Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Atividades de Dia dos Pais: 6 ideias para fazer em família

Ninhos do Brasil NB
sex, 06/08/2021 - 10:30
Um pai e sua filha estão em frente a um forno segurando uma bandeija de cookies na cozinha, como exemplo de atividades de dia dos pais.

Está pensando em ideias de atividades de Dia dos Pais? O presente já foi providenciado com carinho na semana anterior (se você é o pai, não clique neste link!). Mas, e no domingo, o que vão fazer juntos?

Reunimos algumas ideias de atividades para marcar o Dia dos Pais de 2021 na memória de pais e filhos – e da família toda, claro. Tem cinco opções para quem vai ficar em casa (afinal, a pandemia ainda está aí), mas também uma de passeio (priorizando sempre lugares abertos e sem aglomerações). Vem com a gente!

1. Ensaio fotográfico caseiro 🤳📷

Vale preparar cenários e figurinos especiais para o dia. Filhos vestindo roupas do pai, comparativos de altura para acompanhar o crescimento dos filhos. Fotos de caretas engraçadas.

Também é muito legal registrar cenas do cuidado cotidiano, menos posadas: o pai trocando fralda, escovando os dentes junto, preparando a comida, brincando ou lendo com os filhos.

2. Preparar uma refeição juntos 🧑‍🍳

Sim, isso se faz todo dia, mas o Dia dos Pais pede um prato especial! Bora colocar a mão na massa? Aliás, falando em massa, nhoque e lasanha podem ser boas opções 😋. A partir dos 4 anos de idade, as crianças podem ajudar a enrolar e cortar (com faquinha sem ponta) os pedacinhos de nhoque. A lasanha também é uma boa ideia, já que os pequenos adoram montar as camadas. Mas supervisione tudo e assuma a colher na hora de colocar os recheios quentes. Confira mais receitas para fazer juntinho aqui.

3. Acampamento em casa 🏕️🔦

Acampar juntos gera memórias muito legais. E nem precisa ser para dormir de verdade.

Se tiver barraca, você pode montar na sala, na varanda, no quintal – ou num camping de verdade, claro.

E, se não tiver, tudo bem: a gente inventa! Vale pegar um lençol e estender sobre uma corda ou apoiá-lo no encosto do sofá. Ou ainda preparar a barraca embaixo da mesa. Leve lanterna, livros para contar histórias e alguns lanchinhos.

4. Cineminha em casa📽️🍿

Deixar a sala escurinha, reunir almofadas, cobertinha, balde de pipoca e soltar o play no filme escolhido em parceria com o papai é tudo de bom! É bom lembrar que crianças muito pequenas podem ter dificuldade para se concentrar em filmes longos. Nesse caso, vale apostar em animações mais curtinhas.

Depois do filme, aproveite para conversar sobre as cenas que cada um mais gostou e brincar de se colocar no lugar de algum dos personagens. Se tiver alguma trilha sonora marcante, vale pegar a letra na internet e fazer um karaokê juntos depois!

5. Volta ao passado 🃏🎲🕹️

Tente se lembrar de quais brincadeiras e jogos você gostava quando tinha a idade do seu filho ou filha e proponha brincar disso. Vale jogo de tabuleiro, baralho, brincadeira na rua ou até videogame. Aqui, pode ser necessária alguma pesquisa para remontar o clima e condições da brincadeira. Mas confiamos na sua memória!

A volta ao passado também pode ser usada no cineminha em casa. Que tal apresentar um filme clássico da sua infância e rever com a criança?

Quer mais ideias de brincadeiras? Aqui tem sugestões de brincadeiras por faixa etária.

6. Trilha pela mata 🥾🌳

É uma ótima forma de curtir e conhecer mais a natureza. Pesquise por parques perto da sua cidade com opções de trilha. Escolha o percurso adequado para a idade da criança - e trajetos não muito longos, se não quiser ficar ouvindo o “falta muito, paiê?” o tempo todo! 🤭

Mostre, antes, fotos do que esperam encontrar lá e estabeleça os objetivos: chegar até a cascata ou nascente de rio, até um ponto de mirante específico, encontrar uma folha de tal tipo de árvore (vale pesquisar antes o tipo de vegetação que vão encontrar no local).

A aventura começa nos preparativos: preparar uma mochila com os itens necessários, mas sem pesar demais para não complicar a caminhada. Água, lanchinhos, repelente e um saquinho para o lixo não podem faltar! Escolha roupas e sapatos apropriados para a caminhada.

Uma lupa e uma lanterna dão um caráter mais explorador para a trilha e deixam a aventura ainda mais divertida. É um bom momento para despertar a consciência ecológica nas crianças, lembrando da importância de não deixar para trás nada além das pegadas. 👣


Essas são seis ideias que preparamos com o maior carinho, esperamos ter ajudado a deixar seu Dia dos Pais ainda mais feliz!

Mas claro: o importante é estar junto o ano todo. E lembrar que nem só de atividades extraordinárias se constrói o verdadeiro vínculo. Essa relação se fortalece no dia a dia de pais e filhos, desde os gestos e hábitos mais simples.

Por isso, leia também: Paternidade ativa: será que essa expressão faz sentido?

Tags deste conteúdo
X