Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Bebê a caminho: saiba como preparar o irmão mais velho

Baby and Me BM
ter, 28/02/2023 - 10:00
Mãe grávida e filha abraçada em sua barriga, ambas se olham e sorriem, sentadas no sofá da sala de casa.

Que alegria, a família vai aumentar! Mesmo quando planejado, um segundo filho é uma grande mudança, principalmente para quem vai ser promovido a irmão mais velho. Será que ele vai sentir ciúmes? Como vamos dividir a atenção entre os dois? Ele vai ficar feliz com a chegada do irmãozinho? 

As reações costumam ser diversas, mas a gente pode te ajudar a lidar com esse momento. Confira estas dicas de como preparar seu filho ou filha para a chegada de um novo bebê. 

Irmão mais velho? Que legal!

Muitas crianças adoram ouvir que estão crescidinhas, isso proporciona uma sensação de autoconfiança. Por isso, uma maneira de contar ao seu filho ou filha é dizendo que eles foram promovidos a irmão mais velho ou irmã mais velha: “Você é tão crescido, vai ter tanta coisa legal para ensinar para o bebê!”.

Associe também a chegada do novo filho com o fato de ter sempre uma companhia para brincar com o que gosta, ir junto para a escola ou passar as férias. Reforce que o amor de vocês enquanto pais não muda e que sempre haverá atenção para os dois. 

Conversar, ouvir e acolher

Ao contar sobre a chegada do irmãozinho, esteja preparado para as perguntas. Algumas delas não são fáceis de responder, mas com muita paciência e um pouco de historinha, vocês vão passar por isso. 

Se você perceber que seu filho parece estar sentindo ciúmes, permita que ele expresse isso e o conforte, não ache que “vai passar”. Lembre-se que até a chegada do novo bebê tudo era feito apenas com ele, então tente manter esse tempo de qualidade individual. 

Importante: nunca compare os irmãos, isso só vai causar rivalidade e baixa autoestima.

Irmão também cuida

Em um primeiro momento, permita que seu filho conte a novidade para os amiguinhos e para a família, isso fará com que ele se sinta incluído. Com a chegada do bebê em casa, incentive que seu filho mais velho se aproxime, toque e passe um tempo junto do irmão, sempre com os adultos por perto. 

Se o seu primeiro filho já for uma criança um pouco maior, pergunte se ele não quer participar de algum cuidado com o bebê: escolher uma roupa, oferecer um brinquedo ou cantar uma música. Não o obrigue a fazer nada, mas demonstre que seria ótimo ter ele por perto. 

Toda essa adaptação vai depender da personalidade da criança e da maneira como ela já interage com o mundo. Por isso, é importante incentivar que ela conviva com outras crianças, tenha exemplos de empatia e a própria autonomia estimulada desde cedo. 

Entenda a importância de passar tempo de qualidade com as crianças no artigo de Baby and Me Desenvolvimento infantil e tempo de qualidade 

X