Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

No ritmo: estímulos sonoros para aprender e se divertir

Baby and Me BM
qui, 23/02/2023 - 10:00
Menino com um violão na mão tentando tocar

Você lembra das musiquinhas que aprendeu na escola? De maneira renovada, a prática de aprendizagem com estímulos sonoros permanece viva na educação infantil até hoje. Mas você sabe por que é importante introduzir música, dança e instrumentos no desenvolvimento da criança? 

Existem vários estudos neurocientíficos comprovando que a presença musical na vida da criança estimula a sensibilidade, a concentração, a memória, a criatividade e a reflexão. Com o passar de cada fase escolar, as canções também ajudam na alfabetização e na construção do vocabulário.

A música ainda é um ótimo exercício para o equilíbrio e a coordenação motora. Balançar os braços, bater palmas ou mexer um pé pra cá e outro pra lá divertem a família inteira enquanto fortalecem a musculatura da criança. 

Como colocar mais música na vida da criança? 

  • Filmes e desenhos: não é à toa que músicas de personagens infantis têm tanto alcance quanto as divas pop e são as canções favoritas das crianças. 😅 Escolha histórias de acordo com a faixa etária do seu filho, começando por aquelas que têm letras mais simples e fáceis de repetir. 
  • Danças: crianças que têm a música presente no dia a dia da família começam a se movimentar naturalmente, principalmente quando veem os adultos fazendo o mesmo. Integre a criança nesses momentos de afeto convidando-a a bater palmas e mexer as mãos e a cabeça.
  • Brincadeiras de roda: essas atividades são bastante completas pois as crianças podem dançar, cantar e interagir umas com as outras. Quanto mais participação, melhor! 
  • Contato com instrumentos: existem diversas opções de brinquedos para apresentar novos sons para a criança. Xilofones e teclados, por exemplo, são os favoritos dos bebês. Se seu filho demonstrar interesse, a partir dos 6 anos já é possível buscar aulas para instrumentos específicos como piano e violão.

Além dessas vantagens para as diferentes formas de desenvolvimento, a criança, a família e os educadores têm a música como um forte aliado para criar laços. Com as canções e brincadeiras, elas se divertem, se acalmam e aprendem. Agora é só soltar o som! 🎶

Feito com carinho por:

X