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Quadro de incentivo infantil: como fazer de forma positiva?

Ninhos do Brasil NB
seg, 18/04/2022 - 10:00
Uma mãe e três filhos olham para um quadro de disciplina infantil apoiado em cima de uma bancada na cozinha

Você já ouviu falar no quadro de incentivo infantil – ou já viu alguma criança “barganhando estrelinhas” com os pais por aí? 

A estratégia se tornou muito popular entre mães, pais e tutores após aparecer em programas de televisão sobre parentalidade. 

O quadro de incentivos (ou de recompensas) tem como objetivo motivar as crianças a realizarem atividades cotidianas ou incentivá-las a criar bons hábitos

Fez a tarefa? Ganhou a estrelinha! ⭐ 

No entanto, a efetividade do método não é absoluta, e há formas e momentos mais ou menos adequados de utilizá-lo. Vamos entender mais?

O que é quadro de incentivo infantil?

O quadro de incentivo infantil tradicional é uma tabela onde se acompanha a realização das tarefas de rotina da criança, bem como a evolução de seu comportamento. Ele permite a visualização de acordos e responsabilidades, além da criação de recompensas.

Nesse quadro, os adultos responsáveis colocam uma estrelinha ou adesivo quando a criança realiza uma atividade estabelecida antes. Pode ser guardar os sapatos, dormir no horário, ou fazer a tarefa de casa, por exemplo.

Pais e filhos podem estabelecer uma meta de X estrelinhas, para que a criança receba uma recompensa caso a atinja até o final do mês.

E o quadro de incentivo infantil realmente funciona?

Embora pareça uma forma fácil e prática de estimular as crianças em suas atividades, a implementação do quadro de disciplina infantil gera controvérsia entre educadores. 

Se, por um lado, ele pode representar um reforço de bons hábitos, de outro, pode parecer uma “chantagem”: só ganha o prêmio se fizer tal coisa. Assim, o quadro acaba deturpando o sentido de responsabilidade e merecimento. 

Confira algumas das principais críticas:

Nem tudo precisa ser recompensado 

A crítica mais frequente ao quadro de disciplina é a de que tarefas que deveriam ser naturalizadas como responsabilidades são cumpridas apenas para garantir o prêmio final.

Segundo os críticos, nem todas as atividades ou tarefas realizadas precisam ser recompensadas para além da realização em si.

O que vale mais? A conquista ou o processo?

Digamos que foi estabelecido que a criança deve guardar sua mochila todo dia assim que chega da escola. Em um mês, a criança guardou sua mochila quase todos os dias, colecionando estrelas em seu quadro. 

Porém, ao fim do mês, ela não conseguiu atingir a meta. Dessa forma, ela consequentemente não receberá o prêmio. 

Acontecimentos como esse abalam a autoconfiança da criança e a desestimulam a continuar essa mudança de hábitos. Afinal, sua evolução e seu processo não foram comemorados.

Quadro de incentivo infantil é a mesma coisa que quadro de tarefas?

O quadro de incentivo é um tipo de quadro de tarefas. A diferença é que ele é individual, enquanto um quadro de tarefas pode incluir as responsabilidades de outras pessoas da família. 

Além disso, o quadro de incentivo prevê exatamente registrar os avanços da criança, recebendo recompensas a partir do que foi cumprido.

5 erros na hora de preencher o quadro de incentivo infantil

É difícil garantir a eficiência do quadro de incentivo para sua família, pois cada criança tem suas particularidades. Mas, para quem quiser experimentar, é possível evitar alguns erros que atrapalham esse processo:

  • Metas fora da realidade da criança. Respeite suas limitações e dificuldades na hora de estabelecer as metas..
  • Foco apenas no prêmio. Em vez disso, é importante comemorar com ela o processo e a evolução.
  • Não cumprimento do trato. Como qualquer trato é uma via de mão dupla, sempre presenteie a criança com o que foi prometido caso ela cumpra os combinados no quadro.
  • Falta de diálogo com a criança. É importante considerar que ela talvez não compreenda a importância de algumas atividades ou simplesmente não saiba realizá-las.
  • Não contemplar as outras pessoas da família. A criança é parte de um todo, e mostrar a ela as responsabilidades rotineiras de outros integrantes da casa é um incentivo.

Quadro de rotinas: a alternativa da Disciplina Positiva para o quadro de incentivos

Na perspectiva da Disciplina Positiva, em vez de um quadro de incentivos, é mais interessante propor um quadro de rotinas. 

Por exemplo: o que precisamos fazer antes de ir à escola? Comer, escovar os dentes, arrumar a cama, pentear os cabelos. Se tudo isso for feito no horário, pode dar tempo de brincar mais um pouco antes de sair. Ou chegar mais cedo para brincar com os amiguinhos antes de começar a aula. 

Mas qual é a diferença? 

No modo tradicional, a criança relaciona as responsabilidades a recompensas que nada têm a ver com a tarefa.

Já no quadro de rotinas, a criança visualiza e passa a entender melhor a sequência de atividades e as consequências de fazer ou não uma tarefa. Assim, progressivamente, ela consegue se autodisciplinar sem esperar um prêmio em troca.

Outra possibilidade: o que precisamos fazer antes de dormir? Tomar banho, escovar os dentes, ler uma história. Se o banho atrasar muito, talvez não dê tempo de ler uma história antes de dormir. Essa é uma consequência relacionada à rotina.

4 dicas para construir um quadro de incentivo ou quadro de rotinas de forma positiva:

Quadro de incentivos ou de rotina, é possível fazê-lo de forma respeitosa e colaborativa. Confira as principais dicas:

Reúna a família para fazê-lo

A presença de toda a família é fundamental para uma construção positiva do quadro. Esse momento pode ser, inclusive, uma forma de torná-lo divertido. Deixe que as crianças decorem-no da forma que quiserem. Uma dica é utilizar adesivos de desenhos animados e personagens.

Ouça as considerações da criança

Preste atenção nas demandas e dúvidas que a criança traz enquanto as tarefas são estabelecidas. Converse sobre a relação de causa e efeito de cada uma das tarefas. 

Onde colocá-lo?

Ponha o quadro em um lugar de fácil visualização para todos. Assim é mais fácil acompanhar o processo de forma ativa. 

Quais atividades posso colocar no quadro?

Isso fica a critério da família, mas bons exemplos são: arrumar a cama, preparar a lancheira, guardar os brinquedos, tomar banho…

Como aplicar o quadro de incentivo ou rotinas no dia a dia?

Envolva a criança na criação do quadro, deixando que ele tenha sua cara. É importante que ela mesma traga sugestões sobre o que pode constar ou não no quadro. A criação conjunta do quadro pode ser um momento divertido e animador.

Pense atividades que fazem parte da rotina da criança dentro do contexto da casa e garanta que ela compreenda porque essas atividades são importantes.

Faça sua parte também: o quadro é uma via de duas mãos, e cobrar da criança envolve cumprir também com as suas responsabilidades.

Não leve o quadro a ferro e fogo. Lembre que é parte de um aprendizado, que "erros" são tão parte do processo quanto acertos, e que é importante que a criança se sinta mais contemplada do que frustrada pelo uso do quadro.

Meu filho não está seguindo seu quadro de incentivo/rotinas. Como ajudar? 

A melhor forma de ajudar é mostrando para a criança a importância dessas atividades. E, claro, cumprindo a recompensa quando as atividades são realizadas, se esse for o combinado de vocês.

Também vale mostrar a ela como as outras pessoas da casa cumprem suas responsabilidades e como a atividade de cada um é importante na vida em família.

Considere ainda que a criança pode não estar compreendendo e precisar de ajuda para aprender a realizar tarefas na hora certa e que talvez tenha dificuldade em articular esses novos desafios.

E considere que talvez o sistema do quadro de incentivo/rotinas não seja adequado nesse momento. Ele deve ser uma estratégia positiva e não um fator de ansiedade e frustração.

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