A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Brinquedos sensoriais: entenda a nova moda dos fidget toys

Ninhos do Brasil NB
sex, 17/12/2021 - 10:30
Criança brincando com um brinquedo sensorial chamado fidget toys

Os brinquedos sensoriais – “fidget toys” em inglês – se tornaram extremamente populares nas redes sociais e entre as crianças, virando até mesmo tema de festinhas de aniversário. A maioria dos fidget toys são coloridos, maleáveis e bons de apertar – nas palavras das próprias crianças: são satisfatórios.

Pelas características, já deu para entender o porquê de essa febre existir, não é? Reuniram tudo o que uma criança busca em um só objeto! 

Mas a melhor parte vem agora: muito mais do que uma tendência, esses brinquedos também ajudam no desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos 😉

Acompanhe a leitura para saber mais! 

O que está por trás da moda dos brinquedos sensoriais?

Para nós, adultos, os fidget toys podem parecer uma tendência passageira, como algumas que crescem rapidamente entre as crianças e desaparecem com a mesma velocidade. Porém, eles fazem parte das nossas vidas há muito tempo: quem nunca estourou plástico-bolha para desestressar? Ou aceitou o desafio de um cubo mágico? 

Os brinquedos sensoriais sempre estiveram presentes, atravessando gerações. Embora muitas vezes não pareça, eles têm diversos benefícios para a saúde mental e o desenvolvimento cognitivo das crianças! 

5 exemplos de brinquedos sensoriais para conhecer

A variedade de fidget toys, ou brinquedos sensoriais, é imensa e decidimos trazer alguns exemplos mais populares e fáceis de encontrar em lojas!

Pop it

O pop it é a febre do momento entre as crianças. Bolhas de borracha são enfileiradas e o objetivo é “estourá-las”. Eles vêm em diversas cores, formas e tamanhos. 

brinquedo pop it

Fidget Spinner

O fidget spinner se popularizou no Brasil em 2017, mas foi criado muito tempo antes, em 1993, com a intenção de oferecer um escape para a energia acumulada e auxiliar crianças com ansiedade, TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) ou que estejam no espectro autista.

criança brincando com um fidjet spinner

Globbles

Globbles, como seu nome em inglês (glow + bubbles) diz, são bolinhas pegajosas, extremamente flexíveis e maleáveis, que brilham no escuro.

Esse fidget toy apresenta formatos visualmente interessantes ao passo que é apertado e não estoura, independentemente da força aplicada pela criança, ajudando a aliviar a ansiedade.

brinquedos globbles

Bolinha antiestresse

Essa é similar às globbles, mas já faz parte da nossa vida. Todos conhecemos as bolinhas antiestresse, sejam elas feitas de espuma, borracha, ou qualquer outro material. São ótimas para o controle de ansiedade!

cubo mágico

Cubo mágico

Outro brinquedo que conhecemos muito bem! O cubo mágico é extremamente benéfico para a criança. Tátil e visual, ele ajuda a estimular o desenvolvimento sensorial, enquanto o jogo em si estimula o raciocínio lógico e o desenvolvimento cognitivo!

cubo mágico

Benefícios dos brinquedos sensoriais para o desenvolvimento cognitivo

Os brinquedos sensoriais oferecem uma grande variedade de texturas, cores e sons. Esses estímulos ajudam a desenvolver o lado sensorial do pequeno explorador. Eles estão associados a concentração, desenvolvimento cognitivo, redução do estresse e ansiedade e são grandes aliados também no desenvolvimento de crianças no espectro autista.

Além disso, a maioria desses brinquedos se baseia em movimentos repetitivos. Isso contribui também para o desenvolvimento da coordenação motora e controle da ansiedade, já que direciona o foco da criança. 

Os brinquedos sensoriais também podem ser associados a atividades educativas. O pop it, que é o fidget mais popular do momento, consiste em “estourar” bolhas de borracha que estão enfileiradas com diferentes cores. 

Associando as fileiras de bolhas e suas cores com princípios de matemática como soma e multiplicação, você amplia as possibilidades de aprendizado enquanto a criança se diverte!

Leia também:

Para nós, adultos, estourar bolhas pode ser uma atividade simples. Mas, aos pequenos exploradores, é uma atividade divertida que estimula o bem-estar e o desenvolvimento! Vale a pena acompanhá-los nas brincadeiras (e até se divertir junto) 😊  

Brinquedos sensoriais reciclados: como fazer?

Os brinquedos sensoriais não precisam custar caro. Em vez disso, você pode fazer um em casa e envolver seu filho nesse processo. Esse pode ser um momento propício para ampliar a conexão entre vocês dois – além de a diversão ser garantida, é claro!

Ao valorizar a alternativa caseira, evitamos o estímulo ao consumismo infantil, que cerca esses brinquedinhos colecionáveis. 

Por isso trouxemos o passo a passo de como fazer um monstrinho antiestresse! Para fazê-lo você precisa apenas de farinha, uma garrafa pet, um balão de festa, um fio e adereços para decorá-lo!

Passo 1

Com ajuda de um funil, coloque a farinha dentro da garrafa PET.

Passo 2

Encha o balão de ar e prenda a boca dele na boca da garrafa.

Passo 3

Vire a garrafa e encha o balão com a farinha. Após isso, retire a garrafa e espalhe a farinha pelo balão enquanto retira o ar de dentro.

Passo 4

Amarre o balão com o fio para que nada de farinha escape.

Passo 5

O quinto e último passo é o mais divertido! Decore o monstrinho como você quiser! Pode colar olhos, boca, e deixar a criatividade fazer seu trabalho!

Dê uma chance a esses brinquedinhos: é uma ótima atividade para você desfrutar ao lado do seu filho! E também para observar como coisas tão simples quanto estourar bolhas podem fazer uma diferença significativa no bem-estar e no desenvolvimento dos pequenos 😊

Inserir na rotina brinquedos que estimulam o desenvolvimento da criança é tudo de bom, afinal, o simples ato de brincar já faz um bem enorme à saúde!

Sabia que a música também ajuda a estimular o desenvolvimento dos pequenos? Vem aqui ler sobre!