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Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Atividades para crianças: dicas para estimular com criatividade

Ninhos do Brasil NB
sex, 09/09/2022 - 10:00
criança brincando com panelas e colheres de pau sentado no chão da cozinha.

Mães e pais sabem que ter na manga atividades para evitar o tédio é importante no dia a dia. Quem nunca precisou de ajuda na hora de ocupar a criançada? Variar o repertório de brincadeiras ajuda a instigar e despertar a vontade de interagir. 

Se é atividade divertida que você procura, veio ao lugar certo! Preparamos uma lista cheia de atividades criativas e estimulantes para ajudar você a variar as brincadeiras do dia a dia.

Atividades para crianças com muita diversão e estímulo

As atividades que apresentamos aqui servem não só para entretenimento, mas também podem ser um importante apoio no desenvolvimento das crianças. Algumas das brincadeiras sugeridas ajudam na aceitação de novas texturas. Nesse sentido, são apropriadas para crianças no espectro autista (TEA), que são mais suscetíveis a transtornos sensoriais, também associados à seletividade alimentar

Outras brincadeiras trabalham a consciência fonológica ou desafiam as habilidades de leitura, o que pode estimular (sem pressionar) crianças com dislexia ou em processo de alfabetização. Mas o importante mesmo é se divertir e fortalecer os laços com nossos filhos, certo?
Apresentamos nos tópicos abaixo uma lista de atividades para crianças, dividida por faixa etária. Leia tudinho, separe os materiais, reúna os filhos e boa diversão!

Atividades para crianças de 0 a 2 anos

Confira aqui três atividades próprias para estimular bebês e crianças pequenas:

Esconde-esconde com lençol

Essa todo mundo já brincou. E os bebês adoram! É só esconder o próprio rosto com o tecido e depois descobrir, dizendo “achou!”. A brincadeira de esconde-esconde com o lençol desenvolve a percepção de que objetos ou pessoas estarão no mesmo lugar em que estavam, mesmo que o bebê não possa ver.

Brincadeira da massa colorida caseira

A proposta é misturar corante alimentício, farinha de trigo e um pouco de água para gerar uma massinha colorida. Em uma tigela, coloque os ingredientes, um de cada vez, e misture até atingir uma textura maleável. Em seguida, coloque a massinha já pronta em uma superfície (uma mesa, por exemplo) e peça ajuda à criança para moldar.

A ideia dessa brincadeira é deixar seu filho participar da mistura e literalmente colocar a mão na massa. Assim, ele descobre novas texturas e exercita os movimentos manuais e o sentido do tato. Você pode usar corantes de tons diferentes, em mais de uma tigela, para ainda mais diversão!

Música com batuque, usando panelas e outros objetos

Esta atividade utiliza panelas, potes, baldes e tampas como instrumentos de percussão, e uma colher de pau como baqueta. Tocar músicas e bater panelas ajuda a exercitar os sentidos e a motricidade. As melhores músicas são as que o bebê já conhece, para confirmar coisas que já sabe: bebês adoram previsibilidade.

Então, você pode colocar uma musiquinha que seja familiar para a criança e bater nos objetos de forma ritmada, incentivando-a a fazer o mesmo.

Brincadeiras para crianças de 2 a 5 anos

Agora que você já viu atividades para crianças na primeira infância, apresentamos três brincadeiras para a faixa etária dos 2 aos 5 anos. Prepare-se para muita diversão!

Circuito psicomotor

A ideia é montar um trajeto psicomotor usando como obstáculos os móveis que já existem no apartamento – passar por baixo da cadeira, caminhar sobre uma corda no chão, subir no sofá. Com fita adesiva branca, é possível criar trechos em ziguezague e deixar a brincadeira mais difícil.

Dependendo da idade da criança, é possível incluir desafios, como andar de costas em um trecho do “circuito”, pular como um sapo ou engatinhar como um gato. Além de estimular a coordenação motora, a brincadeira contribui para a internalização de regras e etapas cada vez mais complexas.

Pintura no box

A ideia é bastante simples e funciona bem para todas as idades, embora os pré-escolares sejam os mais animados: pintar os azulejos do box com tinta guache solúvel em água, usando dedo ou pincel. Depois é só jogar água e tomar banho, eliminando todos os rastros da brincadeira com uma esponja. 
A criança provavelmente vai decidir se pintar também, mas isso não será problema – já que estará no banho. Coordenação motora, criatividade e imaginação são algumas das habilidades trabalhadas, além de higiene. Afinal, não é fácil para os pequeninos limparem o corpinho com tinta, é uma verdadeira “aula de banho”.

Lobo Mau

O Lobo Mau é um personagem muito popular entre crianças dessa faixa etária, que gostam de repetir histórias até (o adulto) cansar. Conte alguma história clássica envolvendo o lobo! Os Três Porquinhos e Chapeuzinho Vermelho são as mais conhecidas, mas há um amplo repertório, incluindo Os Sete Cabritinhos, O Lobo e os Três Cabritinhos e Os Três Lobinhos. 

Faça a voz e os sons do lobo. Depois, uma pessoa “vira” o lobo e deve tentar pegar os demais participantes em uma espécie de pega-pega. Vocês ainda podem alternar quem é o lobinho mau.

Em dias inspirados, a brincadeira pode ficar mais completa, construindo, com embalagens usadas, as casas dos porquinhos que o lobo vai tentar derrubar assoprando. Se você estiver com especial animação, pode desenhar os personagens em papelão ou cartolina, recortar, colar em um palito de picolé e criar os bonequinhos. Os três porquinhos e os sete cabritinhos podem ajudar a criança a construir noção de quantidade.
Identificar-se com o lobo não tornará a criança mais travessa. É uma forma saudável de elaborar o medo e os sentimentos negativos que todos nós temos.

Brincadeiras para crianças de 6 anos ou mais

E chegou a hora de aprender brincadeiras para os maiores: as crianças a partir de 6 anos podem se divertir pra valer com as atividades que listamos a seguir!

Teatro de sombras

Use uma lanterna – pode ser a do seu celular – e os dedos para projetar sombras na parede da sala ou do quarto. Afastando e aproximando a mão da fonte de luz, você alterna o tamanho das projeções. É possível criar uma história ou recontar uma história clássica da sua preferência. 

Embora o lobo já tenha perdido a unanimidade nessa faixa etária, ele ainda é um personagem de sucesso e o mais fácil de fazer com as mãos. Caso tenha fantoches, você pode utilizá-los nessa brincadeira. E nessa fase de transição, em que o concreto ganha espaço na vida da criança, é importante seguir estimulando a imaginação.

Caça ao tesouro

Escolha um objeto vistoso ou moedas de chocolate, dê uma pista e deixe a brincadeira começar. Caso a criança já esteja sendo alfabetizada, você pode escrever um bilhete com a pista. No local indicado, a criança encontrará outra pista, e assim sucessivamente, até chegar ao tesouro.

Adeque a brincadeira e as pistas escritas ao nível de leitura da criança. Para uma criança de 5 ou 6 anos, decifrar a palavra “mesa” pode já ser desafiador o bastante. Para uma criança maior, a pista pode ser ambígua (ex.: “Estou onde o vento é frio e a neve cai” para a geladeira). 

Essa atividade estimula a criança a ler e é especialmente indicada para crianças com dislexia ou que apresentam desinteresse no processo de alfabetização.

Para a brincadeira fluir, o ideal é que o tamanho do tesouro seja o contrário do tamanho criança: se ela for menor, esconda objetos maiores. Se ela já tiver mais idade, vale usar “tesouros” menores. 

Vale lembrar que objetos muito pequenos dificultam a busca. O número de pistas também dependerá da idade da criança e da disposição do adulto.

RPG da família

Muitas crianças gostam de cartas Pokémon e RPG (Role Playing Game), embora a maioria não saiba jogar exatamente de acordo com as regras, que são mais complexas do que xadrez.

Que tal criar suas próprias cartas ilustradas, com personagens da família e amigos, e regras simplificadas? Ideias para colocar nas cartas: nome do personagem, principal poder, força de ataque e de defesa?

Para maior durabilidade, sugerimos fazer as cartinhas em cartolina, mas o papel também tem um bom resultado. Afinal, a graça está em criar as cartinhas. A brincadeira envolve matemática (para somar pontos), leitura e escrita (para a confecção das cartas e durante o jogo), além de muita criatividade e imaginação.

Atividades para crianças para fazer do sofá

Nem toda atividade precisa ser agitada. Afinal, às vezes as crianças estão com muito mais energia que a gente para gastar e, nessas horas, mães e pais podem conciliar descanso e brincadeira. Do sofá mesmo é possível orientar algumas brincadeiras. 

Confira uma lista de atividades para ocupar a criança enquanto você relaxa:

Mestre mandou

Um clássico! O adulto pode ficar no sofá e, como mestre da brincadeira, lançar desafios para as crianças. Por exemplo: “O mestre mandou trazer um objeto amarelo” ou “uma meia suja”. As crianças em idade pré-escolar aderem surpreendentemente bem à brincadeira e, se tiverem irmãos, fica mais divertido. 

Essa é ideal para mães e pais cansados. Mas não abuse – se o mestre ficar no sofá e mandar a criança arrumar o quarto, é provável que haja um motim.

O ABC dos animais

Quando ouvir “ABC dos animais”, cada pessoa mostra simultaneamente alguns dedos da(s) mão(s). A soma do número de dedos indicará a letra da rodada, de acordo com o alfabeto. 

Por exemplo: se foram 7 dedos mostrados, então cada um terá sua vez de citar um animal com a letra G. Não vale falar animais repetidos e assim que acabarem os nomes, é só partir para mais uma rodada!

Essa brincadeira é especialmente interessante para crianças que estão começando o processo de alfabetização, pois trabalha a consciência fonológica.

CEP – Cidade, Estado e País

Se sua criança já está crescidinha, é provável que o ABC dos animais perca um pouco a graça. Uma evolução natural é o “CEP – Cidade, Estado, País”. Após todos mostrarem os dedos e definirem a letra da rodada, deverão nomear uma cidade, um estado e um país com aquela letra. 

Brincando com filhos de idades diferentes, é possível mesclar a brincadeira. A criança menor diz um animal, enquanto as maiores brincam de CEP.

Tibitar ou descubra o verbo

Esta é uma brincadeira de adivinhação de palavras. Primeiro, você pensa em um verbo, como cantar. Depois, somente usando perguntas que podem ser respondidas com sim ou não, a tarefa da criança é adivinhar o verbo escolhido. 

O nome do jogo aparece para preencher a lacuna dessas perguntas da criança, substituindo o verbo misterioso: “Animais tibitam? E pessoas, elas tibitam? Eu gosto de tibitar?”. E sua tarefa é responder até que o outro jogador descubra a palavra secreta. 

Quem acertar escolhe o próximo verbo. Para essa brincadeira, é importante que os participantes já sejam capazes de identificar um verbo; por isso, ela é mais recomendada para crianças a partir de 7 anos.

Mímica dos animais

A criança imita um animal e o adulto adivinha. Irmãos maiores também podem participar da brincadeira. Nesse caso, o ideal é ampliar o escopo das mímicas, conforme a idade e a habilidade das crianças – vale representar filmes infantis, ações do dia a dia e o que mais despertar o interesse. 
E não precisam ser só as crianças no “palco”. Mães e pais que se empolgarem podem interpretar também, por que não? A diversão fica mais completa quando todo mundo mergulha na brincadeira.

Brincadeiras são ótimas formas de passar um tempo de qualidade com as crianças. Confira

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