Como contar as lendas do folclore brasileiro para os filhos? Confira:
A hora de contar histórias para nossos filhos é um momento especial, especialmente quando contamos aquelas que remetem às nossas origens. 📕
Apresentar os contos do folclore brasileiro ajuda na valorização da riqueza da cultura brasileira – e traz muitos benefícios.
Sem contar que as histórias são mágicas e muito divertidas. !
Vamos entender melhor? 👇
Entenda a origem do folclore brasileiro
Quem não se divertiu com as bagunças do Saci Pererê, os gritos do Curupira e a lenda da Mula sem cabeça?
Mas de onde surgiram essas histórias tão criativas, que tanto nos encantaram? 🤔
O folclore brasileiro, com suas tradições, celebrações, brincadeiras e personagens, tem influências de várias origens. Estudos apontam que há traços europeus, principalmente portugueses, bem como elementos indígenas e africanos.
Nós adaptamos essas lendas e deixamos com um toque do nosso jeitinho brasileiro. 😉
Sabia disso?
A palavra folclore tem origem no inglês, sendo a junção de "folk", que significa povo, e "lore", que significa sabedoria e cultura.
No Brasil, o estudo e a discussão sobre o folclore começaram em 1951, com debates para definir o que é folclore e criar uma data comemorativa: dia 22 de agosto.
Por que é importante que nossos filhos estudem as lendas do folclore brasileiro?
Ensinar o folclore vai além de simplesmente contar histórias. É reforçar a importância de nossas raízes e contribuir para a preservação da nossa cultura! ✊
A inclusão do folclore na educação infantil oferece às crianças a oportunidade de resgatar a memória de um patrimônio inestimável. Além disso, mantém viva a história cultural do Brasil e destaca a diversidade e a riqueza de nossa cultura.
São contos que nos ajudam a compreender nossas origens.
Personagens do folclore brasileiro
São tantas histórias incríveis que marcaram nossa memória, fica até difícil mencionar todas neste texto.
Vamos destacar algumas lendas do folclore brasileiro inesquecíveis e essenciais para ensinar às crianças:
Boitatá
Seu nome tem origem indígena, vindo do tupi-guarani, e significa "cobra de fogo". A lenda explora sua importância na proteção das florestas e dos animais.
Curupira
O famoso menino de cabelos vermelhos e pés virados para trás que deixa pegadas em direções opostas para confundir aqueles que o perseguem.
Ele é um verdadeiro defensor da floresta amazônica.
Iara
Uma história de origem tupi que conta a história de uma indígena conhecida por sua beleza, que despertava inveja. Após um conflito com seus irmãos, ela é punida e lançada no encontro dos rios Negro e Solimões.
Ela sobrevive e se transforma em uma bela sereia, conhecida como a senhora das águas.
Negrinho do Pastoreio
A lenda faz uma alusão aos tempos de escravidão no Brasil (1500-1888). Ela se passa nesse período e narra a história de um menino escravizado que, após perder um cavalo durante o pastoreio, é lançado em um formigueiro.
No dia seguinte, ele retorna ileso, montado em um cavalo e acompanhado pela Virgem Maria.
Saci-Pererê
O conhecido menino de uma perna só, que fuma cachimbo e usa um gorro vermelho com poderes mágicos.
A lenda conta suas travessuras pela floresta, mas ele também é considerado o guardião das plantas medicinais.
Lendas do folclore brasileiro menos conhecidas
Nossa cultura é tão rica que muitas vezes nem conhecemos todas as histórias.
Vamos explorar um pouquinho as lendas menos conhecidas, mas que valem a pena serem contadas para os pequenos exploradores:
Vitória-régia
Uma jovem indígena chamada Naiá estava apaixonada pela Lua, conhecida como Jaci.
Certo dia, ao se inclinar sobre as águas para beijar o reflexo de Jaci, Naiá caiu e se afogou. Jaci, entristecida com a notícia, transformou-a em uma bela planta aquática, para que seu espírito pudesse permanecer eternamente naquele local.
Caipora
Essa lenda nos lembra a do Curupira.
Com baixa estatura, cabelos avermelhados e grande agilidade, Caipora monta em um porco-do-mato e emite gritos para assustar os seres humanos da região.
Uma curiosidade: seu gênero varia de região para região, podendo ser homem ou mulher.
Capelobo
Semelhante à história do lobisomem, a história indígena fala sobre uma criatura que tem traços de homem, cachorro, anta e tamanduá e que habita as matas, se aproximando das casas em busca de alimento durante a noite.
Macaxeira
É a lenda da mandioca!
A história conta a importância do alimento para os indígenas, que surgiu após a morte da menina Mani, que era amada por sua tribo.
A menina faleceu dentro de uma oca e, dias depois, apareceu uma plantação de um tubérculo, que foi chamado de mandioca/macaxeira em sua homenagem.
Dicas de como contar as lendas do folclore brasileiro para seus filhos
Contar sobre as lendas do folclore brasileiro pode ajudar a despertar a criança para o amor pela leitura. Essas histórias trazem muito conhecimento sobre nossa cultura nacional e são divertidas demais.
Mas como podemos fazer isso?
Uma sugestão é incorporar os personagens no cotidiano, aproveitando as oportunidades. Um exemplo é dizer "Será que o Saci-Pererê pegou as chaves que estavam aqui?".
Além disso, você pode contar as histórias durante brincadeiras, utilizando fantoches coloridos ou brinquedos para capturar a atenção.
Livros que reúnem algumas das principais lendas do folclore podem ajudar e muito. 😉 Além de terem diversas histórias em um só lugar, ajudam a criança a exercitar a prática da leitura.
Os filmes também são uma opção divertida, que fazem nossa imaginação viajar enquanto assistimos.
Fizemos uma seleção de alguns livros e filmes incríveis, confira:
- Turma da Mônica - Lendas Brasileiras, por Mauricio de Souza
O livro conta as lendas mais populares, com a participação da Turma da Mônica. É uma leitura encantadora que reúne os queridos personagens de Mauricio de Sousa. - Como Nasceram as Estrelas: Doze Lendas Brasileiras, por Clarice Lispector
As lendas que já conhecemos, contadas pelo olhar da grande Clarice Lispector, onde ela participa como narradora-personagem. - Além da Lenda - O Filme
O filme apresenta, de forma lúdica e mágica, personagens e narrativas do folclore brasileiro voltados para o público infantil. - Filme - A Pequena Yara
Inspirado no filme da Disney “A Pequena Sereia”, a obra faz parte de um projeto de adaptações para o folclore brasileiro, idealizado por Anderson Awvas.
É legal usar essas histórias para desenvolver senso de moral das crianças, ensinando o que é certo e errado por meio dos eventos que ocorrem nas lendas.
A cultura brasileira é impressionante! E ela não se resume apenas a histórias, podemos explorá-la por meio de brincadeiras, comidas e muito mais.