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Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Dificuldades de aprendizagem: como lidar?

Ninhos do Brasil NB
Sentados à mesa, estão uma mulher, que veste uma camisa azul, e uma menina, que veste uma camisa branca. A mulher e a menina estão escrevendo em cadernos, e a menina aparenta estar concentrada. Na mesa, estão alguns livros e canetas coloridas.

Aprender coisas novas é um desafio e um prazer constante nas nossas vidas. Ver nossas crianças aprendendo as primeiras lições da escola é de encher o coração de alegria. Mas o que fazer quando percebemos que a criança tem dificuldades de aprendizagem? 

Algumas matérias ou assuntos podem ser mais difíceis de entender, e isso faz parte do processo. Mas, quando isso começa a se tornar frequente, é importante investigar o que está acontecendo.

Como a dificuldade de aprendizagem pode se manifestar? Como identificar e como ajudar?

Fica aí que vamos explicar para você!

O que é dificuldade de aprendizagem?

A dificuldade de aprendizagem é identificada quando a criança tem alguma barreira na hora de absorver o que lhe foi ensinado.

E, quando falamos em aprendizado, não nos referimos apenas a conhecimentos gerais, como países, números ou fatos históricos que aprendemos na escola. 
Ele vai muito além disso.

Questões cognitivas do cotidiano e dos relacionamentos interpessoais também podem ser prejudicadas por essa dificuldade. Identificar o lado direito e esquerdo, se comunicar, entender limites (seus e dos outros) se tornam grandes desafios. 

Principais causas para a dificuldade de aprendizagem 

Qualquer criança pode sentir dificuldade de aprendizagem. 

Para entender esse caso, investigue se a criança tem um transtorno ou se algum obstáculo está causando essa dificuldade, como problemas na família ou estresse, por exemplo.

Essas dificuldades podem ter origem em fatores externos, como a metodologia de ensino, ou traumas relacionados ao tema.

É importante identificar se o ambiente escolar está estimulando o aprendizado da criança e se a proposta pedagógica é coerente. Também observar a relação entre criança, professor e pais, antes de considerar a possibilidade de um transtorno.

Transtornos de aprendizagem: quais são eles? 

Antes de tudo, precisamos entender quais são os principais tipos de transtornos de aprendizagem que uma criança pode apresentar.

Vamos ver?

Dislexia 

A dislexia é um distúrbio que dificulta a compreensão das letras.

Isso pode fazer com que a criança apresente dificuldade na hora da leitura de um texto ou na memorização das letras que formam uma palavra, fazendo troca de sílabas, por exemplo.

Discalculia 

A discalculia afeta a compreensão de números, impedindo a criança de fazer operações matemáticas, assimilar números e quantidades, ou até mesmo fazer continhas de cabeça.

Disgrafia 

A disgrafia afeta a capacidade de escrita, quando a criança troca algumas palavras e inverte letras, o que resulta em diversos erros ortográficos e dificuldades durante a escrita.

Esse quadro costuma aliar-se à dislexia, pela proximidade dos sintomas.

TDAH 

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico persistente, que se caracteriza pela falta de atenção, impulsividade e inquietude motora.

Essa dispersão durante a aula pode gerar prejuízos para o aprendizado da criança.

Como identificar dificuldades de aprendizagem nas crianças?

Sabe quando parece que a criança se distrai facilmente ou que não está muito interessada no conteúdo?

Não necessariamente é “desinteresse” ou “preguiça”. Pode ser que ela não esteja entendendo. 😕

É importante estar atento a sinais que possam indicar que a criança está sentindo dificuldade.

Alguns pontos para prestar atenção incluem:

  • Não consegue se expressar bem
  • Dificuldades em aprender cores, formas, letras e números
  • Problemas com a coordenação motora
  • Falta de foco e concentração no cotidiano
  • Desorganização
  • Esquece informações com facilidade
  • Lê, soletra e pronuncia palavras com dificuldade
  • Dificuldade excessiva em concluir as lições de casa

Muitos desses sinais se tornam evidentes no ambiente escolar, durante o processo de aprendizagem. Por isso, é importante acompanhar o que está rolando na escola.

As escolas estão prontas para observar de perto o progresso da criança. Assim, educadores podem dar um toque nos pais e indicar uma ajuda de um especialista enquanto é cedo.

Sempre que puder, converse com os professores, participe das reuniões escolares e saiba como está indo o desenvolvimento do seu filho.

Como relatar dificuldades de aprendizagem para os professores?

A aprendizagem não é apenas responsabilidade da criança.

O sucesso dela depende de um conjunto de estratégias e um trabalho contínuo de análise e monitoramento que criam um ambiente favorável ao aprendizado.

O professor é a pessoa certa para identificar esses hábitos, pois são treinados para observar quando uma criança necessita de atenção especial.

Além disso, o professor interage diretamente com a criança ao longo do dia. Procure conversar com os professores e o coordenador pedagógico, e pergunte se eles percebem alguma dificuldade na hora de realizar as atividades escolares.

Tratamentos para dificuldades de aprendizagem

Quando identificar sinais de que a criança apresenta alguma dificuldade de aprendizagem, além do esperado para sua idade, é importante encaminhá-la para uma avaliação.

Os profissionais que auxiliam nesse diagnóstico são: psiquiatras, fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos e neurologistas.

Se possível, busque tratamento o mais rápido possível, pois quanto mais tempo a criança passa por essa dificuldade, maiores serão os prejuízos para o seu desenvolvimento.

Após a avaliação profissional, será indicado o tratamento mais adequado para cada quadro. Em casos mais graves, o tratamento pode incluir o uso de medicamentos, quando essa intervenção é necessária.

Terapia para tratamento da dificuldade de aprendizagem

Nem todos os casos precisam de tratamentos com medicamentos.

A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma opção que também pode ser eficiente em casos mais leves de dificuldade de aprendizagem.

Ao identificar as principais dificuldades da criança, o psicoterapeuta utilizará diversas técnicas da TCC para ajudá-la a compreender suas limitações. 

Dessa forma, é possível distinguir dificuldades reais daquelas criadas por padrões automáticos de comportamento.

Dicas para complementar o tratamento da dificuldade de aprendizagem

Algumas mudanças de hábitos podem dar uma ajudinha para amenizar as dificuldades de aprendizagem, seja na escola ou em casa.

Veja só algumas dicas a seguir:

  • Tente buscar novas formas de explicar o conteúdo
  • Minimize possíveis distrações, como fechar janelas para evitar barulhos ou escolher um local para fazer as tarefas que seja longe dos brinquedos
  • Na hora de explicar, use exemplos práticos para facilitar a visualização da criança, como usar grãos de feijão para ajudar a fazer contas

Lembre-se que cada criança é única, e pode ser necessário adaptar as estratégias para melhor atender às necessidades individuais. 

O importante é estar sempre disposto a escutar o que a criança sente e buscar novas alternativas para incentivar o aprendizado da maneira mais acolhedora possível.

Com os cuidados certos, é possível reverter a dificuldade de aprendizagem.
A empatia e a paciência são fundamentais nesse processo. 

Cada criança tem seu próprio ritmo e, aos poucos, juntos, encontrarão o melhor método para que ela possa aprender.🙂

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