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O ABC das vitaminas para fortalecer a imunidade das crianças

Ninhos do Brasil NB
qua, 21/04/2021 - 11:57
Mãe serve salada no prato para a sua filha, em busca de fortalecer a imunidade. A criança está sentada no colo do pai e todos sorriem.

Hábitos e alimentos que deixam o corpo do seu filho ou filha mais protegido contra doenças.

Não é só suco de laranja, nem só vitamina C! O corpinho dos pequenos exploradores precisa de alimentos com nutrientes variados para ficar saudável. Mas nem sempre é fácil convencê-los disso, não é mesmo?

Por isso, preparamos este infográfico bem colorido para tentar te ajudar na missão de colorir o prato deles (e da família toda!).

Aproveite para ler na sequência algumas dicas para estimular a vontade das crianças por frutas 🍎🍌🍍

Antes de tudo, entenda a importância de contar com alimentos balanceados no cardápio infantil:

Essa pergunta foi feita diretamente para a nutricionista Dra. Monica Assunção. Olha só a resposta: “A alimentação diversificada, com presença de no mínimo 5 grupos alimentares entre os 8 listados a seguir, associada ao aleitamento materno para as crianças que ainda são amamentadas, garante um aporte de nutrientes variados, recomendado para auxiliar em um crescimento saudável e um desenvolvimento do cérebro, além daqueles relacionados ao funcionamento do sistema imunológico:

  • Grãos
  • Raízes e tubérculos (cenouras, batatas, beterraba)
  • Leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico)
  • Laticínios (leite, iogurte, queijo)
  • Carnes (bovina, peixe, aves)
  • Ovos
  • Frutas e vegetais
  • Hortaliças"

Ficou mais fácil visualizar a importância dos alimentos, né?Infográfico com fundo amarelo traz o título "O ABC das vitaminas para a imunidade!" ao lado de uma foto de uma criança com o pai na cozinha.   Em seguida, cada quadrinho fala de uma vitamina "Vitamina A: ajuda na recuperação das células, é boa para a visão e ainda deixa a pele bonita!  Vitaminas do complexo B: participam na formação dos glóbulos vermelhos, dos neurotransmissores e dos tecidos.  Vitamina C: atua na imunidade e no combate a radicais livres.  Vitamina D: contribui para a imunidade e para o desenvolvimento de ossos, músculos e cérebro.

Infográfico colorido trazendo o ABC das vitaminas para fortalecer a imunidade. São elas: vitaminas A, B, C e D. Também há a explicação do que são grupos construtores (leites e derivados, ovos, carnes, leguminosas e peixes), energéticos (oleaginosas) e reguladores (hortaliças, frutas e azeite). E dicas como beber água várias vezes ao dia, manter a carteira de vacinação em dia, dormir bem, evitar alimentos com excesso de sódio, açúcar e gordura e praticar atividades físicas.

A parte final do infográfico é acopanhada de fotos e traz as seguintes informações: "Outros hábitos para fortalecer a imunidade são: 1. Beber água várias vezes ao dia! Ela é fundamental para o nosso corpo funcionar direitinho. 2. Ter a carteira de vacinação em dia. Essa picadinha pode doer na hora, mas evita doenças muito mais sérias! 3. Dormir bem: é durante o sono que nosso corpo se revigora e equilibra. Um corpo cansado fica doente mais fácil. 4. Evitar alimentos que contenham excesso de sódio, açúcar e gordura. 5. Praticar atividades físicas: mexer o corpinho para ativar todos os músculos

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria

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