A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Quarto montessoriano: um ambiente que estimula a autonomia

Ninhos do Brasil NB
sex, 29/07/2022 - 10:00
O quarto montessoriano, além de charmoso, é um ambiente que estimula o desenvolvimento e a autonomia da criança; veja dicas

Estimular a autonomia e dar liberdade para explorar o espaço: esses são os principais objetivos de um quarto montessoriano. Inspirado na pedagogia da italiana Maria Montessori, é uma maneira de construir um ambiente totalmente pensado no desenvolvimento das crianças. 

Para a pedagoga e médica criadora do método, o aprendizado deve incluir as crianças de forma integral. Sendo assim, ao oferecer um quarto no qual elas possam explorar diferentes aspectos cognitivos, contribuímos para o aprendizado de responsabilidades e a participação nas escolhas. 

O que é um quarto montessoriano?

Em um quarto montessoriano, os móveis e a decoração são planejados seguindo o crescimento da criança. Todo esse ambiente é pensado para garantir maior liberdade, criatividade e independência. 

A cama alta, por exemplo, é substituída por colchões no chão que permitem que a criança decida quando quer levantar e chegar até outra área do quarto. Tanto os brinquedos quanto os livros são colocados em uma altura que ela consiga observar e pegar sozinha, estimulando o gosto pessoal e as próprias escolhas. 

Outros móveis, como o armário de roupas, também podem ser adaptados para a altura da criança. Dessa forma, ela pode opinar sobre o que prefere vestir, quais são suas cores favoritas e o que a deixa confortável. A decoração também funciona como um estímulo, por isso, é importante escolher objetos interativos e que combinem com a personalidade.

Qual é a melhor idade para quarto montessoriano? 

De acordo com a pedagogia, as crianças aproveitam melhor o quarto montessoriano até os 6 anos. O ambiente pode ser planejado quando ela ainda é um bebê e acompanhar todo o crescimento até a idade indicada.

Até os 6 anos, as crianças vivem fases importantes do desenvolvimento motor e cognitivo, o que torna o quarto montessoriano um verdadeiro aliado. O reconhecimento do próprio corpo, os primeiros passos, as interações com o ambiente e as brincadeiras são alguns dos vários estágios da vida da criança impactados positivamente pelo método Montessori. 

O que tem que ter no quarto montessoriano? 

Chegou a hora de preparar o quarto montessoriano! Antes de colocar a mão na massa e a tinta na parede, saiba quais são os itens essenciais para criar um ambiente cheio de experiências sensoriais. Confira!

  • Espelho: 

Quem sou eu? O espelho estimula o reconhecimento da criança! No método montessoriano, esse objeto tem um papel muito importante para que ela perceba que é um indivíduo por si só. 
Para garantir a segurança, é indicado que o espelho fique preso na parede e que suas bordas sejam de madeira, sem quinas. Se a criança ainda não fica em pé sozinha, você pode colocar uma barra ao lado dele, para que ela possa olhar o próprio reflexo e se movimentar. 

  • Tapetes: 

Embaixo da cama e pelo quarto todo, os tapetes são uma ótima forma de definir espaços e dar mais liberdade para as crianças. 
Com a maciez que eles proporcionam, elas podem brincar no chão, rolar, engatinhar ou mesmo cair em segurança. Ao misturar diferentes texturas, os tapetes também funcionam como estímulo sensorial por meio do toque. 

  • Prateleiras e armários adaptados: 

A regra é clara: o quarto da criança é feito para ela. Por isso, brinquedos, livros e até mesmo as roupas podem estar organizados de maneira que elas consigam pegar sozinhas. 

Uma dica importante é ter poucos brinquedos disponíveis para não superestimular a criança (o que ajuda a reduzir a bagunça também!)

Você já conferiu nosso texto sobre brinquedos montessorianos? Tem até nosso coração e bonequinhos de Ninhos do Brasil por lá.

  • Decoração: 

O tema e as cores vão variar de acordo com a preferência de cada criança, por isso é fundamental ouvir a opinião delas. É possível pintar as paredes com tinta escura para que sirvam de lousa, colar adesivos e papéis de parede lúdicos, montar cabaninhas e balanços. Enfim, as possibilidades são infinitas! 

Aliás, seguimos os princípios montessorianos até na organização do site Ninhos do Brasil! Ele foi pensado para trazer menos conteúdos na página inicial, com cores e imagens estimulantes na medida certa para não cansar. 

Quarto montessoriano para irmãos: é possível? 

Sim! Apesar dos desafios em conciliar a individualidade de cada criança, o quarto montessoriano aproxima ainda mais os irmãos. Por ser um ambiente lúdico, livre e cheio de possibilidades, as crianças se sentem mais confortáveis para serem elas mesmas no cantinho delas.

Ao dividir o quarto, é importante considerar as diferentes preferências, negociando para chegar em ideias que todos possam aproveitar. Construir espaços e oferecer brincadeiras que os irmãos possam fazer juntos também é uma forma de evitar aquelas disputas do dia a dia. 

5 modelos de quarto montessoriano para inspirar 

Agora que você já conhece os princípios e os benefícios do quarto montessoriano, confira algumas ideias para se inspirar e colocar em prática. 

  1. Quarto com cabaninha 
    https://imagens-revista.vivadecora.com.br/uploads/2017/03/quarto-montessoriano5-768x512.jpg
  2. Parede como lousa
    https://imagens-revista.vivadecora.com.br/uploads/2017/03/quarto-montessoriano27-2-768x582.jpg
  3. Cantinho da leitura
    https://www.decorfacil.com/wp-content/uploads/2017/03/20170317quarto-montessoriano-6.jpg
  4. Barra com espelho 
    https://artex.com.br/emcasa/wp-content/uploads/2021/06/montessori5.png
  5. Parede de escalada 
    https://www.decorfacil.com/wp-content/uploads/2017/03/20170317quarto-montessoriano-1.jpg

O quarto está cheio de estímulos e do jeitinho da criança, mas será que ela está preparada para dormir sozinha? Clique aqui e saiba quando e como este dia chega. 

Tags deste conteúdo