Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

10 ideias para crianças de 2 a 3 anos brincarem ao ar livre

Ninhos do Brasil NB
qua, 01/06/2022 - 10:00
Um menino sorri com as mãos para o alto enquanto passa por bolhas de sabão em um ambiente externo arborizado, com outro menino ao fundo. A foto faz alusão ao tema de brincadeiras ao ar livre.

Quem cresceu brincando ao ar livre costuma guardar boas lembranças desses momentos de liberdade e diversão. Apesar de este hábito não fazer mais parte da vida de muitas crianças, seja por preocupações com segurança ou por mais interesse em jogos digitais, muitas famílias ainda mantêm essa tradição viva.

Com a retomada das atividades em parques e praças depois de tanto tempo de isolamento, as crianças finalmente podem retomar suas aventuras. Ainda bem! 

Vamos recuperar o tempo perdido com muitas brincadeiras ao ar livre? 

Confira nossas dicas para se divertir com a meninada de 2 a 3 anos, aproveitando que, nessa fase, elas já correm por aí e demonstram mais autonomia.

Quais são os benefícios das brincadeiras ao ar livre? 

Brincar ao ar livre tem diversos efeitos positivos na vida das crianças, contribuindo tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. 

A propósito, a Sociedade Brasileira de Pediatria criou até uma cartilha supercompleta listando todos os benefícios e trazendo dicas e orientações para as famílias nesse sentido. No documento, a SBP cita ainda o chamado “Transtorno do Déficit de Natureza” — termo criado para agrupar sintomas comportamentais e físicos decorrentes da falta de contato com a natureza na vida das crianças. 

Pois é: o contato com terra, água, árvores e bichos faz uma falta tremenda!

Vamos recuperar essa conexão? Brincadeiras do lado de fora ou na natureza são um ótimo alicerce para melhorar a imunidade, memória, qualidade do sono, capacidade de aprendizagem, sociabilidade e o desenvolvimento motor. É uma forma divertida de cuidar da saúde! 😊

Quando brincam ao ar livre, as crianças espontaneamente exploram o ambiente, aprimoram a curiosidade e a criatividade. Nesses espaços com tantas possibilidades, os pequenos exploradores também fortalecem vínculos e aprendem a compartilhar com os coleguinhas! 

Conhecer coisas diferentes das que elas estão acostumadas em casa ou na creche mantém as crianças mais inspiradas e concentradas em suas atividades. Os estímulos de um lugar novo também despertam nelas a vontade de se movimentar mais, não dando chance para o sedentarismo. 

10 brincadeiras ao ar livre para fazer com crianças de 2 a 3 anos

Em dias quentes, vista roupas leves e tênis, coloque o celular no modo silencioso e tenha protetor solar em mãos. Já se for inverno, lembre-se de se agasalhar com roupas confortáveis: é hora de brincar! 😄

Existem diversas brincadeiras ao ar livre para crianças de todas as idades. Algumas do ‘nosso’ tempo, outras mais atualizadas: em todas elas, o importante é se divertir.

Confira algumas brincadeiras adequadas para crianças de 2 a 3 anos:

  • Morto ou vivo: essa você provavelmente já conhece! Um dos participantes fala "morto" ou "vivo" de forma aleatória. O restante do grupo precisa agachar quando ouve “morto” e levantar quando ouve “vivo”. Quem se confundir, perde.
  • Equilibrar no meio-fio: pode não parecer um jogo, mas as crianças costumam fazer isso naturalmente e se divertem. Se perder o equilíbrio e pisar fora do meio-fio, volta para o começo. 
  • Caça ao tesouro: esconda algum objeto no espaço onde estiverem e guie a criança com dicas.
  • Culinária imaginária: Pegue xícaras e potinhos de plástico (para não correr o risco de quebrar) e brinque de preparar pratos e bebidas imaginárias com as crianças. Vale chá com folhas colhidas das árvores, bolinho feito de areia e tudo que a imaginação permitir.

Brincadeiras ao ar livre simples

Brincar ao ar livre não precisa de nada muito elaborado. Veja mais algumas dicas de brincadeiras: 

  • Bolhas de sabão: para fazer até mesmo no quintal de casa, basta misturar detergente neutro com água. As bolhas podem ser sopradas com canudo ou empurradas contra o vento usando um barbante amarrado como um círculo. 
  • Siga o mestre: um dos participantes é o mestre e deve fazer movimentos que o grupo todo precisa imitar.
  • Brincadeiras com terra: elas soltam a imaginação! Além das comidinhas, é possível montar castelos ou, ainda, cavar, esconder objetos e depois procurá-los. Lembre-se sempre de lavar bem as mãos depois da brincadeira.

Brincadeiras ao ar livre com bola

Para crianças de até 3 anos, as regras de um jogo em time como o futebol ainda são muito complexas, mas isso não quer dizer que não dá para brincar com bola.

  • Chutar ao gol: uma criança de cada vez tenta acertar o chute.
  • Pega a bola: jogar a bola com as mãos uma para a outra, tentando não deixar cair. 
  • Bola na cesta: use bolas menores e baldes – cada criança pode tentar acertar lá dentro, como num basquete improvisado. 

Brincadeiras ao ar livre em grupo 

Nessa idade, as crianças podem não compreender muito bem a divisão de grupos para brincar. Geralmente, quando elas se reúnem ao ar livre, começam a correr juntas e criar as próprias dinâmicas e formas de comunicação.

Os pais podem ser propositivos e combinar brincadeiras que o grupo todo pode aproveitar.

Aqui, cabe investir em entretenimento que prenda a atenção das crianças, que se distraem facilmente quando estão em grupo. Elementos como cor e som são ótimos aliados: 

  • Pintura com guache em um papel gigante para que as crianças possam compartilhar;
  • Brincadeiras com música, como “Eu entrei na roda”. As crianças caminham em círculos de mãos dadas enquanto uma delas fica no meio para dançar do seu jeito. 

E lembre-se, o importante é se divertir! Deixe a criança ser criança, participe, se jogue também e aproveitem esses momentos. 💛

Tags deste conteúdo

Feito com carinho por:

X