A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Presentes diferentes de dia das mães: elas merecem!

Ninhos do Brasil NB
sex, 12/05/2023 - 10:00
Mãe branca com cabelo curto até o ombro vestindo um casaco marrom segurando um papel branco com um coração desenhado enquanto está sentada na cama junto de seu filho branco de cabelos loiros que está atrás dela abraçando-a enquanto lê o mesmo papel

O grande domingo delas está chegando, e você está em busca de ideias de presentes diferentes para o dia das mães?

Flores, roupas, chocolates, acessórios, perfumes e livros são sempre boas opções de presente – e a maioria das mães ama, sim. Nada contra! Temos até filhos que dão (inclusive incentivamos)!

Mas se você já aproveitou todas essas ideias em anos anteriores ou é do tipo de pessoa que gosta de surpreender, vamos tentar ajudar:

Antes das ideias de presentes diferentes para o dia das mães: o cartão

É clichê, mas é verdade: no presente de dia das mães – ou mesmo na falta dele – o que conta é a intenção. E, para ela ficar evidente, precisa ser dita e escrita. Não precisa de firma reconhecida em cartório, não, mas um cartão feito com carinho derrete qualquer mãe.

Então, independentemente do tipo de presente, um cartão é uma ótima pedida.

Se o filho ainda é pequeno, vale incluir suas garatujas ou desenhos. Se a criança já fala, a dica é anotar as pérolas dela sobre a mãe no cartão! É uma memória e tanto!

Além disso, é legal escrever como você, adulto, está vendo e testemunhando o crescimento dessa mãe. Muitas vezes, esse reconhecimento, uma palavra de apoio, um elogio ou uma oferta de ajuda é o que a mãe está mais precisando! 

Os filhos e filhas mais crescidinhos podem arriscar as primeiras declarações escritas. Quanto mais espontâneas, melhor. Mas, se for necessário, ajude-os sugerindo que lembrem de histórias da mãe, o que mais gostam de ser filhos dela, o que ela sabe fazer muito bem, que hora do dia com ela é mais gostosa.

Quer dar um presente a mais? Reunimos algumas dicas na redação:

Presentes criativos para o dia das mães

As ideias a seguir podem ser adaptadas para diferentes orçamentos:

  1. Massagem. Pode ser um voucher de um lugar especializado em massagens relaxantes, ou com massoterapeutas que atendam em casa. Acredite: isso ajuda a aliviar muito da carga que ela carrega nas costas. Se o orçamento não permitir contratar especialistas, uma boa opção é agendar um horário para receber uma versão caseira e cheia de carinho, e um creme ou óleo com cheirinho bom.
  2. Ingresso para uma peça de teatro, show ou cinema. Se você sabe que ela gosta de um artista ou tema, que tal oferecer essa experiência? Mas, para ser completo, precisa vir acompanhado da logística de quem fica com as crianças no dia. É um vale-night turbinado.
  3. Um curso de algo que ela goste. Tente lembrar das coisas que ela diz que sempre quis aprender – ou insira essa pergunta em uma conversa, como quem não quer nada. Culinária? Inglês? Direção? Mergulho? Judô? Música? Desenho? Yoga? Depois, é pesquisar cursos presenciais ou online.
  4. Assinatura de uma revista ou clube de livros. Essas são ótimas opções para as mães que não têm tanto tempo disponível para se dedicar a um curso e ainda assim estimular seus interesses pessoais. Existem clubes de assinatura por tema, autores, estilo e com diferentes periodicidades, vale pesquisar de acordo com os favoritos dela. 
  5. Um ensaio fotográfico. Um registro profissional do momento da maternidade que ela está vivendo é uma memória que fica para sempre. Se não for possível, vale produzir o ensaio em casa mesmo. Vai ser muito divertido! Aliás, confira dicas de poses, cenários e técnicas de fotografias neste artigo:
  6. Um passeio surpresa. As ideias anteriores foram pensando só na mãe, mas vocês podem pensar um presente para curtir em conjunto. Tem um parque, museu ou mirante na sua região que vocês nunca foram? Esse é o momento! Um passeio de barco, uma trilha leve, ou até um lugar de escalada para iniciantes podem ser boas pedidas!
  7. O prato preferido dela! Especialmente se é ela a pessoa que mais cozinha em casa, esse é um presentão. Depois do café da manhã na cama, é hora de planejar o almoço e a sobremesa. Vale encomendar de um lugar especialista, levá-la ao restaurante ou fazer a receita em casa (enquanto ela descansa bem tranquila lendo um livro, fazendo skincare ou assistindo à série que ela mais gosta!)

Presentes feitos com a própria mão

A maioria das mães ama presentes feitos pelas mãos dos seus filhos! Através deles, se vê a evolução das habilidades deles, além do tempo e cuidado que eles dedicaram para fazer um mimo para elas. É como uma retribuição por todo o tempo e cuidado que a mãe dedica também.

Algumas sugestões para soltar o talento:

  • Um livro feito a mão! Aqui, a criança ilustra e dita a história, enquanto um adulto ajuda na transcrição do roteiro em palavras.
  • Um álbum comentado. A ideia é selecionar fotografias feitas em casa, imprimir, colocar em um álbum e legendar com os comentários das crianças. 
  • Porta-lápis, vaso de flor ou brinquedos de lata. Sim, mães também gostam de brincar! Que tal customizar uma lata de leite Ninho® e transformá-la num presente? Pode forrar com tecido bonito e caprichar na criatividade. Tem dicas aqui:

Presentes personalizados

Uma solução criativa, rápida e econômica é apostar nos presentes personalizados para o dia das mães. 

Na maioria das cidades, existem gráficas que imprimem a foto ou arte que você indicar em canecas, camisetas, chaveiros, ecobags ou pingentes. É hora de pesquisar uma perto de você que tenha preços e prazos bons (a tempo de domingo!).

Depois, é escolher qual imagem vai estampar esse objeto. Um desenho que a criança fez dela mesma ou da mãe, uma frase escrita com a letrinha da criança, uma fotografia de um momento feliz são algumas das ideias. 

Além das gráficas, existem formas artesanais de personalizar um colar, uma bolsa, uma roupa ou acessórios para casa.

Visite feiras de artesanato da sua cidade e incentive mães empreendedoras. Além de promover a economia local, é possível encontrar um presente diferente, exclusivo para sua mãe!  

Descubra presentes para surpreender as mães

Um conselho final, para além das dicas que você viu aqui: preste atenção ao que a mãe fala. 
Não estamos falando só de escutar seus conselhos ou reclamações (mas também, viu?), mas também de reparar nos desejos que ela expressa.

Ouvidos atentos para as frases: 

  • “Ah, um dia eu quero…”
  • “Se eu tivesse dinheiro, eu ia…”
  • “Que bonito esse…”

Nem sempre será dito dessa forma, às vezes é um olhar prolongado numa vitrine. Ative o modo detetive e descubra como surpreendê-la! 

Esperamos que essas ideias ajudem sua família a ter um dia das mães inesquecível, e que a relação de aprendizado e carinho mútuos se estenda por todos dos dias.
Conheça a história da Sandra e do Damião em Quando o filho é quem ensina #DiaDasMães 

Tags deste conteúdo