A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Criatividade infantil: 6 atividades para inspirar as crianças

Ninhos do Brasil NB
qui, 28/10/2021 - 10:30
Um menino está brincando de surf em cima do sofá O menino veste roupas de banho e óculos escuros. Ele está em cima de uma prancha de surf, que por si só está em cima de uma manta azul que cobre o sofá, simulando uma onda.

A criatividade infantil é uma caixinha de surpresas. Dela podem sair brincadeiras superdivertidas, desenhos fantásticos e até mesmo ideias geniais, que fazem você se perguntar como nunca tinha pensado nelas antes.

Mas, como qualquer outra habilidade, a criatividade infantil precisa ser estimulada. Do contrário, as crianças acabam perdendo sua liberdade criativa e ficam como muitos de nós, adultos. Quantas vezes você se sentiu preso em algum trabalho engessado pelo excesso de regras?

👀 Você sabia? Um dos melhores momentos para incentivar a criatividade das crianças é aquele em que elas estão entediadas e falam a famosa frase “Não tenho nada para fazer!”. Vamos descobrir como?

Neste artigo você vai ver:

  • O que é criatividade?
  • Por que é tão importante estimular a criatividade infantil?
  • Criatividade infantil e imaginação infantil = o combo perfeito
  • A importância do tédio para despertar a criatividade infantil 
  • Como estimular a criatividade infantil no dia a dia

O que é criatividade?

A criatividade é assim: todo mundo sabe o que é, mas quando chega a hora de explicar… fica difícil! 

Steve Jobs, que foi cofundador da Apple, compreendia a criatividade como a arte de conectar ideias. Já Albert Einstein, grande físico alemão, enxergava a criatividade como  a inteligência se divertindo.

Independentemente da explicação, uma coisa é certa: criatividade tem relação com inventar, criar e compor coisas através da imaginação. Essa é, inclusive, uma das definições da palavra nos dicionários.

E é uma capacidade superimportante para todos os momentos da vida. Seja para sair de um problema, se adaptar a novas situações ou saber se divertir, como fazem as crianças!

Por que é tão importante estimular a criatividade infantil?

A criatividade é uma habilidade que as crianças têm de sobra. Inclusive, um estudo realizado por dois cientistas da NASA, que analisou 1600 crianças entre 4 e 5 anos de idade, concluiu que 98% delas se encontravam na categoria “gênio criativo”.

Quando retomaram os estudos cinco anos depois, no entanto, os cientistas se surpreenderam: apenas 30% das crianças, na época com 9 e 10 anos de idade, se encaixaram novamente na categoria. 


A explicação para isso pode vir da falta de incentivo ao pensamento criativo, seja em casa ou na escola. O excesso de rotina, expectativas, regras e cobranças pode acabar minando a liberdade criativa e colocando a criança “dentro da caixa”. O medo do julgamento dos outros também aumenta conforme as crianças crescem.

Por isso, é importante oferecer um ambiente acolhedor em casa e incentivar a criatividade infantil. Com o apoio dos pais, as crianças vão se sentir mais seguras para desenvolver – e manter – a inteligência criativa.

Criatividade infantil e imaginação infantil = o combo perfeito

Um dia, as crianças são piratas em busca de um tesouro perdido. No outro, ninjas secretos ou heróis que precisam salvar o dia dos vilões… É tanta imaginação que às vezes ficamos perdidos, não é? Mas essa habilidade de imaginar novos mundos e histórias é só a criatividade infantil se manifestando! 

De um problema em um reino distante imaginário, por exemplo, pode surgir uma solução criativa para um problema do dia a dia. Além disso, ambas as habilidades combinadas ajudam as crianças a desenvolverem a comunicação, quando compartilham suas ideias, a empatia e a curiosidade.
 
Leia também: 

A importância do tédio para despertar a criatividade infantil 

Vimos que a imaginação e a criatividade infantil são grandes aliadas, mas você sabia que o tédio também é amigo dessas duas habilidades? Quando as crianças não têm nada para fazer, elas tendem a imaginar novas brincadeiras e atividades, o que desenvolve a capacidade criativa.

De acordo com Teresa Belton, pesquisadora da Universidade East-Anglia, crianças que estão sempre em alguma atividade podem ter o desenvolvimento da imaginação afetado. Por isso, é tão importante ter tempo para o livre brincar, sem tantos direcionamentos de adultos.

Esses momentos preciosos de pausa têm tudo a ver com o slow parenting, o movimento pela criação “sem pressa”. 

Ter momentos sem nada para fazer, contudo, não significa deixar nossos aventureiros mexendo no celular ou assistindo à televisão. Essas atividades, por serem mais passivas, têm justamente o efeito contrário.

Como estimular a criatividade infantil no dia a dia

Durante a rotina agitada, nem sempre conseguimos dar atenção às crianças, suas novidades e descobertas. Entretanto, reservar um tempinho para isso é essencial e auxilia no desenvolvimento da criatividade infantil.

Por isso, quando seus filhos mostrarem um desenho ou contarem uma história nova, demonstre interesse e faça perguntas! Mas nada de críticas, viu? Com apoio, as crianças vão se sentir mais seguras para expor suas ideias. 

Incentivar brincadeiras, ouvir músicas, visitar museus e teatros também estimulam o desenvolvimento da criatividade infantil. Assim, procure encaixar essas atividades na rotina!

6 atividades para estimular a criatividade infantil durante o tédio

O tédio abre um espaço de tempo para a criança imaginar, inventar e decidir suas próprias atividades. Porém, ter um ambiente preparado e estimulante e um repertório prévio de atividades também é importante! 

Isso ajuda a criança a ter mais ferramentas na hora de usufruir dessa liberdade com criatividade.

Por exemplo, deixar materiais como lápis, papel e tinta organizados em um cantinho acessível pode despertar a vontade da criança de ir brincar com aquilo.

Vale a leitura: Brinquedos não estruturados são um convite à imaginação

Confira, na sequência, nossas dicas de atividades para despertar a criatividade infantil!

Desenhar

🎶 Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo🎶 

Desenhar é uma ótima atividade para estimular a criatividade infantil! As crianças podem construir casas, carros, castelos... tudo com lápis e papel! 

Ler

Os livros, para leitura individual ou compartilhada são uma porta para a imaginação e para a criatividade infantil. Eles permitem que as crianças conheçam pessoas, lugares e culturas! 

Brincar com massinha de modelar

Mão na massa! Que tal incentivar a criatividade infantil oferecendo massinha de modelar a seus filhos? Ela permite a criação de uma série de representações, de “comidinhas” a animais da fazenda, partes do corpo etc. 

Porém, resista à tentação de dizer o tempo todo o que e como a criança precisa fazer. Em vez disso, pergunte o que é aquela forma que ela criou, permitindo que crie sua própria narrativa.

Jogos com palavras

Sabe aqueles momentos considerados entediantes para as crianças? Como uma viagem de carro ou a espera por uma consulta? Se sua criança já souber ler, você pode colocar na bolsa o bom e velho caça-palavras. É excelente para a agilidade de pensamento e para aumentar o vocabulário.

Ou, quem sabe, se você já tiver ensinado outras brincadeiras com palavras, é este o momento em que a criança trará a ideia à tona. Há o clássico jogo de perguntas em que as respostas não podem ter as expressões “sim, não e porque”.

Ou aquele jogo em que cada um fala uma palavra que inicia com a última letra da palavra anterior. Por exemplo: “ontem” dá origem a “mapa” que vira “amizade” e assim por diante. 

Desfile de moda

Sua criança é daquelas que adora escolher a própria roupa? Então é bem provável que, em algum momento, você tenha um desfile com roupas estilosas para assistir em casa. Prepare o tapete da passarela! 

Cabaninha

Cadeiras, um colchão e alguns lençóis se transformam em refúgio no meio de uma floresta, com grandes aventuras e obstáculos a serem enfrentados. Conhece essa história? Brincar de cabaninha leva a imaginação das crianças lá longe e é muito divertida.

Ideias não vão faltar na hora da sua criança fugir do tédio. Mas sem pressão e sem criar muitas expectativas! O importante é deixar o espaço o mais propício possível para essas ideias e, quando der, entrar na onda também!

Todas as brincadeiras também serão úteis para quando chegar a hora da alfabetização. Mas sem pressa, viu? A psicopedagoga Monique Gonçalves explica as habilidades necessárias antes do beabá – e como brincar ajuda nesse processo.