A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

16 atividades lúdicas para fazer em casa com as crianças

Ninhos do Brasil NB
seg, 09/05/2022 - 10:00
Sala com um adulto, onde só é possível ver suas pernas usando calça jeans e meia. Na mesma sala, estão três crianças. Uma garota com cerca de 1 ano de idade em segundo plano, branca, de cabelos curtos, de costas brincando com uma boneca. Outra garota com cerca de quatro anos, branca, cabelos loiros presos, calça jeans e blusa de manga comprida. Ela parece estar feliz dançando. A criança em destaque é um menino, branco, com cabelos curtos, de braços abertos comemorando uma vitória em um jogo

As atividades lúdicas são boas para desenv…Espere e pare a frase aí mesmo! 
Atividade lúdica é prazer, diversão e entretenimento em essência. Atividades lúdicas são boas e ponto.
 
Claro que, junto da atividade puramente lúdica, vêm muitos benefícios e aprendizados. Aqui, autoconhecimento, conexão, empatia ou absorção de qualquer conteúdo curricular são consequências.

Já que citamos esses benefícios, vamos começar por eles. Na primeira parte do texto, a gente vai explicar o que são atividades lúdicas e como elas podem ser úteis. 

Mas como nosso convite é relaxar e simplesmente brincar, depois a gente libera a lista com 16 ideias de atividades lúdicas para que você possa curtir com o filhote de qualquer idade. É o famoso unir o útil ao agradável!

Organizando, neste texto você vai ver:

Mas o que são atividades lúdicas, mesmo?

Sem papo de enciclopédia: vamos direto ao ponto aqui. Sabe mesmo o que significa uma atividade lúdica? São aquelas tarefas ou brincadeiras que divertem e instruem utilizando brinquedos, desenhos, desde que promova prazer em quem está praticando. 

Qual é o objetivo das atividades lúdicas?

Na pedagogia, “lúdico” tem sentido de instrumento educativo. Então uma atividade lúdica pode ter como objetivo desenvolver a coordenação motora, a criatividade ou o raciocínio lógico, por exemplo.

Essas atividades servem para despertar o interesse infantil sobre diversos assuntos e, ao mesmo tempo, para os adultos observarem o processo de desenvolvimento e construção do conhecimento das crianças.

Mas também tem outro lado: uma atividade lúdica pode ter meramente o propósito de entreter os pequenos.

Sabe aqueles momentos em que parece que a criança não vai aguentar de tanto tédio? Ou, ao contrário, quando ela está com uma energia infinita? As atividades lúdicas podem ser usadas para ocupar a cabeça da criançada em episódios como esses. De quebra, levam algum aprendizado consigo, como o autoconhecimento ou aperfeiçoamento de alguma habilidade.

Resumindo: qual é a importância das atividades lúdicas? 

Como você já deve ter percebido, cada uma das atividades lúdicas potencializa o desenvolvimento da criança, seja físico, cognitivo, emocional ou social. Ela cresce em múltiplos sentidos! 

De forma geral, essas atividades são importantes porque contribuem com:

autonomia
autoestima e autoconfiança
criatividade e imaginação
trabalho em equipe
respeito às regras
liderança
consciência corporal
compreensão
habilidades de argumentação
entretenimento

Como conduzir atividades lúdicas em casa?

Quando for conduzir atividades lúdicas em casa, vale aproveitar o momento para deixar a criança brincar livremente e sugerir mudanças naquilo que você propôs. Observe-a brincar: dá para descobrir muito sobre ela durante as atividades.

Elogiar a criança quando ela acerta, aprende com um erro ou tira uma conclusão interessante durante a brincadeira também ajuda no desenvolvimento dela.

Tente evitar atividades muito extensas, pois o objetivo é envolver a criança e captar sua atenção e interesse.

Ah, e quanto mais familiares participarem, melhor. Convide todos os moradores para as atividades lúdicas em casa! A participação ativa dos cuidadores torna o aprendizado da criança mais eficiente.

Aproveite o momento em conjunto e tente se desligar de outros compromissos, se for possível. Fará bem para você também!

16 atividades lúdicas para fazer em casa 

Vamos então à lista de atividades lúdicas para fazer em casa?

Lembrando: as dicas a seguir podem ser adaptadas de acordo com o seu contexto e o da criança. Afinal, precisa ser divertido para todos. Usem com criatividade o espaço e os materiais que vocês têm e aproveitem!

Atividades lúdicas para crianças de 1 a 2 anos

A jornada da infância está começando e vocês têm muito o que aprender juntos. Vale experimentar:

  1. Caretas em frente ao espelho: ajuda a criança a reconhecer o próprio rosto e a se familiarizar ainda mais com da pessoa cuidadora. A criança pode começar a te imitar e a descobrir várias expressões faciais. 
  2. Ler histórias: fortalece os vínculos afetivos com você, acalma a criança, desenvolve a atenção dela e contribui para o desenvolvimento da linguagem oral.
  3. Cantigas: desenvolvem a audição, a linguagem oral, o ritmo e a memória.
  4. Hora do banho: esse momento pode ser sinônimo de peleja com algumas crianças. Só de levar alguns brinquedos para o chuveiro ou banheira (ou quem sabe, potes e tampas de vasilhas da cozinha, por exemplo), já se tem instrumentos para distraí-las e ensinar noções de volume.

Importante: cuidado com o tempo e água gastos no banho, para evitar desperdícios. 

Atividades lúdicas para crianças de 3 a 4 anos

A personalidade da criança começa a aparecer, assim como as ideias e a vontade de conhecer o mundo. Olha só o que vocês podem fazer:

  1. Telefone sem fio: trabalha a audição, a memória, a atenção e rende ótimas gargalhadas.
  2. Massinha de modelar: além de contribuir com a coordenação motora fina, é uma brincadeira excelente para explorar a imaginação.
  3. Pote da calma: basta colocar água, corante e purpurina em um pote de vidro tampado para ter um brinquedo com efeitos que aliviam o estresse. É ideal para uma cena de birra.
  4. Dançar: grande ajuda na coordenação motora grossa, dá pra mexer o corpo até suar!

Atividades lúdicas para crianças de 5 a 6 anos

Bem-vindos à fase dos porquês e da descoberta de tantos sentimentos! Idades em que a criança pode adorar as atividades lúdicas a seguir.

  1.  Teatro: como ela já tem maior habilidade de construir e entender uma história, vocês podem usar máscaras, fantoches ou fantasias para se aprofundar em alguma narrativa. Mímica também é uma boa!
  2.  Pintura ou desenho: eles têm objetivos parecidos com os da massinha de modelar, mas é uma forma bacana de a criança se expressar e registrar no papel o que se passa por aquela cabecinha.
  3.  Circuito: que tal montar uma minigincana? Vocês podem misturar atividades de concentração, pequenos exercícios físicos, perguntas e respostas…
  4.  Histórias em quadrinhos: por conter imagens e desenhos em uma história, estimula a leitura e a alfabetização.

Atividades lúdicas para crianças a partir de 7 anos

Então você tem uma criança grande em casa? Nesta fase, os meninos e meninas já estão no Ensino Fundamental e começam a estabelecer ainda mais suas personalidades e características próprias.

  1. Jogos de tabuleiro: desenvolvem o raciocínio lógico, incentivam a organização e o pensamento crítico e analítico.
  2. Caça ao tesouro: uma aventura em casa para a criança decifrar códigos, perseguir pistas e se orgulhar de ter encontrado a recompensa.
  3. Sessão de fotos criativa: objetos e roupas: check! Cenários coloridos: check! Pose, carão e sorriso: check! Preparem-se para um álbum de fotos caseiro e superespecial. 📸

Leia também: Mãe e filhos: ideias de fotos para eternizar essa relação

  1.  Podcasts: ótima fonte de conhecimento e entretenimento, é um jeito de a criança consumir conteúdos da internet, mas sem necessariamente estar com a atenção voltada para as telas.

Leia também: O que é a crise dos 9 anos? Meu filho ainda é criança?

As atividades lúdicas são tão gostosas porque visam o brincar. É hora de soltar a criatividade e se divertir junto à criança, criando memórias significativas. Aproveitem!