Eba, a família caiu na rotina! Sim, isso é positivo :)
Se você me perguntasse, afinal, qual o grande segredo para a felicidade de um lar, eu poderia começar falando da rotina familiar.
Ela tende a ser pisoteada em outros contextos – “nossa relação caiu na rotina”, “essa rotina de trabalho está acabando comigo” ou ainda “eu odeio ter rotina!”. Porém, na parentalidade, é ela quem salva casamentos, tranquiliza as crianças e nos faz amar a organização das pequenas e das grandes demandas da vida.
Reclamação frequente em muitos lares, aquele caos que permeia o cotidiano sem planejamento acaba atingindo em cheio as relações entre pais e filhos. Criam-se tensões desnecessárias e atritos que acabam ferindo quem a gente mais ama.
Os benefícios da rotina familiar são para todos, mas são nossos filhos que mais ganham. Eles se organizam emocionalmente a partir de uma agenda clara.
Porém, não adianta organizar apenas a agenda das crianças e esquecer da nossa. Aposte em uma rotina abrangente. No planejamento do dia a dia familiar, inclua as atividades de todos. Funciona como um recurso extra para a criançada entender as outras demandas dos pais.
Como encaixar a rotina familiar na agenda?
Há diversas técnicas para aplicar essa organização familiar. Entretanto, é preciso tomar cuidado com um erro muito comum: estabelecer uma rotina extensa e absolutamente rígida da noite para o dia pode ser arriscado. É como uma dieta alimentar radical, suportamos por alguns dias e depois volta tudo e mais um pouquinho da confusão.
Então, sugiro irmos com calma, mas seguirmos determinados. Os resultados ao estabelecermos uma rotina são fantásticos e você verá que, em pouco tempo, a paz voltará para a sua casa.
Passo a passo
É preciso saber como trazer essa rotina familiar para o cotidiano do seu lar. Entretanto, não tente mudar tudo repentinamente, sem antes conversar com todos os membros da família. Tenha calma e confira como isso pode ser desenvolvido.
Conversa franca com a família
O primeiro passo que precisa ser dado é uma conversa honesta com os familiares. Contar as dificuldades que você está enfrentando e a vontade de fazer prevalecer o carinho que existe entre todos. Assim, desde o início, estamos incluindo as crianças nas definições. Isso garante o resultado no futuro.
Listar tudo
Mãos à obra! Peguem uma folha de papel em banco e comecem a listar as atividades de cada membro da família. Iniciem pelos compromissos com hora marcada, depois passem para as tarefas rotineiras da casa, até chegar às atividades de lazer. Provavelmente será um documento grande. Sem problemas.
Calendário semanal
Agora vamos para o calendário semanal. Ao desenhar a semana de todos, a partir da lista que vocês já montaram, fica mais fácil enxergar onde estão os gargalos e as possibilidades de ajuste vão aparecendo naturalmente.
Decoração
Já que falamos em desenhar no tópico anterior, use e abuse de cores e elementos divertidos. Afinal, a rotina é para todos, mas precisamos encantar as crianças e fazer com que elas memorizem as atividades!
Atenção especial para a rotina das crianças
É fundamental usar como ponto de partida para organizar a rotina familiar o atendimento às necessidades básicas das crianças: sono, descanso e alimentação. É a partir delas que as outras atividades orbitam. Atenção, papais e mamães: respeitem esses horários, eles são cruciais para o desenvolvimento dos nossos filhos.
Lembre-se de reservar espaços amplos na agenda para brincadeiras. Se seu filho tem uma agenda tão extensa quanto a sua, talvez seja o momento de rever alguma dessas atividades. Só se é criança uma vez na vida.
Vale anotar tudo nas atividades das crianças, respeitando a fase de cada um. Direitos e deveres. Escola, lição de casa, arrumação da cama, hora do lanche, hora da leitura, momento do eletrônico, ajudas na casa, passeio com o pet, entre outros. Poderíamos falar por horas sobre o uso das telas, mas nesse momento tenha em mente que há limites de tempo ideias para cada faixa etária.
Vá aos poucos, revise a rotina sempre que sentir necessidade. Não se prenda aos minutos, mas pense de forma sistêmica. E valorize cada momento de paz que você sentir ao perceber que a rotina está ganhando potência na vida da família.
Sua agenda lotada de compromissos de trabalho te faz sentir culpa? Veja como a cantora Negra Li lida isso: