A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Dicas de filmes infantis para diferentes faixas etárias

Ninhos do Brasil NB
qua, 05/07/2023 - 11:00
Imagem de uma família assistindo a filmes infantis. Mãe e pai estão sentados no chão e os filhos no sofá. Todos estão gargalhando.

Filmes infantis podem ser uma excelente pedida para divertir toda a família, certo? Reunir adultos e crianças no sofá, preparar aquela tigela de pipoca, apagar a luz e mergulhar juntos no mundo da imaginação. É bom demais. 

E o melhor de tudo: além de ser uma atividade divertida para fazer em família, assistir a filmes infantis pode trazer benefícios para o desenvolvimento dos seus filhos. O cinema (mesmo que seja o cinema em casa) ajuda a criança a aprender coisas novas, conhecer novas palavras e mesmo refletir sobre valores.

Confira, a seguir, dicas práticas para fazer bom uso dos filmes infantis na formação dos seus filhos, para estimular um desenvolvimento sadio. Luzes, câmera, ação!

Filmes infantis: benefícios para crianças e adultos

Vamos listar os principais pontos em que os filmes infantis ajudam no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Confira:

Ajuda na ampliação do vocabulário

Você piscou e a criança já captou uma palavra ou expressão nova, não é?

A cada atividade, seja em casa, na escola ou qualquer ambiente que ela frequente com acesso a conteúdos culturais, o vocabulário se amplia. Logo, logo a criança dispara uma frase que faz a gente se perguntar “mas como ela sabe disso?”. 

Os filmes infantis têm muito a contribuir nesse enriquecimento cultural, já que apresentam questões que talvez a criança não tenha vivido. 

Seu filho de repente começou a falar em “memórias base”? Hum, parece que alguém andou assistindo a Divertidamente. E mais alguém aí teve uma criança repetindo o bordão “Qual é a sua, estúpido?” depois de ver Luca? Ao ter contato com termos e expressões nos filmes, a criança aprende o significado na prática e vai ampliando seu vocabulário de um jeito divertido.

Muitas vezes, seus filhos precisarão da sua ajuda nessa hora. Então, prepare-se para uma avalanche de perguntas. “Paiê, o que é hacker?” “Manhê, o que é sótão?” É um bom momento para dar exemplos que se relacionem com o dia a dia da criança. E, se ela já souber ler, melhor ainda: vale incentivá-la a procurar o significado em um dicionário. Dessa forma, a autonomia é estimulada e ela aprende a grafia correta, além do significado propriamente dito. 

Alivia o estresse e ajuda a lidar com as emoções

Mais um benefício do cinema para as crianças: a compreensão das próprias emoções. Os filmes para crianças podem ajudar no controle de estresse, alívio de ansiedade e combate ao nervosismo e à irritabilidade, por exemplo.

Por exemplo, Divertida Mente é uma verdadeira aula de como lidar com diversas emoções: raiva, frustração, medo, angústias do dia a dia. Do mesmo modo, Red – Crescer É Uma Fera ensina a lidar com os dilemas do amadurecimento e demonstra a importância de ter nos amigos uma rede de apoio.

Traz contato com culturas e idiomas diferentes

Muitos filmes infantis vêm de fora do país. Assim, além de cidades e nomes próprios, as personagens podem citar palavras em outro idioma, aguçando a curiosidade. Assistir a Emoji – O Filme, por exemplo, ajuda a entender vários termos estrangeiros usados no dia a dia, como smartphone, firewall, app, entre outros. 

Além disso, esse contato com produções estrangeiras insere nossos filhos na diversidade cultural. Filmes infantis podem ajudar a conhecer a diversidade étnica, modo de vida, a cultura e a geografia de outros países, o que diversifica a bagagem cultural das crianças. Obras como Luca, o Kung-fu Panda, Kiriku ou A Viagem de Chihiro são uma boa opção para mostrar outras culturas de forma leve e divertida.

Estimula a criatividade

Com tantas experiências diversas na tela, as crianças tendem a refletir sobre elas, associando-as a suas próprias vivências ou a uma vida imaginária. Com isso, os pais podem usar o mote dos filmes infantis para incentivar que os filhos se apropriem da história.

Por exemplo, uma sessão familiar de cinema pode ser usada, depois, para estimular a criatividade da criançada. Que tal encenar uma parte da história do filme em casa, mas com um final alternativo, inventado pelos seus filhos? Ou, então, vocês podem criar, juntos, adereços e elementos usados por personagens do filme. O céu é o limite.

Quais são os parâmetros para escolher os filmes infantis?

Taí uma questão difícil de responder. Muitos pais sugerem que as crianças façam parte da escolha do filme em família. Por outro lado, é importante ficar de olho na classificação etária da obra. Essa idade mínima (que aparece em um aquadrado colorido) é indicada após uma avaliação de analistas, considerando a aparição de temas como sexo, violência e drogas. 

Já outros pais preferem assistir ao trailer antes de mostrar o filme para as crianças, porque alguns considerados “livres”, às vezes, contêm cenas que eles consideram inadequadas.

Dicas de filmes infantis para assistir em família

E aí, ainda tem dúvida sobre qual filme infantil escolher para ver com a criançada, em meio a tantas opções? Elaboramos uma lista de sugestões de filmes para você assistir com seus filhos, divididos por plataformas de streaming e temas. 

Claro que as escolhas de melhor ou pior filme são uma questão de gosto pessoal, então, considere nossas listas como sugestões baseadas nos tópicos que citamos acima. 

E vamos lembrar que, como dissemos antes, os filmes receberam classificação indicativa oficial, mas cada família pode também estabelecer a sua própria. Então, os pais podem escolher, de acordo com seus critérios, valores pessoais, religiosos e afins, o que é ou não adequado que seus filhos assistam. 

Os 10 melhores filmes infantis na Netflix

  • Os Batutinhas – Lembra daqueles clássicos anúncios de filmes da Sessão da Tarde sobre “uma galerinha do barulho aprontando as maiores confusões?” É o caso!
  • Shaun, o carneiro, o filme: A fazenda contra ataca – Nessa animação lúdica, um carneiro e seus amigos precisam ajudar um alienígena a voltar ao seu planeta.
  • Emoji - O Filme – Quase toda a história se passa dentro de um celular, em que um emoji que não se encaixa nos padrões embarca numa jornada de aceitação com seus amigos. 
  • A família Mitchell e a revolta das máquinas – Imagine ter a viagem da família interrompida por uma rebelião das máquinas contra a humanidade. Salvar o mundo é o destino dos Mitchell nessa história. 
  • Meu amigo Totoro – Num vilarejo no interior do Japão, duas meninas cuidam da mãe enquanto fazem amizade com criaturas mágicas.
  • Octonautas e o Círculo de Fogo – Quando diversos vulcões começam a entrar em erupção, a equipe dos Octonautas precisa correr contra o tempo para salvar animais do perigo.
  • Kung-fu Panda – No interior da China, o preguiçoso panda Po aceita o desafio de se tornar um mestre do kung-fu para proteger seu vilarejo de um vilão.
  • Shrek – Um conto de fadas que discute o que é ser belo e o que é ser monstro: o ogro Shrek e seu escudeiro Burro se unem para salvar a princesa Fiona. Mas será que ela precisa ser salva?
  • Uma professora muito maluquinha – No Brasil dos anos 1940, uma professora retorna a sua terra natal e inspira alunos e a comunidade com seu jeito de questionar.
  • Como treinar o seu dragão – Na terra dos vikings, um jovem desafia os costumes locais e prova sua coragem ao fazer amizade com um dragão.

Os 10 melhores filmes infantis no Amazon Prime

  • Cada um na sua casa – Uma raça alienígena veio morar secretamente na Terra e o encontro da jovem humana Tip com o alien Oh resulta em uma bela amizade.
  • Pets: a vida secreta dos bichos – Divertida comédia sobre o que os nossos bichos de estimação fazem quando não estamos em casa. 
  • Turma da Mônica: Lições – Os queridos personagens de Maurício de Sousa provam a força da amizade em uma comovente história ambientada no bairro do Limoeiro.
  • Hotel Transilvânia: Transformonstrão – Um experimento dá errado e transforma Drac e sua turma em humanos. Eles precisam enfrentar vários perigos para reverterem essa metamorfose.
  • Um panda em apuros – Depois que a cegonha entrega um bebê panda na porta errada, um urso e seus amigos tentam devolver o filhote aos seus verdadeiros pais.
  • Agente mirim – Durante uma viagem de negócios da sua mãe, Olívia testemunha um sequestro e decide investigar a história para desvendar o crime.
  • O Poderoso Chefinho – Na história narrada pelo imaginativo Tim, ele se une ao irmãozinho, um bebê em missão secreta, para impedir que uma corporação acabe com todo o amor no mundo.
  • Madagascar – Animais que fugiram do zoológico embarcam em um navio e vão para na ilha de Madagascar, vivendo aventuras hilárias.
  • Trolls – Com belas canções, essa é uma história sobre como os trolls, criaturas felizes que amam cantar, se libertam dos mal-humorados e malvados bergens.
  • Um lobo em pele de cordeiro – Uma aventura mágica sobre como ovelhas que viviam em um local calmo e sem preocupações lidaram com a ameaça representada por uma matilha de lobos.

Os 10 melhores filmes infantis na Disney+

  • Diário de um banana – Adaptação da série de livros de sucesso sobre os dilemas de Greg no Ensino Médio.
  • Encanto – A jovem Mirabel usa seus dons para salvar Encanto, um lugar mítico no interior da Colômbia. 
  • Monstros S/A – Uma corajosa menininha vai parar na terra dos Monstros e precisa enfrentar seus medos e se unir a dois divertidos funcionários da Monstros S/A para voltar para casa.
  • Toy Story – Longe da segurança do quarto do menino Andy, dois dos seus brinquedos, o cowboy Woody e o astronauta Buzz, unem esforços para conseguir voltar para casa.
  • Luca – Luca e Alberto, dois monstros marinhos que assumem a forma humana ao sair da água, visitam uma vila na Riviera italiana e passam um verão inesquecível.
  • Frozen: uma aventura congelante – No gelado reino de Arendelle, a corajosa Anna embarca em uma jornada para encontrar sua irmã Elsa, que aprisionou a região em um inverno eterno com seus poderes mágicos.
  • Raya e o último dragão – A guerreira Raya precisa encontrar o último dragão para impedir que o mundo de Kumandra seja destruído pelas forças do mal.
  • Valente – Merida, uma menina arqueira, enfrenta as tradições locais e prova sua coragem para desfazer uma maldição.
  • Operação Big Hero – Na futurística cidade de San Fransokyo, o menino Hiro, um gênio da robótica, se une aos amigos para impedir os planos de um perigoso vilão.
  • Viva - A vida é uma festa – Para tentar encontrar seu ídolo, Ernesto de la Cruz, e se tornar um músico como ele, o jovem Miguel precisa ir até a Terra dos Mortos.

Os 10 melhores filmes infantis de Natal

Eles costumam passar na televisão aberta no mês de dezembro, e ficam disponíveis em diferentes plataformas de streaming

  • O Grinch – Uma criatura rabugenta faz de tudo para tirar a alegria do Natal da vida das pessoas, até que um dia uma menina tenta fazer amizade com ele.
  • O Expresso Polar – Um menino que deixou de acreditar no Papai Noel vive uma aventura mágica após ser convidado para embarcar em um trem para o Polo Norte. 
  • Operação Presente – Arthur, o filho do Papai Noel, tem uma missão urgente: impedir que uma menininha fique sem presente de Natal.
  • Noelle – O que acontece quando a filha do Papai Noel se vê com a obrigação de assumir o negócio da família depois que seu pai se aposenta?
  • Esqueceram de mim – Esquecido pela família, que saiu de férias e o deixou sozinho em casa, o pequeno Kevin vive aventuras para tentar se livrar de dois ladrões.
  • Klaus – Em uma remota ilha do Ártico, um jovem carteiro se une a um misterioso fabricante de brinquedos para espalhar a magia dos presentes.
  • Crônicas de Natal – Depois de danificar o trenó do Papai Noel sem querer, os irmãos Kate e Teddy precisam ajudar o Bom Velhinho a entregar todos os presentes de Natal. 
  • Um herói de brinquedo – Um pai vive muitas aventuras para conseguir encontrar o presente de Natal que seu filho pediu: um boneco do herói Turbo Man.
  • Estrela de Belém – Durante o primeiro Natal, um grupo de animais do presépio, liderados pelo burrinho Bo, são os heróis.
  • O Natal de Cinderela – Uma releitura natalina do conto clássico, o filme mostra Cinderela como uma aspirante a cantora que se apaixona por um jovem que trabalha como Papai Noel.

Dicas de filmes infantis adequados para cada idade

Está em dúvida sobre que filme escolher para contemplar a faixa etária do público da sua casa? Vamos tentar dar uma ajudinha com listas divididas por idade. Aqui, em vez da sinopse, citaremos valores abordados em cada obra.

Filmes infantis para todas as idades (inclusive para menores de 5 anos)

  • Procurando Nemo – uma jornada sobre perseverança, coragem e solidariedade
  • Vida de inseto – uma fábula sobre aceitar cada pessoa do jeito que é
  • Kiriku – estimula na criança a compreensão da diversidade cultural
  • Carros – incentiva a humildade, a aceitação, a solidariedade
  • Mulan – retrata a busca por igualdade de gênero

Filmes infantis dos 5 aos 12 anos

  • Divertida Mente – (incentiva o autoconhecimento e a aceitação dos sentimentos
  • A Era do Gelo – a importância da cooperação e da amizade
  • Turma da Mônica: Laços – reforça a importância da amizade
  • Pequenos grandes heróis – estimula a aceitação, a solidariedade e a rede de apoio dos amigos

Os filmes infantis vão muito além do entretenimento, certo? São bons para passar um tempo de qualidade em família, para ocupar a criançada num dia de chuva e também para conhecer melhor o mundo. Sabendo escolher direitinho, todo mundo se diverte e aprende junto. 

E esse aprendizado não se encontra só no cinema, mas também na literatura. Quer conhecer livros que são aliados dos pais na hora de conversar sobre emoções? Então, clique no link abaixo!