A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

12 alimentos que prendem o intestino da criança em casos de diarreia

Ninhos do Brasil NB
qua, 29/12/2021 - 10:30
Beterraba, um dos alimentos que prendem o intestino

A princípio, a recomendação de alimentos que prendem o intestino pode parecer estranha. Afinal, é importante facilitar o cocô, não é mesmo? Bem, mães e pais que já testemunharam filhos com diarreia sabem que às vezes é necessário reduzir a velocidade do metabolismo. 

Note que não se trata de impedir que a criança faça cocô. O objetivo é dar ao intestino mais tempo para extrair todos os nutrientes dos alimentos e formar um bolo fecal mais equilibrado. É aí que entram em cena os alimentos constipantes.

Neste artigo, trazemos:

  • Como saber se a criança está com diarreia
  • Os cuidados para recuperar o equilíbrio intestinal da criança com diarreia
  • Alimentos que prendem o intestino e equilibram a flora

Quais são os sintomas da diarreia infantil?

Existe uma quantidade certa de idas diárias ao banheiro para fazer o número 2? Não há uma regra universal, pois cada organismo funciona de um jeito diferente. Dependendo do que a criança come e de outros fatores, até psicológicos, é normal fazer cocô mais de uma vez ao dia. 

Mas, se o aumento da quantidade de idas ao banheiro coincidir com uma textura de pastosa a líquida do cocô, seu filho está com diarreia. Para saber mais sobre como identificar um eventual desequilíbrio intestinal pela consistência das fezes, clique aqui

A diarreia pode ter muitas causas, como infecções causadas por micróbios, intolerância a alguns alimentos, doenças ou reações a medicamentos. É importante ter uma conversa com o pediatra, para investigar a causa e indicar o tratamento mais adequado. 

O que é bom para diarreia infantil?

O risco mais urgente trazido pela diarreia costuma ser a desidratação. Como os alimentos percorrem muito rápido o caminho do estômago até o vaso sanitário, o intestino não tem tempo de extrair deles os nutrientes e a água. 

Por isso, a criança fica desidratada em pouco tempo. Sendo assim, é preciso dar a ela bastante água e, em casos mais graves, soro caseiro, que você pode fazer misturando 1 colher de chá de sal e 1 colher de sopa de açúcar em 1 copo de água fervida ou filtrada.

Além disso, seu filho precisa se alimentar em intervalos curtos, um pouco de cada vez. E que tipo de alimento você deve dar? Certamente, nada que solte ainda mais o intestino, certo? 

Alimentos que prendem o intestino do bebê e da criança 

Existem os alimentos constipantes, que prendem o intestino, os laxantes, que soltam o intestino e os prebióticos e probióticos, que ajudam a regular e equilibrar a flora intestinal.

Alimentos laxantes em geral são ricos em fibras: aveia, linhaça, grãos integrais, feijão, lentilha, algumas frutas e verduras. Mas leite e derivados também têm esse efeito.

Quer saber mais sobre? Leia também: 

E quais são as comidas constipantes? Confira uma lista de opções que ajudam a reduzir a velocidade do trânsito intestinal: 

  • Banana 
  • Goiaba
  • Batata inglesa
  • Cará
  • Mandioca
  • Inhame
  • Beterraba cozida
  • Batata baroa
  • Arroz branco
  • Farinhas refinadas
  • Macarrão
  • Biscoitos de sal

Por sua vez, os alimentos probióticos, que são micro-organismos vivos e ajudam no equilíbrio do intestino, costumam ser fermentados: coalhada, iogurtes naturais, chucrute (repolho fermentado), kombuchá, kimchi e molhos de soja (shoyu).

No dia a dia, todos os grupos alimentares são importantes e uma dieta equilibrada é sempre variada. Assim que a diarreia passar, não esqueça que uma dieta rica em fibras, vegetais e frutas é importante para um desenvolvimento saudável. Aos poucos, você encontra o ponto de equilíbrio. 

Sabia que a melhor maneira de estimular hábitos saudáveis nas crianças é dando o exemplo? Vamos definir uma dieta saudável para toda a família? Leia nosso artigo sobre o tema: 

Tags deste conteúdo