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Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Café da manhã infantil: dicas para uma refeição saudável

Elaine de Pádua EP
qui, 07/10/2021 - 10:30
sobre uma mesa de madeira, há o retrato de um café da manhã saudável composto por leite e cereais, morango, maçãs vermelha e verde, uvas verdes e laranjas, além de um copo d'água.

“Meu filho (a) não toma café da manhã”, essa é uma queixa comum no consultório de Nutrição. Muitas vezes os pais não sabem como lidar com a situação e acabam permitindo que a criança pule essa refeição tão importante.

Mas um café da manhã equilibrado, que inclua todos os grupos alimentares, só traz vantagens: fornece a energia necessária para começar o dia e, quando transformado em hábito, acompanha a vida toda, ajudando também na prevenção da obesidade infantil.

Eu falo mais sobre os benefícios do café da manhã para o cérebro infantil neste outro texto aqui em Ninhos do Brasil.

Aqui, vamos falar sobre o que não pode faltar no café da manhã e como contornar as dificuldades matinais e garantir uma alimentação completa! Vem comigo?

Qual é o segredo para um café da manhã saudável?

O segredo para um café da manhã saudável é a variedade de alimentos. Afinal, nosso organismo necessita de 44 tipos de nutrientes para funcionar direitinho.

Seria difícil para um único alimento fornecer todos os nutrientes necessários para a saúde, não é? Por isso é tão importante investir em pratos variados, que contenham muitos nutrientes.

E que tipo de alimentos priorizar no café da manhã das crianças?

Um bom café da manhã é uma refeição completa, com todos os principais grupos de alimentos. E isso vale para os adultos também! Na hora de montar a mesa, vale ter sempre:

Uma fonte de carboidrato: pão, torrada ou biscoito (preferência pelas versões integrais, que são ricas em fibras!)

Cereais integrais: aveia, granola, gérmen de trigo, quinoa

Frutas: as frutas podem ser in natura ou na forma de suco. Por exemplo, mamão, melão, melancia, abacaxi, banana, maçã, pêra, goiaba… opção é que não falta!

Proteínas: leite, iogurte ou queijo magro. Esses alimentos, além da proteína, fornecem o cálcio necessário para a formação óssea adequada das crianças.

Dicas de café da manhã para você preparar para as crianças

Os alimentos que falamos acima fornecem os nutrientes necessários para o dia das crianças (e até mesmo o seu) começar com bastante energia.

Mas eles ainda têm outra vantagem: podem ser combinados de diversas formas, proporcionando um café da manhã mais gostoso que o outro! Vamos ver algumas opções para a semana?

Opção 1:

  • 1 copo de suco de laranja com couve
  • 1 fatia de mamão formosa + 1 colher de sobremesa de granola ou aveia
  • Pão integral + queijo ou ovo

Opção 2:

  • Leite batido com frutas (banana, morango ou abacate) + 1 colher de sopa de aveia
  • Pão com ricota, requeijão, ovo, ou pasta caseira (homus ou cottage com salsinha são ótimos exemplos)

Opção 3:

  • Iogurte de frutas
  • ½ mamão papaia com 1 colher de sobremesa de quinoa ou aveia em flocos
  • Torrada com geléia

Opção 4:

  • Leite com chocolate (se preferir use cacau)
  • 1 fatia de bolo simples (bolo de cenoura ou de laranja)
  • 1 maçã ou pêra

Opção 5:

  • Leite com cereal matinal sem açúcar + 1 banana picadinha
  • Biscoito salgado com patê caseiro

Mas como convencer a criançada de fazer uma refeição completa logo cedo?

Vencendo as dificuldades matinais e implementando um novo hábito

Muitas vezes, as famílias sabem da importância e até já conhecem as sugestões de cardápio, mas ainda assim não conseguem implementar o hábito em casa.

Lembre-se: definimos como hábito o ato, prática, uso ou costume, ou então o padrão de ação adquirido por várias repetições da atividade (aprendizagem).

Sendo assim, o tipo de refeição ou os alimentos que as pessoas consomem frequentemente no seu dia a dia caracterizam seu hábito alimentar.

Por isso, muitas vezes incorporar um hábito que ainda não faz parte da rotina é tão difícil, mas não é impossível. Desde que se tenha vontade de mudar.

Listei aqui cinco queixas comuns no consultório e as sugestões para driblá-las e garantir o café da manhã dos seus campeões:

1. Meu filho se recusa a tomar café da manhã


Se sua criança não tiver o costume de tomar café da manhã, comece com uma fruta, iogurte ou torrada, e aumente as opções gradativamente até ela se acostumar.

2. Eles não sentem fome pela manhã

Caso a criança reclame da falta de fome no café da manhã, vale a pena rever o horário do jantar e se necessário adiantar a refeição do dia anterior, visando a inclusão do desjejum.

3. Nada interessa a criança no café

Torne a mesa mais atraente. Coloque mais de uma opção de cada grupo de alimentos. Pique frutas coloridas e variadas, disponha os itens de maneira mais alegre e divertida. Peça a participação da criança para escolher os itens que ela gostaria de ter no cardápio do café da manhã.

4. Meu filho acorda atrasado para o café da manhã

Que tal dormir mais cedo e planejar com antecedência o café da manhã? Com organização, é possível mudar os hábitos e, com isso, garantir que a criança não pule uma refeição tão importante.

5. Eu não tenho tempo de preparar o café da manhã

Se você não pode perder tempo de manhã, inclua na refeição alimentos práticos como iogurte, suco, torrada e frutas como maçã, pêra ou banana.

Outra dica para driblar a falta de tempo é montar a mesa na noite anterior e deixar tudo pronto na geladeira.

Será que é possível ter uma alimentação saudável sem gastar muito?
A resposta é sim! E você pode conferir como aqui.

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