A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Doces ou travessuras: 36 ideias para festa Halloween infantil

Ninhos do Brasil NB
ter, 04/07/2023 - 11:00
Foto de 4 crianças sorrindo, fantasiadas e carregando uma cesta de abóbora para a festa de halloween.

Tradição nos Estados Unidos, a festa Halloween infantil já foi um tema polêmico por não ser nada brasileiro – em teoria. Mas não podemos negar que sua popularidade vem crescendo e, bem, não é à toa que somos conhecidos como um povo festeiro: se a ideia é festejar, importamos a cultura de outros países sem medo.

Além da festa e das fantasias, outra característica do Halloween é a distribuição de doces para as crianças. Esse ponto é motivo de debate: há quem não concorde com o consumo de açúcar e quem dê mais liberdade nesse aspecto. Mas, acima de tudo, é preciso se atentar a alergias e intolerâncias alimentares. 

Para brincar com equilíbrio e garantir a diversão, confira nossas dicas: 

  • Decoração festa halloween infantil
  • Comidas para festa halloween infantil
  • Lembrancinhas festa halloween infantil
  • Fantasia festa halloween infantil
  • Maquiagem festa halloween infantil

36 ideias para uma festa Halloween infantil divertida e assustadora

Seja em família, entre amigos ou com toda a vizinhança, festa Halloween infantil é um momento de descontração que pode ficar ainda mais divertido, de acordo com o nível de imersão proporcionado.

Como é legal ver todo mundo caracterizado, de fantasia e maquiagem temáticas, em um ambiente todinho pensado para ser deliciosamente assustador, não é mesmo?

Foi pensando nisso que reunimos aqui 40 ideias para transformar a experiência de uma festa de Halloween infantil com tudo o que você tem direito.

Decoração festa Halloween infantil 

Existem dois tipos de pessoa na hora de montar uma festa de Halloween infantil. A primeira é aquela que prefere comprar tudo pronto para curtir sem maiores preocupações. Para a segunda, a festa começa já nos preparativos: recortando, colando, pintando… montando tudo à mão. Qual delas é você?

Independentemente de qual te representa melhor, nós estamos aqui pra te ajudar. Chame as crianças e vamos organizar uma festa linda juntos.

Cores temáticas

O primeiro passo para pensar uma festa Halloween infantil são as cores. Invista no preto, roxo e laranja na hora de comprar os materiais, que não tem erro. Ah, e isso vale tanto para decoração quanto para fantasia, para maquiagem e até para comida!

Balões temáticos

Você pode apostar em opções que já vêm estampadas ou confiar nas lisas. Uma alternativa é convidar as crianças para desenhar neles com marcador permanente – com cuidado, para não estourar na hora do desenho.

Ícones assustadores

O que salta logo à mente quando você pensa em Halloween? Há alguns personagens e ícones que não podem faltar em uma festa de Halloween infantil:

Abóboras

As abóboras são comuns nos Estados Unidos nessa época do ano e são fáceis de esculpir. Por lá, eles recortam rostos no legume, posicionando dentro dele uma vela ou lanterna, o que confere uma aura macabra.

Nada impede de reproduzir a tradição em casa, mas também é possível ir por um caminho mais fácil. Você pode desenhar com canetinha preta em bexigas, massinha de modelar e até laranjas.

Outra ideia muito bacana – e ainda mais surpreendente – é transformar um livro velho em abóbora!

Bruxas

As bruxas são outro clássico do Halloween e proporcionam diversas opções de decoração. Comece colocando os chapeuzinhos pontudos em tudo o que puder imaginar: garrafas, potinhos de doce, luminárias…

Por que não pendurar alguns chapéus no teto? Aproveite para recriar minivassouras com palito e ervas secas ou barbante para pendurar junto ou espalhar pela casa.

Além disso, potes e panelas decoradas também podem ser perfeitos caldeirões para servir a comida.

Gatos pretos

Companheiros inseparáveis das bruxinhas, os gatos pretos também marcam presença em festa de Halloween infantil. Muitas lendas cercam esses felinos, mas hoje sabemos que não há nada a temer: ao contrário do que dizem crendices maldosas, eles dão muita sorte para quem cruza seu caminho.

Mas cuidado! Encher a casa de gatinhos pretos para o Halloween pode causar ataques de fofura.

Do que você tem medo?

Fantasmas, morcegos, aranhas e suas teias, e até membros do corpo de mentirinha: vale qualquer coisa que dê aquele sustinho divertido. E só, hein!

Antes de tudo, é importante garantir que não haja riscos de ninguém sair machucado com os objetos decorativos. 

Evite o uso de itens pontiagudos, cortantes ou quebráveis. Mas caso seja necessário utilizá-los, mantenha-os fora do alcance das crianças para não ter perigo.

Para garantir que ninguém sairá da festa ferido – ou traumatizado, vale conversar sobre o que dá medo e explicar que nada aqui pode machucar. Ainda assim, é bom evitar o que pode tirar o sono da criança. Afinal, a ideia é que o terror acabe assim que terminar a festa, ninguém quer pesadelos.

Para garantir um sono tranquilo é bom cuidar da alimentação antes de dormir. 

Tecidos e materiais 

Se você é do tipo que gosta de botar a mão na massa, é claro que tesoura, cola e umas canetinhas hidrocores não podem faltar. Mas alguns outros materiais podem te ajudar nessa missão.

TNT

Vamos começar pelo tecido não tecido. O nome pode parecer confuso, você deve conhecê-lo como TNT – o queridinho das decorações de festa.

Decidiu montar a mesa de Halloween? Vai espalhar mesas para os convidados no salão? Ou a ideia é usar a mesa de jantar? De qualquer forma, ele é perfeito como toalha de mesa. Optou por montar um painel decorativo? Experimente pendurar um generoso pedaço de TNT na parede.

Voil ou voal

Outro tecido muito útil em decorações é o voil – ou voal. Aqui, você pode pendurá-lo em pequenos pedaços como fantasmas pela casa, ou usá-lo como base do painel. No último caso, é interessante deixar alguns amassadinhos no tecido, pendurando-o de forma irregular.

Tule

Mais um tecido, e esse é sucesso em festa de Halloween infantil: o tule. Em branco, ele também é perfeito para assombrar sua casa como diversos fantasminhas. Seguindo as cores da festa, em preto, roxo e laranja, ele complementa perfeitamente sua decoração: seja no painel, seja em cantos estratégicos dos cômodos. Que tal colocar uma camada de tule nas janelas? Apostamos que ele vai dar aquele ar assustador que você está procurando!

EVA

Etileno acetato de vinila pode parecer um nome digno de Halloween, sabemos. Mas não precisa se assustar, esse nada mais é que o nome completo do melhor amigo das professoras de educação infantil: o EVA. Ele permite fazer qualquer detalhe na decoração, desde esqueletos para pendurar na parede até minimorceguinhos para decorar talheres.

Cartolina preta

Você vai se surpreender com o que uma cartolina preta pode fazer por você. Lembra dos ícones assustadores? Você e suas crianças podem fazer muitos deles com uma simples cartolina preta: morcegos, chapéus de bruxa, aranhas, gatos pretos, esqueletos... e o que mais sua imaginação permitir!

Barbante

Um bom barbante é muito útil para fazer varais em que você pode colocar um belo “Feliz Halloween” ou para pendurar os enfeites pela casa. Se você tem um pouco mais de habilidade manual, também é possível usá-lo para simular teias de aranha que descem do teto.

Fita isolante

Caso você queira seguir uma linha um pouco mais conservadora, é possível usar fita isolante para fazer padrões, como as citadas teias de aranha ou mesmo olhos assustadores pela casa.

Cole a fita em superfícies lisas, como azulejos, pias ou até na tampa do vaso sanitário. Só não vale colar nas paredes, ok? Se não, o terror vai ficar por conta da retirada: a tinta pode sair junto com o desenho.

Comidas para festa Halloween infantil 

Festa não é festa sem comida. E quanto mais, melhor!

E, com um universo tão rico quanto o do Halloween, nós não ousaríamos servir opções comuns. E é possível oferecer alternativas simples – com corante alimentício (ou não).

Se os lanchinhos forem oferecidos para os amigos da criança, não se esqueça de perguntar para a família se existe alguma restrição. Se possível, ofereça alternativas – assim, todo mundo é incluído na brincadeira.

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Quer opção mais brasileira que essa? Laranja com preto, esse bolo já vem inteiramente dentro da paleta halloweenesca, nem precisa adaptar. Mas, caso você queira dar um up neles, vale apostar em granulados cor de laranja ou roxos.

Brigadeiros típicos

Outro doce tipicamente brasileiro, para deixar gringo morrendo de inveja. Os brigadeiros – brancos e pretos – podem ser enrolados em granulados nas cores da festa. Outra opção é colocá-los em potinhos coloridos e usar colherinhas temáticas.

Cupcakes decorados

Essa é uma opção importada, que vem fazendo cada vez mais sucesso. Que tal fazer bolinhos de laranja com glacê preto, e decorá-los com uma teia de aranha no topo? Você pode até depositar uma aranha de plástico no centro dela!

Cachorro-quente especial

Já pensou em transformar salsichas em suculentos dedinhos com molho? Cuidado pra não confundir e morder a própria mão!

Minissanduíches monstruosos

Aqui vale a mesma ideia: você sabia que duas azeitonas recheadas podem facilmente parecer um par de olhos? Coloque-as em cima dos minissanduíches e os veja ganhar vida!

Gelatina-monstro

Gelatinas em potinhos individuais ficam assustadoras com olhos e bocas monstruosos. É bom comer bem rápido!

Pirulitos-fantasma

Fure uma bola de isopor com os pirulitos e os embale com tecido branco, pintando o buraco para os olhos. Amarre o tecido com fita preta, garantindo que sobre bastante tecido abaixo dela. Não se assuste se eles começarem a... desaparecer.

As bebidas não ficam de fora

Com tanta comilança, não podemos esquecer de beber água. Que tal manter as crianças hidratadas com copos com olhos de cartolina? Garrafas desenhadas com marcador permanente e até latas enroladas em ataduras compõem seu universo assustador – e muito divertido.

Lembrancinhas festa Halloween infantil 

E se sua festa for tão boa que ninguém quiser ir embora? Sem chororô! Ainda bem que pensamos nas lembrancinhas: assim, todo mundo leva um pedacinho dela pra casa e pode aproveitar um pouco mais do clima que você criou.

Vamos ver algumas ideias:

Lembrancinha de Halloween na luva

Uma luva cirúrgica cheia de guloseimas ou brinquedos já dá conta do recado. Mas, se você quiser dar um toque a mais, que tal pintá-la com tinta em spray em tons de pele?

Lembrancinha de Halloween na laranja

Lembra da laranja que faz as vezes de abóbora? Descascando as laranjas com uma colher, obtemos um potinho perfeito para guardar as lembrancinhas. Vale pintar o rosto na casca ou esculpi-la – o que suas habilidades permitirem.

Lembrancinha de Halloween no chapéu

O chapéu de bruxa é realmente muito versátil. O formato de cone possibilita carregar com facilidade quantas guloseimas e brinquedos o tamanho permitir. Além disso, se você colar uma presilha na base, os convidados ainda podem vestir o chapéu – só os alerte para que tenham cautela com os feitiços.

Lembrancinha de Halloween no caixão

Um caixão de papelão também é uma ótima ideia para oferecer as lembrancinhas. Você pode colocar um vampiro de brinquedo no meio delas. Mas, cuidado: acordá-lo pode ser perigoso.

Fantasia festa Halloween infantil

O mais importante na escolha da fantasia para a festa de Halloween infantil é sua criança se sentir à vontade. Por isso, a envolva na decisão: peça a ajuda dela para procurar ideias, mostre opções e deixe que ela escolha.

Ajude-a a ser realista nesse momento. Se ela tem medo de palhaços, risque essa fantasia da lista. Uma boa oportunidade para começar a trabalhar esse medo com ela pode ser deixar um ou outro elemento na decoração – que possa ser facilmente retirado, caso haja necessidade.

Talvez você esteja na expectativa de uma fantasia mais assustadora, mas sua criança queira ser... um unicórnio. Quem sabe vocês possam elaborar um unicórnio em cores mais escuras, ou pensar em uma maquiagem que o deixe mais assustador?

Mas lembre-se que esse momento é dela e que, se ela se sente confortável em uma fantasia leve, é importante respeitá-la. Até porque existem personagens de terror extremamente fofinhos.

Fantasia de bruxa

Falamos tanto das bruxas que faz todo sentido dar destaque a elas. Essa é clássica: um vestido preto e um chapéu cônico compõem perfeitamente essa fantasia. Você pode abusar do tule se quiser um efeito mais elaborado. Além disso, se a criança quiser carregar um minicaldeirão como bolsa, por que impediríamos?

Fantasia de vampiro

Outro clássico! Para montar um desses você vai precisar de uma camisa branca, uma calça preta, uma capa e dentes falsos. E muito cuidado para não se cortar perto dele: dizem que eles se empolgam perto de sangue.

Combine com: maquiagem de vampiro

Para representar a palidez dos vampiros, você pode usar um pó branco na pele da criança e escurecer a área ao redor dos olhos. Uma boca vermelha, com sangue escorrendo confere um tom mais assustador.

Fantasia de fantasma

Sim, a fantasia mais fácil da história das fantasias: um lençol branco e um buraco para cada olho. Não, você não precisa de mais nada. Mas pode querer separar um espaço para os braços e um capuz como forma de permitir que a criança fique com o rosto livre.

Fantasia de múmia

Talvez tenhamos nos precipitado. Afinal, enrolar sua criança em ataduras talvez seja ainda mais fácil que cobri-la com um lençol. Só se lembre de não apertar demais e deixar as articulações livres: você não quer que ela vire uma múmia de verdade.

Fantasia de zumbi

Ainda falando de fantasias simples, para fazer um zumbi você talvez só precise de uma criança que gosta de brincar na rua e viva rasgando alguma peça por aí. Caso você não tenha uma dessas em casa, sempre é possível pegar roupas velhas e rasgá-las de propósito.

Combine com: maquiagem de zumbi

Para um morto-vivo, simule olheiras com uma sombra em tons arroxeados ou acinzentados. Para um efeito mais forte, você pode usar sangue falso, espalhado pelo rosto, corpo e roupa.

Fantasia de esqueleto

A clássica roupa de corpo inteiro que simula os ossos do esqueleto humano está por toda a internet. Mas é claro que você não precisa comprar a fantasia: é possível reproduzir o desenho com tinta branca em camiseta e calça pretas usadas. 

Combine com: maquiagem de caveira

Para transformar sua criança em uma linda caveirinha, passe pó translúcido branco ou pancake no rosto dela. Deixe livre a área dos olhos, para pintar de preto, fazendo um círculo. Aproveite e pinte a pontinha do nariz também. Em seguida, faça um risco da boca até a bochecha, com riscos verticais para simular os dentes.

Quer entender melhor essa maquiagem? Veja o vídeo que fizemos com o passo a passo.

Maquiagem com desenhos na pele

Se você tem um pouco mais de habilidade desenhando, pode usar delineador ou lápis de olho ou boca e fazer desenhos assustadores na pele da criança. Algumas opções são aranhas, teias de aranha ou até cicatrizes falsas.

Hora de curtir a festa de Halloween infantil

Você já tem a decoração, as comidas, as lembrancinhas, as fantasias e as maquiagens para a festa de Halloween infantil. Ufa! Parece muita coisa, mas a gente espera que tenha mostrado que dá para se divertir no processo.

Agora não se esqueça de aproveitar a festa e curtir muito! Se você usou algumas de nossas dicas, que tal postar nas redes e nos marcar?

Falando em versões brasileiras de Halloween, você sabia que além de dia das bruxas, o dia 31 de outubro é também o Dia do Saci? Que tal trazer esses personagens clássicos para a festa também? A Fafá, do Canal Fafá conta histórias, nos conduz por uma viagem superlegal pelo folclore brasileiro. Confere aqui.