A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Hora de dormir: como melhorar a rotina de sono das crianças?

Ninhos do Brasil NB
seg, 06/09/2021 - 10:30
Criança repousando a cabeça sobre o travesseiro, dormindo.

A hora de dormir, muitas vezes, é uma verdadeira novela das oito, das nove, das dez! “Por que eu preciso dormir?” – as crianças perguntam aos pais. “Como fazer o meu filho dormir” perguntam os pais ao Google. Quem nunca?

Por isso, estamos aqui! Neste texto, vamos ver:

  • Por que precisamos dormir?
  • Quiz: Meu filho está dormindo o suficiente?
  • Como criar um ritual do sono para a hora de dormir?
  • Qual hora de dormir é ideal para meu filho?
  • Meu filho tem muita energia de noite e não dorme. O que eu faço?

Acordados? Vamos lá!

“Mas, mãe, por que precisamos dormir?”

Vamos começar pela pergunta das crianças: aquele soninho após um dia cheio de brincadeiras não é só gostoso, mas também importantíssimo para a saúde e o desenvolvimento das crianças.

A noite é o momento em que o corpo repousa, realiza as recargas mentais e físicas do dia a dia, fortalece o sistema imunológico e ainda produz o hormônio do crescimento! Sendo assim, a hora de dormir é superimportante para a saúde da criança, afinal, ela reflete em diversas áreas do desenvolvimento.

Você sabia? 🌙

Uma noite mal dormida pode prejudicar a nossa coordenação motora e a capacidade de raciocínio 😲

Por isso é tão importante acostumar as crianças a cumprirem uma rotina com horários de descanso adequados.

Leia também: Confira mais benefícios dos sono para as crianças

Meu filho está dormindo o suficiente? Descubra no quiz!

Já sabemos o quanto a hora de dormir é importante, mas será que o sono da criança está saudável e adequado para a idade? É o que vamos descobrir juntos! Quem ama um quiz, responde aqui! 😊

Quantos anos tem seu filho/sua filha? 

1 aninho

2 - 4 anos

5 - 7 anos

8 anos +

Considerando a idade do seu filho, quanto tempo você imagina que ele precisa dormir? 

Entre 12 e 16 horas por dia

Entre 11 e 14 horas por dia

Entre 10 e 13 horas por dia 

Entre 9 e 12 horas por dia 

Que horas ele/ela costuma dormir? 

Geralmente, às 19h 

Entre 20h e 21h

Às 22h!

Confesso que é difícil controlar, não tem horário fixo, mas dorme tarde 

Duas horas antes de ir pra cama, o que seu filho costuma fazer?

Assistir à TV ou jogar videogame

Correr, pular, jogar bola, tudo para gastar muita energia e ficar cansado

Brincadeiras mais calmas, com blocos, bonecos, jogos de tabuleiro

Cada dia é uma coisa diferente!

Como o seu filho costuma adormecer na maioria dos dias?

Assistindo à TV

Andando de carro

Ouvindo histórias ou música

Sozinho no quarto

Vocês têm um ritual do sono?

Sim

Não

O chamado ritual do sono é nada mais do que aquilo que fazemos antes de ir para a cama. Ou seja: banho, lanchinho, escovar os dentes, colocar o pijama, conversar, ler uma história, ouvir uma música…

Quando a sequência se repete e vira uma rotina, ajuda o cérebro a entender a hora de dormir, que aquele momento é para relaxar e desacelerar até pegar no sono.

Por isso, trouxemos para você algumas dicas para o ritual de sono das crianças:

  • Contar com uma rotina de horários ao longo do dia, envolvendo e explicando à criança o que é legal fazer de manhãzinha, de tarde e à noite.
  • Banho quentinho – ou morno, para dias muito quentes.
  • Reduzir as luzes do ambiente (que tal um abajur com luzes de estrelas?).
  • Contar (ou criar!) uma historinha antes do seu filho dormir.
  • Preparar um leite morno, já que contém magnésio e triptofano, componentes que ajudam o corpo a produzir serotonina. Mas não esqueça de escovar os dentes depois!
  • Cheirinhos relaxantes no ar ambiente, como a lavanda, através de difusores (busque por óleos essenciais ou home sprays – spray de ambiente – indicados pela aromaterapia!).

Ah! Além disso, uma coisa que ajuda muito o ritual de sono é desligar todas as telas, de televisões e computadores, para evitar que a criança fique desperta antes de ir para a cama.

Qual hora de dormir é ideal para meu filho?

Ainda não sabe qual é a hora de dormir ideal para o seu pequeno ou pequena? A gente ajuda. De acordo com as diretrizes da American Academy of Sleep Medicine (Academia Americana de Medicina do Sono), as horas de sono podem variar entre 16 horas para bebês e 8 horas para crianças mais velhas.

Confira o tempo de sono recomendado para cada faixa etária, considerando o sono noturno e também as sonequinhas diurnas das crianças menores:

Idade | Horas de sono

4 a 12 meses | 12 a 16 horas diárias

1 a 2 anos | 11 a 14 horas diárias

3 a 5 anos | 10 a 13 horas diárias

6 a 12 anos | 9 a 12 horas diárias

No momento de colocar a criança para dormir, vale considerar a tabela acima. Pense: em que horário ela precisa acordar para a escola? E, então, calcule o tempo que ela precisa acordar para tomar o café, tomar um banho e se trocar. Ou seja: dentro disso, para que ela cumpra o tempo necessário de sono, qual horário ela precisa se deitar: 20h, 21h...?

Mesmo que ela estude à tarde, não é bom trocar a noite pela manhã de sono. Afinal, a produção do hormônio de crescimento (GH) acontece mais intensamente no sono noturno, entre 22h e 6h.

Por isso, lembre-se: na hora de dormir, nem pouco, nem demais! Dormir pouco é ruim. Por outro lado, se a criança estiver muito sonolenta e dormindo muito além do tempo indicado também pode indicar que algo não vai bem na saúde. Aí vale conversar com o pediatra!

Meu filho tem muita energia de noite e não dorme. O que eu faço?

Você seguiu à risca todos os rituais de sono e parece que nada adianta na hora de dormir? Se você sente que a criança apresenta esse movimento agitado o dia todo, vale marcar uma consulta ao pediatra para avaliar se é alguma questão que mereça outros tipos de cuidado.

Mas, antes disso, são muitas as possíveis explicações que podem ser verificadas na rotina da família.

Entre os mais novinhos, pode estar acontecendo algum salto de desenvolvimento. Você percebeu que ele aprendeu algo novo nos últimos dias? Isso pode afetar a hora de dormir, mas logo passa.

Outra questão que pode afetar o sono é a alimentação. Cafeína, alimentos muito gordurosos, açúcares e refinados podem deixar a criança mais agitada à noite. Confira hábitos alimentares ideais para a rotina de sono.

Se for o caso de excesso de energia armazenada – muito tempo dentro de casa, na tela, problema bem comum durante a quarentena, vale experimentar brincadeiras com mais movimento físico ao longo do dia, preferencialmente 4 horas antes de dormir.

Também pode ser saudade: se um dos pais chega tarde em casa, e o único tempo que a criança tem com ele é à noite, é normal que ela queira aproveitar ao máximo.

Nesse caso, em vez daquelas brincadeiras agitadas e ataques de cócegas que amamos, vale investir esses minutinhos à noite em brincadeiras mais calmas que já se relacionem com o ritual de sono.

Vai ser um momento de conexão e relaxamento para a criança e para o adulto também. 💛 Afinal, nós, mães e pais, também precisamos dormir bem. 😴

Suspeita que seu filho seja uma criança hiperativa? Entenda mais neste texto sobre TDAH Infantil.

Tags deste conteúdo