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Escrita infantil: meu filho escreve errado, devo corrigir?

Monique Gonçalves MG
seg, 07/11/2022 - 10:00
a imagem mostram um criança praticando a escrita infantil

A escrita infantil costuma despertar muitas dúvidas em mães e pais. E, de fato, é um novo universo, ainda um tanto diferente da escrita que já nos acostumamos após tanto tempo de alfabetização.

Não basta só apresentar sílabas soltas para a criança esperando que ela compreenda o som e saia por aí alfabetizada, escrevendo corretamente. Precisamos reformular a rota e compreender que B com A não faz BA, e é isso mesmo! A escrita infantil é muito mais.

Existe um processo pelo qual ela deve passar, antes de chegar no “produto final” que nesse caso é uma escrita ortograficamente correta.

É muito comum que os pais sintam-se empolgados, animados e ansiosos para verem os filhos escrevendo suas primeiras palavrinhas. Se elas forem “papai e mamãe” então… Aí ficam nas nuvens! rsrs

Eu digo isso com propriedade. Depois de 20 anos na educação (e ainda trabalhando na área), posso perceber que 90% das famílias têm essa expectativa sobre a escrita de seus filhos.

Mas e quando a criança ainda não domina a ortografia considerada correta? O que fazer? Corrigir ou deixar que eles aprendam sozinhos?

Calma, calma, não criemos pânico! Precisamos entender como funciona esse processo. Vamos?

As fases da escrita infantil

No primeiro momento, a escrita da criança é chamada de logográfica. É quando a criança entende a escrita como um desenho e reconhece que são palavras baseadas num padrão visual. E é só depois desse processo que ela entra na compreensão alfabética.

Na compreensão alfabética, segundo Emília Ferreiro, há quatro etapas:

  • Pré-silábica. A criança sabe que a escrita é uma forma de representação, mas ainda não compreende que ela representa a fala.
  • Silábica. A criança faz diferentes tipos de assimilação, por exemplo: para representar a palavra sol, pode tanto escrever só uma letra (pois o som da palavra tem só uma sílaba), quanto juntar mais letras para tentar formar a palavra.
  • Silábica-alfabética. Ora a criança apresenta a escrita com a sílaba correta, ora com sílabas incompletas.
  • Alfabética. Quando a criança já faz correspondência entre fonemas (sons) com grafemas (letras). É só depois disso que ela passa para a fase ortográfica, onde escreve corretamente a grafia das palavras.

Pensando então em todo esse caminho que a criança percorre, podemos criar estratégias para favorecê-la de acordo com o estágio que ela se encontra. Assim, ela pode alcançar um degrau de cada vez, sem ser prejudicada e sem pular as etapas de seu desenvolvimento.

Atividades para ajudar na escrita infantil

Agora que entendemos um pouco mais sobre os níveis da escrita, vamos ver alguns exemplos de atividades que você pode fazer em casa para estimular as fases da escrita do seu filho?

Se a criança está no nível pré-silábico, vale fazer atividades como ler histórias para ela, em seguida pedindo que ela escreva do seu jeitinho e depois conte para você.

Ou, ainda, brincar com letrinhas móveis, explorando todas as possibilidades, e fazendo pareamento de letras com figuras, por exemplo: A – Abelha.

No nível silábico, vocês podem fazer atividades estimulantes, como:

  • Ler rótulos de embalagens no mercado, explorando ainda mais o alfabeto
  • Escrever palavras espontaneamente
  • Brincar com jogos de memória de letras e figuras
  • Reconhecer o próprio nome
  • Montar um quadro de rotinas

Se a criança estiver no nível silábico alfabético ou no alfabético, peça para ela observar as semelhanças e diferenças entre as sílabas das palavras, do começo ao fim.

Vale pedir para ela ajudar a escrever itens para a lista de compras, contar uma história através de uma imagem e para tentar representar a história.

Brincar com jogos também auxilia nesse processo, como palavras cruzadas e caça-palavras, seja em versões de papel ou em jogos virtuais.

Depois que for trabalhado todo esse percurso, a criança terá maior facilidade em reconhecer erros na escrita, inclusive de ortografia. Por isso é tão importante não pular as etapas: assim a criança se sentirá mais confiante, aprendendo de maneira significativa.

Agora a dica final, como então corrigir quando a criança escreve errado?

Incentivando-a a ler e escrever sempre! Depois que a criança já está alfabetizada, o treino continua! Você vai ver: o aprendizado fica mais fácil em um ambiente que estimula a criatividade!

Vamos continuar nesse papo? Assista o vídeo de Flávia Schener sobre classificação de livros infantis de acordo com a faixa etária.

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