A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Como lidar com a vontade de saber tudo sobre o dia na creche?

Baby and Me BM
sex, 24/02/2023 - 10:00
Pai e filho andando de mãos dadas na rua

Creche e escola são ambientes de extrema importância para a socialização e a educação da criança. Mas o aprendizado não termina quando o pequeno estudante volta para casa. Na verdade, os dois pilares – escola/creche e família – cumprem papéis complementares, ainda que diferentes.

E como lidar com a vontade de saber e controlar tudo o que a criança vê, ouve e fala na creche? Chips, câmeras e microfones acoplados na roupa? Nada disso!  Diálogo e confiança são as melhores tecnologias para acompanhar esse primeiro voo solo dos filhos.

É fundamental conversar com os educadores e atentar à fala e sinais das crianças para acompanhar seu desenvolvimento e adaptação. Mas também é preciso lembrar: a escola ou creche são lugares para a criança estabelecer suas primeiras relações independentemente de nós.

“Como foi seu dia na escola?”

Dificilmente você receberá um relatório completo depois dessa pergunta. Mas nem por isso devemos deixar de perguntar. Aliás, para evoluir nas respostas, vale variar os tipos de abordagem para direcionar a conversa. Qual foi a atividade mais legal? Teve algo chato no seu dia? Com quem você brincou? O que a (nome de alguma coleguinha) fez hoje?

Crianças que ainda não falam ou são muito pequenas precisam de um olhar ainda mais atencioso na volta da creche. Aqui, é legal perceber como ela reage ao ouvir os nomes de coleguinhas e educadores, sobre a hora do lanche, as brincadeiras e tudo mais. 

Mostrar interesse em saber o que está acontecendo com a criança e em como ela está se sentindo já a incentivam para que ela responda, mesmo que não verbalmente. Um aceno com a cabeça, um sorriso ou sílabas soltas balbuciadas são os primeiros passos para que ela vá aprendendo a responder e se comunicar pela fala.  

3 dicas de como conversar sobre o dia na escola

Se sua criança é daquelas que só respondem “foi legal” quando perguntada sobre o dia na escola, experimente estas dicas:

  • Demonstre interesse e empolgação pelo que a criança quer falar – seja sobre as atividades, uma dinâmica proposta em sala ou os colegas.
  • Caso a criança demonstre alguma frustração ou chateação, dê atenção e importância, mesmo que pareça algo banal para um adulto. 
  • Incentive a criança a explorar mais as coisas em que ela demonstra interesse. Se ela comentou que gostou da história que foi lida em sala de aula, vale comprar livros de temática parecida para leitura em casa!

Algumas estratégias, como relatórios feitos pelo educador e conversas entre pais e escola, são formas de deixar os pais cientes sobre o dia a dia da criança. Mesmo assim, é fundamental que haja uma relação de confiança com a escola ou creche que o filho está frequentando. É impossível saber tudo o que acontece em um dia de aula! 

Dessa forma, a criança também começa a desenvolver uma relação mais estreita com professores e cuidadores fora de casa, o que ajuda na socialização. Confie nos educadores e no que você ensina em casa também. Seu filho está criando seu primeiro espaço longe do ninho. É um primeiro voo 💛

Regras claras e limites coerentes – tanto na escola quanto em casa – são essenciais para eles. Saiba mais no portal Baby&Me: Escola: continua o que começa em casa 

Tags deste conteúdo

Feito com carinho por: