Tamanho da fonte: a a a
Ir para o conteúdo
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Matemática para crianças: como tornar a matéria mais divertida?

Ninhos do Brasil NB
qua, 24/11/2021 - 10:30
Uma mulher mostra números com os dedos, prática comum no ensino de matemática para crianças, para uma menina que a observa.

Ensinar matemática para crianças não é sempre fácil! É comum que elas reclamem, fiquem entediadas, perguntem o porquê de terem que aprender uma matéria tão complicada… Na sua casa também é assim?

Mas aprender (e ensinar) matemática não precisa ser tão chato. Ao contrário, existem diversas formas de torná-la divertida. E começa na fase pré-escolar, com incentivos para que as crianças vejam a aplicação dos números no dia a dia e tenham o raciocínio lógico desenvolvido.

Vamos descobrir algumas formas de fazer isso?

Por que as crianças têm dificuldade em aprender matemática?

As crianças chegam em casa apreensivas com o boletim: tiraram notas boas em quase tudo – até chegar a tão temida matemática. A gente tenta consolar, falando que é normal ter dificuldade....

E é mesmo! Dados do Ministério da Educação mostram que 7 em cada 10 alunos do ensino médio têm nível insuficiente de conhecimento na disciplina. 

A matemática é famosa por gerar dificuldades e bloqueios de aprendizado em crianças e jovens. E esse nível de complexidade cresce consideravelmente a partir do 6º ano, o que colabora também com o aumento do desinteresse. 

Um dos motivos é a dificuldade de enxergar a aplicabilidade das operações mais complexas no dia a dia. Outro é a falta de estímulo ao raciocínio lógico – que começa desde cedo.

As duas coisas estão interligadas e podem ser fomentadas tanto na escola quanto em casa. Quem sabe é o momento até para os pais revisitarem alguns conceitos já esquecidos – ou nunca compreendidos? 

Os benefícios de estimular a matemática para crianças

Quando vamos comprar pão, quando preparamos uma receita, quando vamos ao supermercado, quando recebemos o troco, quando economizamos dinheiro… em todas essas situações utilizamos a matemática.

Os números e cálculos ainda estão presentes nas construções, nos esportes e até mesmo nos videogames. Basicamente, em tudo. Por isso, é tão importante incentivar que nossos aventureiros aprendam a matéria.

A matemática também estimula a criatividade, o raciocínio lógico e a concentração das crianças, já que as faz solucionarem problemas. A disciplina só tem benefícios!

E como posso incentivar o aprendizado de matemática para crianças?

Como vimos, a matemática está presente em várias situações do nosso cotidiano. Então não faltam oportunidades para incentivar as crianças a aprenderem a matéria!

Que tal ter aquela mãozinha na cozinha? Peça ajuda para as crianças separarem os ingredientes e contarem quantos são! Quem sabe elas separam cada item na medida necessária para a receita?

Também vale levá-las à padaria e ao supermercado! Veja alguns exemplos de como você pode estimular a matemática para crianças nesses ambientes:

Se a criança está começando a aprender, lance mão de: 

“Quantos produtos já temos no nosso carrinho? Vamos contar juntos?”

Além disso, peça para ela identificar figuras geométricas durante o trajeto. Se a lixeira é um retângulo, a árvore é um círculo e os prédios são quadrados. Ela vai se divertir e começar a ver o mundo de outra forma!

Se seu filho ou filha já sabe fazer cálculos, peça para calcular o valor unitário de um item que vem em pacote, como o preço de cada rolo de papel higiênico, por exemplo.

Quer um pouco mais de desafio? Peça para te ajudarem fazendo as contas de um item em promoção. Pergunte: quanto vamos economizar comprando este em vez daquele produto?

Em um nível mais avançado, que tal calcular a quantidade de tinta que será necessária para pintar o quarto da criança? 

Jogos e atividades que estimulam a matemática para crianças

Além da observação dos números do dia a dia, algumas brincadeiras podem ser feitas para estimular o gosto pelo raciocínio lógico:

Quebra-cabeça

Separar cada pecinha e ver onde elas se encaixam pode parecer não ensinar nada, mas acredite, as crianças aprendem bastante! 

Os quebra-cabeças trabalham desde o raciocínio lógico até a memória, a persistência e a capacidade de concentração e foco: habilidades essenciais para o aprendizado da matemática!

Xadrez

O xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo e sua prática traz diversos benefícios, tanto para os adultos quanto para as crianças.

Dessa maneira, ele aumenta a capacidade de solucionar problemas, melhora a confiança para a tomada de decisões e ainda desenvolve o raciocínio lógico! Que tal ver quem vai dar o xeque-mate aí na sua casa?

Batalha Naval

Batalha Naval é outro jogo de tabuleiro (eles são ótimos para as crianças!) que, além de ser superdivertido, ensina para as crianças conceitos da matemática como noção de espaço, geometria, tamanhos e proporções!

Atividades físicas

Você pode estar se perguntando como as atividades físicas podem ajudar no aprendizado da matemática.

Acontece que os esportes, além de serem bons para o funcionamento do corpo, estimulam as crianças a pensarem rápido. Muito útil quando elas estão frente a um problema de matemática muito complexo.

Atenção: às vezes um reforço é a melhor opção

Mas e quando a dificuldade parece não passar? É preciso ficar atento aos sinais que as crianças demonstram durante o aprendizado da matéria. 

Por exemplo, se ela não consegue compreender conceitos matemáticos ou se tem problemas em reconhecer valores, pode ser um sinal de discalculia, uma deficiência de aprendizagem específica em matemática.

Para ler também: 

Já a dificuldade excessiva de concentração, esquecimento e falta de atenção podem ser sinais de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Converse com a criança, pergunte quais são as dificuldades que ela encontra quando tenta estudar e não hesite em buscar ajuda extra. 

O reforço, seja na escola, seja com professores particulares, pode fazer a diferença no futuro das crianças. 💛

Se matemática já é difícil presencialmente, à distância o desafio fica maior.

Leia também:

Tags deste conteúdo
Mostre para mais alguém: