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Maria Montessori: entenda como seu método traz benefícios para crianças

Ninhos do Brasil NB
seg, 21/11/2022 - 10:00
retrato antigo de uma mulher

“Ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesmo.” Foi assim que a pedagoga Maria Montessori interpretou o desejo das crianças pelo próprio desenvolvimento. Sim, as crianças são as maiores interessadas nisso. Nós só precisamos dar uma ajudinha.

Você pode até não saber quem é essa autora, mas certamente já viu seu nome por aqui, quando falamos dos brinquedos Montessori, aqueles que precisam das mãozinhas e da inventividade infantil para funcionarem. Ou então ao descobrir que a caminha no chão do quarto montessoriano vai muito além de elemento decorativo. E também ao ver que liberdade e autonomia podem ser explorados em escolas com metodologia de ensino Montessori.

Mas afinal, quem foi Maria Montessori, essa que empresta seu sobrenome e visão para tantos temas do universo infantil? Dessa vez, trouxemos um pouco da história dela.

Confira a seguir:

Quem foi Maria Montessori?

Maria Tecla Artemisia Montessori nasceu em 1870 na Itália e foi educadora, médica e pedagoga. Defensora do feminismo científico, Maria Montessori foi a primeira mulher de seu país a se formar em Medicina, aos 26 anos. 

O interesse pelas crianças veio no ano seguinte, após sua graduação na Universidade de Roma. Em 1897 Maria Montessori começou a estudar crianças portadoras de deficiência. No estudo, ela analisava dificuldades pedagógicas desses pequenos, questão que levou para o congresso pedagógico de Turim. 

Ela acreditava que um dos motivos do atraso no desenvolvimento dessas crianças era a falta de visão sobre sua individualidade e do uso de materiais adequados. A estudiosa aprofundou suas teorias nos cursos de Filosofia e Psicologia Experimental, em Londres e Paris.

Os estudos sobre educação especial ajudaram a criar muito do que conhecemos como a filosofia Montessori. Foi a partir desse conhecimento que Maria Montessori inspirou sua teoria e a organização do método de educação infantil para todas as crianças. Em 1907, ela criou a primeira Casa dos Meninos, que logo se difundiu para a Itália e se espalhou pelo mundo com um método próprio de educação infantil. 

Maria Montessori aproveitou a criação da Casa dos Meninos para escrever A Descoberta da Criança, livro de 1909 no qual descrevia seu método de ensino. Nele, a criança recebe os direcionamentos apropriados para desenvolver sua autonomia de acordo com cada fase. 

Cada espaço, cada passo, cada material utilizado é pensado de forma a facilitar esse desenvolvimento autônomo e respeitar sua individualidade.

Ao decorrer de sua trajetória, Maria Montessori lecionou e passou por diversos países. Ela faleceu aos 82 anos, e seu legado passou a ser comandado pelo filho, Mario Montessori.

Qual é a teoria de Maria Montessori?

Em um tempo no qual se acreditava que crianças deveriam ser educadas por meio de castigos físicos, a teoria de Maria Montessori humanizava os pequenos ao abraçar seu processo criativo e natural. 

Com seu método, Maria Montessori buscava respeitar a individualidade e autonomia no desenvolvimento das crianças.

Sua teoria defende que, para se desenvolver, as crianças precisam explorar o mundo ao redor pelas próprias mãos, com muito toque e descobertas. Ela dizia que “o abstrato passa pelo concreto” e que é por isso que as crianças têm tanta necessidade de tocar e sentir as coisas. Segundo Maria Montessori, é assim que elas conseguem alcançar seu potencial máximo, físico e intelectual, pois o cognitivo se desenvolve a partir do manual.

A ideia central da teoria Montessori é o respeito às habilidades naturais da criança em cada fase da sua vida. De acordo com Maria Montessori, cada idade apresenta comportamentos e necessidades específicas. Sendo assim, o método montessori respeita planos de desenvolvimento com objetos, materiais e ações que acompanham a idade do sujeito. Os brinquedos são selecionados para cada grupo etário, na busca pelo melhor desenvolvimento do potencial da criança. 

Qual é o objetivo do método Montessori?

Permitir o desenvolvimento do potencial de toda e qualquer criança é o objetivo principal do método Montessori. Para alcançá-lo, é necessário organizar o ambiente para que ele proporcione os interesses naturais dos pequenos, estimule o aprendizado e respeite seu tempo e seu ritmo.

O método Montessori parte do princípio que é possível aprender e se desenvolver quando se respeita a personalidade, liberdade e individualidade de cada sujeito. Por isso, os ambientes são preparados com altura e organização para estimular muito mais do que a independência, mas a autonomia dos pequenos. 

6 pilares do método de Maria Montessori

O método de ensino elaborado por Maria Montessori conta com seis pilares básicos: 

1. Autoeducação

Com o método de Maria Montessori, a criança é ativa em seu processo de educação. É o ensino que deve se adequar ao ritmo da criança e não o contrário. A criança alcança resultados educacionais que vão dos mais simples aos mais complexos, com o amadurecimento natural e intuitivo de seus processos cognitivos. 

2. Educação como ciência

No método Montessori, isso significa que o ensino deve ser acompanhado de uma visão científica e com respeito aos estágios de desenvolvimento cognitivo infantil. Cada criança deve ter um olhar especial de seus responsáveis (pais e professores) e eles devem seguir seu ritmo. 

3. Educação cósmica

Esse pilar do método Montessori significa que o ensino deve ter uma relação harmônica entre indivíduo, natureza e sociedade. A educação deve ser integrativa para acompanhar o ser humano no universo.

4. Ambiente preparado

O ambiente para a criança, tanto em sala de aula quanto em casa, deve ser estimulante, lúdico e criativo. Ele não deve limitar a criança, que deve poder explorar cada canto do ambiente e escolher seus materiais de acordo com sua necessidade no momento. 

Por isso, o ambiente deve ser lúdico, organizado e seguro. No método Montessori, se incentiva a interação em grupo, respeitando a individualidade e o potencial de cada um. 

Para estimular e não limitar a criança, o ambiente deve contar com prateleiras e objetos que fiquem ao alcance dela, com materiais seguros, lúdicos e estimulantes. Eles devem ser organizados de forma multissensorial, para estimular vários aspectos do desenvolvimento cognitivo, como motor e visual. 

5. Criança equilibrada

Outro pilar do método Montessori é respeitar o estado de equilíbrio da criança. Todos os pilares devem funcionar de forma harmônica para que isso funcione. 

O objetivo da teoria Montessori é estimular as crianças a serem pessoas criativas e seguras com suas escolhas. Como protagonistas de sua própria educação, elas têm o ritmo respeitado, as necessidades atendidas e a energia canalizada, encontrando o equilíbrio. 

6. Adulto preparado

No método Montessori, o adulto é o guia e o observador. Ele é quem prepara o ambiente e os objetos para a criança fazer as atividades escolhidas. Enquanto isso, ele analisa a interação da criança com o meio e investiga suas ações para melhor direcionar os estímulos. 

É o adulto também quem organiza o ambiente para que ele siga preparado para o desenvolvimento infantil. É sempre importante frisar que, além de organizado e lúdico, o ambiente deve ser seguro e o adulto deve ter plena atenção nas atividades desenvolvidas pela criança. Não é preciso que o responsável, seja ele pai, mãe ou professor, interfira diretamente. Mas é preciso observar e reagir se necessário.

10 frases de Maria Montessori sobre educação infantil

Pedagoga e autora de diversos livros sobre o desenvolvimento infantil, Maria Montessori eternizou muitos pensamentos que, mesmo depois de um século, seguem atualizados. Vamos conhecer alguns?

  1. “A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar sua libertação.”
  2. “As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educamos para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, neste dia estaremos a educar para a paz.”
  3. “A primeira coisa que um ser humano deveria aprender é a diferença entre o bem e o mal, e jamais confundir o primeiro com a inércia e passividade.”
  4. “Nenhum problema social é tão universal quanto a opressão da criança.”
  5. “Para nós, as crianças revelaram que a disciplina é resultado somente de um desenvolvimento completo, do funcionamento mental auxiliado pela atividade manual.”
  6. “Quando uma criança se sente confiante, ela deixa de buscar a aprovação dos adultos a cada passo.”
  7. “Nunca ajude uma criança numa tarefa que ela se sente capaz de fazer.”
  8. “Se houver para a humanidade uma esperança de salvação e de ajuda, esta ajuda só pode vir da criança, porque é nela que se constrói o homem.”
  9. “Os caprichos e desobediências da criança não são outra coisa senão aspectos de um conflito vital entre o impulso criador e o amor para com o adulto que não a compreende.”

Benefícios do método de Maria Montessori para as crianças 

Com foco em trabalhar a autonomia da criança em sua individualidade, o método de Maria Montessori apresenta inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil. Seus pilares ajudam os pequenos a crescerem de forma integral e profunda, com confiança e segurança.

Com a teoria Montessori, as crianças desenvolvem toda a sua potencialidade e suas habilidades de forma orgânica, natural e organizada. Elas alcançam a autonomia, ou seja, conseguem resolver seus problemas de forma espontânea sem terem sido forçadas a isso. 

Além disso, elas desenvolvem autoconhecimento, reconhecem suas aptidões e sentimentos, interesses e necessidades. As crianças inseridas nesse método aprendem, pelo ambiente organizado, a serem autoras de sua vida.

Outro benefício do método de Maria Montessori é aprender a identificar os próprios limites. Isso porque, quando as crianças se tornam protagonistas de sua vida em ambientes organizados para isso, elas conseguem identificar suas limitações, aptidões e desafios. 

Com o aprendizado no método Montessori, as crianças também conseguem identificar as próprias habilidades, mensurar sua capacidade em diferentes aspectos da vida, desenvolvem noções de ordem, coordenação e concentração.

A conquista da independência, de acordo com cada fase vivida da infância e o desenvolvimento da criatividade também são benefícios dos pilares da teoria Montessori. 

3 dicas para aplicar os ensinamentos de Maria Montessori

Depois de aprender tanto sobre a trajetória de Maria Montessori e os benefícios de seu método de ensino para o desenvolvimento das crianças, como fazer isso em casa? Reunimos três dicas para colocar em prática o método Montessori no dia a dia.

1) Organize o ambiente

Um dos principais modos de trazer os ensinamentos de Maria Montessori para o dia a dia é organizar o ambiente para facilitar a autonomia da criança. 

O quarto e a casa precisam estar equipados de forma que ela consiga alcançar todo o seu potencial e individualidade. Há muitas lojas especializadas em móveis Montessori, com armários, camas e prateleiras que prometem seguir o método, mas também é possível adaptar o que tem em casa.

A cama no chão, por exemplo, é muito utilizada para que a criança consiga acessá-la sozinha. Pode-se deixar o colchão diretamente no chão, protegido por uma almofada ou por alguma estrutura. 

Tatames coloridos forrando o chão estimulam a criatividade e facilitam o caminhar da criança. As prateleiras precisam estar na altura dela, abertas e organizadas visualmente, para que ela tenha independência na hora de guardar os brinquedos, por exemplo.

Gavetas e armários também podem ser adaptados na altura dos pequenos. Assim, eles conseguem guardar e organizar os próprios itens pessoais, como roupas, por exemplo.

2) Estimule a autonomia

Deixe a criança fazer aquilo que sua faixa etária permite que ela realize sozinha e em segurança. Como diria Maria Montessori, “nunca ajude uma criança em uma tarefa que ela se sente capaz de fazer”. 

Permita que a criança se vista sozinha, caso perceba que ela já tem essa habilidade – que pode ser conquistada por volta dos 4 anos. Ela pode escolher a roupa, se despir e vestir as peças no próprio ritmo, à própria maneira.

Outras habilidades que podem ser estimuladas são tomar banho sozinha, pentear os cabelos, se alimentar sozinha ou até mesmo colocar água no copo. Basta deixar as coisas ao alcance dos pequenos, de forma segura e lúdica.

O importante é estar atento ao desenvolvimento da criança e àquilo que ela já consegue alcançar. 

3) Esteja atento

Lembra do sexto pilar do método Montessori? “Adulto preparado”? Isso é importante porque o adulto serve como guia no método Montessori. 

Atento ao dia a dia da criança, suas habilidades conquistadas e suas perspectivas de desenvolvimento, o adulto consegue oferecer um ambiente adequado. Assim, a criança se desenvolve plenamente e alcança toda a sua potencialidade.

Percebeu que sua criança já consegue dormir em segurança em uma cama no chão? Organize o espaço. Já consegue colocar as meias sozinha? Deixe-as a seu alcance. Ela está na faixa etária em que os brinquedos de montar são os mais adequados? Organize o espaço para que ela alcance esses brinquedos de forma autônoma. 

5 livros de Maria Montessori 

Agora que você já aprendeu sobre a história de Maria Montessori, os pilares e benefícios de seu método de ensino e como aplicar em casa, vamos aprofundar esses conhecimentos? Anote as dicas de livros para saber mais sobre Maria Montessori e sua metodologia.

Alguns livros de Maria Montessori tiveram mais de uma tradução e edição, então alguns títulos podem divergir dos publicados atualmente.

1) “A Descoberta da Criança” - Maria Montessori

Escrito no início da carreira de Maria Montessori, em 1909, o livro é um manual prático de sua metodologia. Ele descreve os materiais, o ambiente… tudo o que é preciso para entender e seguir os pilares do método Montessori na educação infantil.

2) “A Educação e a Paz” - Maria Montessori

Nesse livro, Maria Montessori descreve a necessidade de paz para a educação e para o desenvolvimento da sociedade. 

3) “Formação do Homem” - Maria Montessori

Escrito no fim de vida de Maria Montessori, “Formação do Homem” conversa sobre o método Montessori, sobre aquilo que já foi estudado e aplicado e sobre o futuro da metodologia. 

4) “O Segredo da Infância” - Maria Montessori

Essa obra já teve o título de “A Criança” e hoje segue a tradução literal do livro original, escrito em italiano. “O Segredo da Infância” resume as principais descobertas de Maria Montessori e suas histórias com crianças. O livro também fala sobre o relacionamento da criança com o adulto.

5) “A Mente Absorvente” - Maria Montessori

Escrito no final da carreira de Maria Montessori, ele traz um conjunto de palestras ministradas pela pedagoga italiana durante um período de seis anos que ela passou na Índia. O livro explica o desenvolvimento motor e de linguagem das crianças desde seu nascimento e debate educação moral e social. Segundo Gabriel Salomão, no site Lar Montessori, a obra “tem de tudo”: “Se eu precisasse levar só um livro para uma ilha deserta para reiniciar a civilização, seria esse”, escreveu.

Há também livros de outros autores sobre os ensinamentos de Maria Montessori, como as obras “Método Montessori na Educação dos Filhos”, de Tim Seldin, “A Criança Montessori”, de Simone Davies, e “Método Montessori: Uma Introdução para Pais e Professores”, de Paula Polk Lillard. Os livros contam um pouco sobre os pilares de Maria Montessori e sua aplicação no dia a dia das crianças.

Agora você já aprendeu um pouco sobre a história de Maria Montessori, seus ensinamentos e os benefícios na autonomia e desenvolvimento das crianças, que tal entender sobre brinquedos que ajudam no desenvolvimento das crianças?

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