as crianças? Ou então teve que sair rápido para levá-las na escola e acabou não dando tempo de preparar a refeição? Ou talvez elas tenham acordado tarde e você pensou que estava tudo bem compensar a falta do café da manhã com o almoço?

Durante a rotina corrida, é comum não darmos a atenção necessária para o café da manhã das crianças.

Entretanto, essa primeira refeição é muito importante na alimentação infantil e traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento.

Vamos descobrir?

Por que não devemos pular o café da manhã da rotina de alimentação infantil?

Aquela preguicinha – ou correria – matinal (quem sempre?) não pode ser uma desculpa para as crianças pularem o café da manhã.

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela universidade King’s College London, crianças que ignoram a primeira refeição do dia têm maior probabilidade de não alcançar as doses diárias recomendadas de substâncias essenciais para seu desenvolvimento, como o ferro e o cálcio.

O ferro é importante para o crescimento e para o aprendizado das crianças, enquanto o cálcio é essencial para o fortalecimento e crescimento dos ossos e dentes. Ou seja, não dá para ficar sem eles!

Antes do café da manhã, é preciso garantir que a criança tenha uma boa noite de sono. Isso também é essencial para ter energia durante o dia. Confira dicas sobre o que comer antes de dormir.

A importância do café da manhã para as crianças

“Por passar um longo período em jejum durante a noite, o café da manhã é essencial para repor as energias e fornecer substrato para o organismo funcionar a todo o vapor. Pela manhã, o organismo já utiliza as reservas corporais para produção de energia e precisa de mais combustível”, explica a nutricionista Elaine de Pádua.

Confira os benefícios desse hábito matinal para a vida da criança:

O café da manhã dá disposição para um dia feliz

O café da manhã fornece a energia que a criança utilizará para aprender na sala de aula, brincar, praticar esportes etc. Ele espanta o mau humor e a preguiça.

O café da manhã é amigo do cérebro

De acordo com várias pesquisas, crianças que tomam café da manhã têm melhor concentração e, consequentemente, um melhor desempenho em atividades escolares, quando comparadas a crianças que pulam essa refeição.

O café da manhã faz bem para a saúde

Quem toma café da manhã ingere maior quantidade de vitaminas, minerais e fibras, todos essenciais para que a criança cresça e se desenvolva adequadamente.

O café da manhã ajuda a prevenir a obesidade infantil

Depois de passar a noite toda em jejum, o corpo começa a armazenar energia. O café da manhã é o aviso que o corpo das crianças precisa para saber que já pode gastar energia normalmente. O café da manhã saudável também evita que a criança vá para a próxima refeição morrendo de fome e tente compensar o longo tempo sem comer consumindo alimentos altamente calóricos e sem nutrientes essenciais.

O café da manhã é um momento de reunião familiar

Essa pode ser uma oportunidade de colocar o papo em dia, falar sobre os sonhos da noite e os planos do dia. Além disso, se os pais comem adequadamente nessa refeição, podem dar bons exemplos às crianças, tornando esse momento agradável e nutrindo o futuro de seus filhos com bons hábitos alimentares, como lembra Elaine.

O café da manhã é um hábito para a vida toda!

Com as memórias afetivas desse momento matinal em família, além dos benefícios para a saúde, é muito provável que esse hábito acompanhe a rotina alimentar do seu filho ou filha por toda a vida!

Tags deste conteúdo
Mostre para mais alguém: