Marcos do desenvolvimento infantil: etapas cruciais do crescimento
Sabe quando a criança aprende a realizar uma nova ação e imediatamente pensamos "nossa, como ela está crescendo rápido"? São os marcos no desenvolvimento infantil surgindo.😮
Cada criança tem seu próprio ritmo para começar a engatinhar, falar e andar. No entanto, geralmente essas etapas começam em determinadas faixas etárias.
As transformações de comportamento, aprendizado e características físicas marcam o início de novas fases na vida dos pequenos exploradores.
Neste artigo, falaremos sobre quais são esses marcos, quando eles geralmente surgem e como acompanhar cada um deles.
Boa leitura!
O que são marcos do desenvolvimento infantil?
Os marcos do desenvolvimento são habilidades que as crianças adquirem durante o seu crescimento, como o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e emocional.
A maioria deles acontece na etapa que abrange os anos de 0 a 6, chamada de primeira infância.
É durante esse período que as crianças fazem suas primeiras descobertas, explorando o próprio corpo e potencialidades e o mundo ao seu redor. 🌍
Esses marcos mostram que a criança está amadurecendo. É por isso que temos essa impressão de que cresceram em um piscar de olhos.
Conheça as principais etapas dos marcos do desenvolvimento infantil
Os marcos do desenvolvimento são divididos em quatro categorias: sócio-emocional, cognitiva, linguagem e motora.
Além disso, os marcos do desenvolvimento infantil também são divididos em etapas, de acordo com os estudos do psicólogo Jean Piaget.
Ele indica a existência de quatro etapas de crescimento da mente das crianças:
- Fase sensório-motora
- Fase pré-operatória
- Fase operatória concreta
- Fase operatória formal
Vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas?
Fase sensório-motora (0 a 2 anos)
É nessa fase que acontece um aumento nas habilidades que envolvem os sentidos e os movimentos.
Nos primeiros meses de vida, o bebê começa a entender os seus próprios reflexos e, aos poucos, aprende a agir com intenção.
Além disso, o foco dele está em tudo que pode sentir naquele momento. Se algo não está no campo de visão do bebê, é como se não existisse.
Fase pré-operatória (2 a 7 anos)
Aqui a criança entra na fase da comunicação verbal, ou seja, de tagarelar.
Ela começa a soltar tudo o que vem à mente, mesmo que as palavras não façam muito sentido.
Com o passar do tempo, essa conversa começa a ser mais coerente e elas passam a compreender melhor o que as pessoas ao seu redor falam.
As crianças começam a usar palavras e frases para falar sobre coisas e ações e, com o tempo, vão pegando o jeito de lidar com as suas ideias.
Fase operatória completa (7 a 11 anos)
As crianças já conseguem controlar as suas ideias e lembranças.
Nessa fase, elas começam a criar regras mentais sobre como tudo funciona e as usam para saber como devem agir ou pensar.
Agora, alguns conceitos, como os de números e relações pessoais fazem mais sentido e a forma como falam fica mais parecida com a dos adultos.
Elas também começam a se sentir mais independentes, formando suas próprias ideias sobre o que é certo e errado.
Fase operatória formal (a partir dos 11 anos)
Na fase final do desenvolvimento do pensamento, as crianças já conseguem lidar com ideias mais abstratas. 🤯
Além disso, elas também conseguem entender o ponto de vista dos outros e ter empatia por eles em diferentes situações.
A coisa mais importante nessa etapa é que elas começam a desenvolver a habilidade de criar hipóteses para explicar e resolver problemas. Isso é conhecido como pensamento hipotético-dedutivo.
Como os pais podem acompanhar os marcos do desenvolvimento infantil?
Muitos pais e mães acabam se preocupando com o desenvolvimento dos seus filhos, querendo ter certeza de que tudo está ocorrendo conforme o esperado.
A primeira dica é: mantenha a calma! ✋
É importante manter um acompanhamento regular com o pediatra. Eles monitoram o progresso dos marcos de desenvolvimento e avaliam se estão acontecendo na idade esperada.
Além disso, na conversa com o pediatra, ele pode te dar dicas sobre como estimular na medida certa – nem demais, nem de menos.
É importante observar os progressos da criança ao longo do tempo.
Você pode usar, por exemplo, as referências de Piaget (que deixamos ali em cima, em outro tópico) para saber quais são os marcos para cada idade.
O que fazer no caso de atrasos no desenvolvimento infantil?
Em alguns casos, de fato, pode haver atrasos no desenvolvimento infantil.
Diversos fatores podem fazer com que a criança demore para se desenvolver.
Desde a desnutrição, fatores genéticos, complicações na gestação ou no parto e transtornos do neurodesenvolvimento, como o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) ou o TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Se notar que ela está demorando mais para atingir certas etapas, é importante conversar com o pediatra para avaliar a situação.
Marcos do desenvolvimento infantil: tabela para acompanhar cada fase
Como falamos antes, a fase inicial da infância é bem crucial para o crescimento das crianças.
Por isso, é muito importante acompanhar de pertinho quais habilidades são esperadas para cada fase.
Na caderneta da criança, recebida na saída da maternidade, é possível conferir informações sobre a curva do crescimento, desenvolvimento infantil e muito mais. As cadernetas da menina e do menino têm leve diferenças. Vale a pena dar uma olhada!
A tabela a seguir, baseada nessas cadernetas, resume o progresso do desenvolvimento, dividido em quatro categorias que mencionamos.
idade | Sócio-emocional | Cognitiva | Linguagem | Motora |
---|---|---|---|---|
0 a 6 meses
|
Sorri e reage a estímulos, como cosquinhas |
Acompanha sons Controla o movimento dos olhos |
Faz sons |
Levanta a cabeça Consegue rolar Leva objetos à boca |
6 a 9 meses |
Entende quando está gostando de algo |
Reconhece o próprio nome Tem preferência por brinquedos |
Pronúncia pequenas sílabas |
Senta Manipula objetos Engatinha |
9 a 12 meses |
Chora quando não está com os pais Interage com outras crianças |
Aponta Entendem o que lhe pedem |
Acena para dar tchau Sabe falar mamãe e papai e entende o que é |
Consegue se levantar Dá os primeiros passos |
2 anos |
Demonstra independência |
Sabe nomear cores e formas geométricas Brinca de faz de conta |
Repete palavras Forma frases |
Arremessa bolas Fica na ponta dos pés Corre |
3 anos |
Brinca com outras crianças |
Consegue abrir portas Trabalha a imaginação |
Responde o seu nome e idade Consegue responder a perguntas simples |
Sobe e desce escadas |
4 anos |
Conversa sobre seus interesses Usa a imaginação nas brincadeiras |
Reconhece histórias Sabe diferenciar o que é igual e o que é diferente |
Conta histórias Consegue formar frases maiores |
Consegue brincar com mais habilidade com bolas Pula em um pé só |
5 anos |
Sabe a diferença entre o que é real e o que é fictício Imita outras pessoas |
Sabe contar, geralmente até 10 Consegue reproduzir letras e números |
Fala com maior clareza Consegue indicar onde mora |
Consegue nadar Escala pequenas alturas |
Algumas crianças podem apresentar esses marcos antes, outras um pouquinho depois. Se notar que está demorando mais do que o esperado, é preciso buscar a orientação de um pediatra para entender o que está acontecendo
O acompanhamento e o diagnóstico devem ser feitos o quanto antes, para evitar prejuízos no crescimento da criança.
Crescer é uma fase encantadora, e acompanhar a criança aprendendo algo novo todos os dias, amadurecendo a cada momento, é uma experiência incrível.
Isso também é uma oportunidade para fortalecer os laços afetivos, compartilhar momentos felizes e fazer novas descobertas em família. 👪