A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Presente de Natal perfeito + de 20 ideias incríveis para 2023

Ninhos do Brasil NB
qua, 13/12/2023 - 11:00
Em uma sala enfeitada para o Natal, está uma mulher e uma criança. Elas estão sentadas no chão, abraçadas e rindo.

Todo ano, a mesma dúvida: qual será o presente de Natal perfeito para cada membro da família?

Nosso conselho é apostar em opções criativas e cheias de significado. E o melhor: existem ideias amigáveis para o seu bolso.

Ao mesmo tempo, as crianças se animam com a lista de desejos e com o momento da troca de presentes natalinos. É só alegria!

Continue a leitura e confira nossas dicas de presente para um Natal memorável.

A magia do presente de Natal

O Natal é época de união e fortalecimento de vínculos afetivos. Escolha os itens com intenção e veja como o evento pode ser único! 

Envolver a criança na escolha do presente para os familiares e amigos ajuda a aprofundar esses laços. Um bom exercício pode ser o amigo secreto, por exemplo.

Afinal, um presente de Natal marcante para os envolvidos é sempre mais especial. Para fazer bonito na escolha, soltem a criatividade. 

Vale personalizar um objeto com as iniciais da pessoa, dar um produto artesanal, feito com carinho, ou ser algo inesperado, como um objeto raro. 

Vocês também podem ser criativos nos detalhes: na forma como você presenteia, criando uma experiência. Ou no significado do objeto, que pode ser entregue como um amuleto, por exemplo. 

Presentes de Natal que tocam o coração

Para dar um presente que seja especial e emocionante para a pessoa, é importante conhecê-la bem e dedicar um tempo à escolha.

Preste atenção no que ela te diz no dia a dia ou tente se lembrar de uma história que vocês viveram juntos! Convide seu menino ou menina para colaborar.

Pensem nos hobbies, entendendo o que ela ama fazer no tempo livre. Outro caminho é pensar nos gostos pessoais, como ídolos, filmes favoritos ou o time do coração.

Além de olhar para os interesses e paixões, que tal pensar nas necessidades e desejos? Uma pessoa que está se mudando de casa, por exemplo, precisa de itens úteis.

Se quiser uma mãozinha, procure pistas no perfil dela nas redes sociais, peça dicas a uma outra pessoa ou pergunte diretamente – não há nada de errado nisso.

20 ideias de presente de Natal para comprar e surpreender

Além de orientações gerais, uma lista com ideias prontas é sempre bem-vinda.

Confira nossas sugestões de presentes criativos e adapte-os se necessário, considerando a idade e a personalidade do ente querido!

Há ideias de produtos e serviços para todos os gostos. Inspire-se:

  1. Relógio inteligente (smart watch)
  2. Bolsa ou mochila para passeios
  3. Uma planta diferente 
  4. Câmera fotográfica
  5. Óculos de sol
  6. Artigos de papelaria personalizados
  7. Luminária
  8. Velas aromáticas
  9. Desenho ou pintura da pessoa
  10. Itens relacionados a pets: pijamas, quadros etc.
  11. Jogo de tabuleiro
  12. Fones de ouvido
  13. Livros de histórias em quadrinhos
  14. Curso online ou presencial
  15. Um kit para o hobbie: culinária, maquiagem, acampamento etc.
  16. Um dia de salão ou spa
  17. Ingresso para um show ou evento
  18. Assinatura de streaming de filmes ou música
  19. Assinatura de produtos: livros, revistas, cosméticos, vinhos etc.
  20.  Passeio de balão ou outra aventura, como pular de paraquedas

O mais importante é o afeto e a consideração tidos por você e a criança na hora de escolherem o presente. Um gesto atencioso vale mais do que um presente caro.

Dicas de economia: como economizar na hora de comprar o presente de Natal

É comum gastar mais do que o normal em época de fim de ano, seja por conta das celebrações ou pela compra dos presentes.

A chave para economizar nos presentes de Natal está no planejamento: tente comprar com antecedência para dar tempo de fazer escolhas mais conscientes. Em detalhes:

Defina um limite de preço

Estipule quanto do seu orçamento poderá ser gasto com presentes de Natal, considerando todas as pessoas que você vai presentear. Também já vale pensar na forma de pagamento, essa organização te ajudará a não cair em dívidas.

Pesquise e compare os preços 

Procure pelo mesmo presente em diferentes lojas (físicas e online), de diferentes marcas e modelos. Acompanhe promoções, busque cupons e opte pelo melhor custo benefício.

Compre com antecedência

Tente se organizar para comprar os presentes algumas semanas antes do Natal. Assim, você terá tempo para pesquisar, aproveitar promoções ou, se for o caso, receber produtos que encontrou mais baratos na internet.

Peça descontos

Negociar não faz mal a ninguém, deixe a vergonha de lado e converse com o vendedor. 

Dependendo do valor total da compra ou da forma de pagamento, você pode conseguir abater uma quantia que fará a diferença no seu saldo bancário no final do ano.

Cuidados ao escolher presentes para crianças

Pode até parecer fácil escolher presente de Natal para crianças, mas a verdade é que essa tarefa exige cautela.

Primeiro, porque é válido que o presente ofereça algum estímulo para o desenvolvimento da criança, seja cognitivo, pedagógico, socioemocional, para a coordenação motora etc.

Em segundo lugar, vale pensar que, geralmente, as crianças enjoam rápido de alguns presentes. 

Analise a listinha de desejos dela e mostre que você entende, mas tenha em mente que nem todos os itens são viáveis. Nesse sentido, dialogar e negociar é a melhor opção.

Aí vão outros cuidados:

  • Presenteie de acordo com a faixa etária da criança
  • Certifique-se que o produto possui o selo do Inmetro
  • Analise quais os componentes, como tintas, peças pequenas e pontiagudas
  • Note se o tamanho do brinquedo é adequado para a criança
  • Leia atentamente as instruções de uso

Como escolher o presente de Natal ideal para cada membro da família 

Não tem segredo: quantos mais você souber o que cada membro da família gosta, mais chances tem de acertar no mimo.

Levar em conta a idade da pessoa não costuma falhar. Um presente para uma criança de 5 anos é uma coisa, para uma de 9 é outra, por exemplo. Assim como é diferente presentear um tio de 40 anos e um de 60.

Tente evitar presentes genéricos, que não tenham significado. Para mães e pais, pense em gerar memórias afetivas. Para as crianças e adolescentes, foque na diversão, como brinquedos e jogos. 

Para o seu par, pode apostar em um presente mais íntimo, como um perfume, ou algo que envolve o compartilhamento, como uma viagem.

Para avôs e avós, tios e tias, vale presentear com produtos úteis para o dia a dia, como itens pessoais, roupas, ou utensílios para a casa.

Presentes de última hora: soluções rápidas e criativas 

Ah, não! Deixou para comprar presente de última hora? O ideal é planejar antes, mas mesmo no improviso é possível encontrar ideias práticas, encantadoras e até baratas.

Você pode presentear com:

Fotos reveladas

Selecione fotos da pessoa com você, sozinha, com amigos e familiares. Coloque em um álbum de fotos ou dentro de um envelope, para que ela faça um mural criativo em casa. Dica: as fotos reveladas no estilo polaroid são um charme.

Potinho do afeto

Para fazer esse presente, você vai precisar de um pote de vidro, uma caneta e papéis coloridos. Pesquise por frases inspiradoras e afetuosas, escreva cada uma em um papel e enrole em formato de tubinho.

Coloque dentro do pote e diga para a pessoa retirar um papel em situações em que precisar de uma palavra amiga! Você também pode enfeitar o pote para ficar mais interessante.

Chocolates e panetones

Presentear com doces é uma ótima saída para quem vai comprar o presente nos últimos minutos. São opções que você encontra até mesmo no supermercado. Capriche no embrulho ou escreva um bilhete para entregar junto.

Cosméticos

Hidratantes para o corpo e mãos, sabonetes, kit de barbear… como é bom ganhar um presente cheiroso que inspira o autocuidado, não é mesmo? 

Voucher ou vale-presente

Em último caso, presenteie a pessoa com um vale para que ela escolha o item com mais calma depois. Garanta que a entrega seja especial: a ideia do bilhete, embrulho, dizer palavras significativas e dar um abraço caloroso na hora da entrega também fazem parte do presente.

Tags deste conteúdo